Ultra-sonografia endoscópica antes da ressecção de pólipo gástrico: é mandatória? - Journal of Clinical Gastroenterology 2007; 41(4):371-4.

A polipectomia gástrica está associada a alto risco de sangramento. O uso de ultra-sonografia endoscópica, antes do procedimento, para reduzir a taxa de sangramento, em tais pacientes, ainda não foi estudado. Com o objetivo de analisar essa questão, Eytan Bardan e colaboradores realizaram estudo publicado recentemente.

Todos os pólipos gástricos submetidos à polipectomia foram avaliados. O desfecho primário foi a ocorrência de episódios hemorrágicos precoces e tardios. O sangramento pós-polipectomia foi correlacionado com a presença de vasos sanguíneos na base do pólipo, ao exame ultra-sonográfico por endoscopia. Foram avaliadas as características dos pacientes e dos pólipos, como fatores de risco para sangramento pós-procedimento.

Foram realizadas 102 polipectomias. Cinquenta e sete pólipos (56%) foram avaliados previamente, com ultra-sonografia endoscópica....

Palavras chave: sangramento, não, submetidos, risco sangramento, risco, endoscópica, polipectomia, pacientes, hemorragia, ultra-sonografia endoscópica, submetidos à, ocorreu, presença, à, avaliação, sanguíneos, pólipos, 7%, não ocorreu 8 pacientes, ultra-som endoscópico,

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados


Assinantes


Esqueceu a senha?