Fatores limitantes do cateterismo cardíaco em idosos com síndrome coronariana aguda - Academic Emergency Medicine 2007; 14(3):228-33.

Idosos, com síndrome coronariana aguda (SCA), apresentam menor probabilidade de serem submetidos ao cateterismo cardíaco (CAT). As razões disso não foram esclarecidas. Jin Han e colaboradores, da Universidade Vanderbilt, EUA, realizaram estudo com o objetivo de avaliar se os idosos com história de demência, de residência em casas de cuidados ou de indicação de limitação de esforços terapêuticos apresentam menor probabilidade de ser submetidos ao CAT, apesar de possuírem características de SCA de alto risco.

Os pesquisadores realizaram uma revisão de registros médicos, dos quais foram obtidos os dados relacionados à história prévia dos fatores descritos acima. Os pacientes com idade igual ou superior a 65 anos, admitidos com quadro de infarto agudo do miocárdio (IAM) ou angina instável, com desvio do segmento-ST, foram incluídos no estudo.

Palavras chave: idosos, cuidados, esforços, menor, sca, probabilidade, cat, menor probabilidade, serem submetidos, esforços terapêuticos, pacientes, serem, submetidos, terapêuticos, medicine 2007;, síndrome coronariana aguda, casa, limitação, não, residência,

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados



© 2000 - 2018 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa