08 - O brincar e o Desenvolvimento Infantil

Equipe Editorial Bibliomed

Maria de Fátima Pinheiro da Silva Junqueira (1). . O desenvolvimento infantil se encontra particularmente vinculado ao brincar, uma vez que este último se apresenta como a linguagem própria da criança, através da qual lhe será possível o acesso à cultura e sua assimilação, num movimento dialético característico do processo de crescimento e amadurecimento. Neste sentido, o brincar se apresenta como fundamental tanto ao desenvolvimento cognitivo e motor da criança quanto à sua socialização, sendo um importante instrumento de intervenção em saúde durante a infância. . . A criança se utiliza da linguagem do brincar para apreender novas situações, elaborando psiquicamente vivências de seu cotidiano e possíveis conflitos internos. Dessa forma o brincar facilita o acesso à atividade simbólica, já que através dos jogos simbólicos a realidade externa pode ser assimilada à realidade interna. Podemos dizer que a criança se apropria de experiências dolorosas através do brincar, esse espaço de ilusão situado entre o real e a fantasia. Ela passa então a ser sujeito e não somente objeto da experiência (Ajuriaguerra, 1973; Winnicott, 1975). . . ...

Palavras chave: brincar, criança, à, não, desenvolvimento, espaço, é, , realidade, winnicott, espaço potencial, apresenta, experiência, através, forma, linguagem, acesso à, linguagem brincar, brincar situa, interna externa entre ,

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='08 - O brincar e o Desenvolvimento Infantil brincar, criança, à, não, desenvolvimento, espaço, é, , realidade, winnicott, espaço potencial, apresenta, experiência, através, forma, linguagem, acesso à, linguagem brincar, brincar situa, interna externa entre , ',@type='ARTICLE', @libdocidant=5563, @max_rows=10, @key_rank=0


Assinantes


Esqueceu a senha?