01 - Uma Nova Era para os Injetáveis

Equipe Editorial Bibliomed

Nos próximos anos, milhões de casais em todo o mundo terão ao seu dispor a opção de usar anticoncepcionais injetáveis. Os resultados positivos das pesquisas, a aprovação dos injetáveis de 3 meses nos EUA e a introdução dos novos injetáveis mensais prometem um acesso mais fácil a estes produtos. Seja através da expansão dos serviços ou da oferta de injetáveis pela primeira vez, os programas deparam com uma nova oportunidade e com o desafio de oferecer um bom atendimento de saúde, de acordo com as necessidades das clientes.

Atualmente, 12 milhões de casais em todo o mundo utilizam os anticoncepcionais injetáveis. Os mais usados são os injetáveis que contêm somente progestogênio, ou seja, o AMPD (acetato de medroxiprogesterona de depósito), também conhecido pelo nome comercial Depo-Provera, oferecendo três meses de proteção, e o EN NET (enantato de noretisterona, nome comercial Noristerat), com dois meses de proteção. Os injetáveis mensais combinam estrogênio com progestogênio. Os novos injetáveis mensais, Cyclofem e Mesigyna, já amplamente testados, são alternativas aos antigos produtos de proteção mensal.

Apesar dos primeiros injetáveis terem sido desenvolvidos logo após os anticoncepcionais orais, a pouca disponibilidade reduziu o seu uso a poucos países, tais como a Indonésia e a Tailândia. Mais de 100 países aprovaram o uso do AMPD a partir do início da década de 60, mas as controvérsias políticas e a incerteza científica restringiram o uso dos injetáveis em alguns programas de planejamento familiar.

Agora, com as pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a aprovação regulamentar do AMPD nos EUA, estamos iniciando uma nova fase dos injetáveis. As pesquisas da OMS reduziram os temores de que o AMPD pudesse causar câncer. Em 1992, após a aprovação do AMPD pelo Órgão de Controle de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA, este produto injetável tornou-se disponível no país, permitindo que a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) passasse a oferecê-lo aos programas de planejamento familiar dos países em desenvolvimento.

A Perspectiva da Usuária

Em todo o mundo, as mulheres dão preferência aos injetáveis pois estes produtos são altamente eficazes, de ação duradoura, reversíveis e convenientes, além de preservarem sua intimidade. As mulheres que estejam amamentando e queiram usar um anticoncepcional de base hormonal, podem usar o AMPD e o EN NET, que contêm exclusivamente progestogênio.

No entanto, as mulheres estão sujeitas a vários efeitos colaterais com o uso dos injetáveis. Freqüentemente altera-se o padrão de sangramento menstrual, o que desagrada a muitas mulheres. Através de uma boa orientação, as mulheres aprendem que os sangramentos freqüentes ou irregulares e a ausência de menstruação (amenorréia) não são perigosos, e muitas delas continuam a usar os injetáveis apesar destas alterações menstruais. Os produtos Cyclofem e Mesigyna perturbam menos o ciclo menstrual do que o AMPD e o EN NET. Algumas mulheres que utilizam os produtos injetáveis declaram experimentar aumento de peso, dores de cabeça e tonturas.

Como Iniciar ou Ampliar os Serviços

Os mais de 20 anos de experiência com o uso de produtos injetáveis demonstram que os programas de maior sucesso são aqueles que:

• Fornecem informações precisas e equilibradas e contribuem para dispersar os temores infundados sobre o uso de injetáveis, utilizando a comunicação com o público através dos meios de massa, o depoimento de usuárias satisfeitas, além da orientação e instrução das clientes.

• Aconselham as clientes para assegurar uma escolha e uso bem informados. Quando recebem informação e estímulo por parte dos provedores de serviços de saúde, as mulheres podem fazer sua própria escolha entre os métodos disponíveis de planejamento familiar. Elas também aprendem o que esperar do método e como utilizá-lo. Depois de escolher os injetáveis, as mulheres devem ser informadas sobre as datas em que devem tomar suas injeções e ser alertadas quanto à possibilidade de alterações em seus padrões menstruais.

• Aumentam a provisão dos injetáveis através de projetos pilotos. Através de seminários, pode-se informar aos provedores e autoridades setoriais. Os estudos piloto permitem avaliar as reações das clientes e identificar problemas importantes de comunicação e orientação.

• Garantem um fornecimento confiável. É preciso fazer o pedido dos injetáveis com seis meses ou 1 ano de antecedência, depois de realizar estimativas precisas de demanda. Para evitar problemas logísticos, é melhor oferecer somente um injetável contendo somente progestogênio e, se houver demanda, um injetável mensal.

• Evitam obstáculos desnecessários ao uso de injetáveis, tais como requisitos de idade e paridade, ou restrição da primeira injeção aos primeiros sete dias do ciclo menstrual.

• Usam agulhas e seringas de forma segura. Todo equipamento descartável deve ser destruído. O equipamento reutilizável deve ser esterilizado ou desinfetado, usando um método de alta eficácia.

• Examinam as possibilidades da comercialização social dos produtos injetáveis ou de fazer a distribuição usando a própria comunidade. Estas técnicas aumentam a disponibilidade dos produtos mas exigem um bom treinamento e atenção especial à questão da qualidade.


Population Reports is published by the Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202-4012, USA

Palavras chave: injetáveis, ampd, produtos, mulheres, uso, dos , programas, usar, são, eua, mais, injetáveis , en net, net, de , meses, ampd en net, a aprovação, casais mundo, milhões casais,

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='01 - Uma Nova Era para os Injetáveis injetáveis, ampd, produtos, mulheres, uso, dos , programas, usar, são, eua, mais, injetáveis , en net, net, de , meses, ampd en net, a aprovação, casais mundo, milhões casais, ',@type='ARTICLE', @libdocidant=12049, @max_rows=10, @key_rank=0
Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

04 - Eficácia e Reversibilidade

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

02 - Pesquisas e Aprovações Regulamentares

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

10 - Como Alcançar o Máximo de Acesso e Qualidade

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

03 - Uso dos Injetáveis

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

09 -Comunicação com o Público

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

05 - Efeitos Colaterais e Complicações

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

07 - Benefícios não Anticoncepcionais para a Saúde

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

06 - Mais Evidência no Debate sobre o Câncer

Notícia / Publicada em 10 de maio de 2010

Estudo associa o uso de anticoncepcional injetável ao risco de fraturas

Notícia / Publicada em 15 de janeiro de 2009

Densidade mineral óssea em adolescentes em uso de contraceptivo injetável ou oral



Assinantes


Esqueceu a senha?