Population Reports - Série M - Nº 19 - Novas Opções Anticoncepcionais - 01 - Novas Opções Anticoncepcionais

Equipe Editorial Bibliomed

Os usuários e profissionais da área de planejamento familiar solicitam um maior número de opções. Eles querem métodos anticoncepcionais que dêem uma proteção extremamente eficaz e, ao mesmo tempo, causem menos efeitos colaterais, custem menos e sejam mais fáceis de usar. Para responder a essa necessidade, os pesquisadores estão melhorando os anticoncepcionais existentes e desenvolvendo novas formas de dosar os hormônios.

A oferta de uma gama variada de métodos de planejamento familiar seguros, eficazes e convenientes estimula mais pessoas a usarem contraceptivos. Quando existem mais opções de métodos, aumentam as chances de que os usuários se satisfaçam com o método de planejamento familiar que escolherem. A maioria dos métodos que estão chegando ao mercado hoje em dia são resultado de investimentos feitos há muitos anos. Praticamente todos os métodos passam por um longo processo de pesquisa e testes rigorosos para garantir sua segurança e eficácia e, por isso, têm que obter a aprovação de órgãos reguladores antes de serem colocados à disposição dos consumidores.

Últimos avanços

Este relatório focaliza um grupo selecionado de novos produtos anticoncepcionais que são mais eficazes, têm menos efeitos colaterais, a fabricação é de menor custo e são mais fáceis de usar do que muitas opções atuais. Alguns dos novos anticoncepcionais discutidos neste relatório já estão disponíveis em alguns países, outros estão prestes a serem introduzidos e outros ainda vão levar muitos anos até entrarem no mercado. Entre os anticoncepcionais que foram aperfeiçoados e colocados recentemente à disposição, ou que ainda estão em desenvolvimento, estão os seguintes:

Anéis vaginais. Os anéis vaginais são uma nova forma de administrar hormônios anticoncepcionais na corrente sanguínea. Eles são controlados pela própria usuária e são mais fáceis de usar corretamente do que os anticoncepcionais orais (ACOs, ou “pílula”). Os anéis que combinam estrogênio e progestogênio contêm doses mais baixas de hormônios e causam menos transtornos de sangramento do que os ACOs combinados.

Adesivos transdérmicos. O adesivo anticoncepcional funciona ao liberar lentamente uma combinação de progestogênio e estrogênio através da pele. O adesivo é seguro, altamente eficaz para impedir a gravidez, é controlado pela usuária e exige cuidados apenas uma vez por semana.

Implantes. As pesquisas mais recentes sobre implantes estão direcionadas para diferentes progestogênios que tornam possível reduzir o número de bastões ou cápsulas de seis para apenas um ou dois. Além disso, os novos implantes produzem menos transtornos de sangramento e garantem um uso seguro durante a amamentação.

Injetáveis combinados. Os injetáveis combinados, se comparados com os injetáveis de somente progestogênio,alteram menos o sangramento vaginal e permitem um retorno mais rápido à ovulação depois que as mulheres interrompem o seu uso. A maioria dos injetáveis combinados são aplicados uma vez por mês, diferentemente dos injetáveis de somente progestogênio, que são aplicados a cada dois ou três meses.

Preservativos. Estão sendo desenvolvidos novos preservativos masculinos de outros materiais (não-látex), e novos preservativos femininos de látex. A fabricação de preservativos com materiais diferentes ampliará a variedade, reduzirá os custos, evitará reações alérgicas e, assim, promoverá o uso dos preservativos em geral.

Métodos baseados na percepção da fertilidade. Duas novas abordagens do planejamento familiar baseadas na percepção da fertilidade, o Método dos Dias Padrão e o Método de Dois Dias, simplificam os métodos mais antigos de percepção da fertilidade, tornando mais fácil para os casais observarem os dias férteis da mulher e saberem quando devem evitar ter relações sexuais desprotegidas.

Anticoncepcionais orais. As companhias farmacêuticas estão introduzindo novas formulações hormonais de ACOs (pílulas), com o fim de reduzir os efeitos colaterais e, assim, estimular a continuação de uso.

DIU. Estão sendo desenvolvidos novos tipos de DIU que contêm hormônios ou que não têm mais as armações. Eles podem tornar a inserção e remoção muito mais fáceis e reduzir a expulsão, dor e sangramento, inovações estas que podem levar a uma maior aceitação e uso dos DIUs.

Esterilização transcervical. Os métodos transcervicais para as mulheres não são cirúrgicos. Eles dão uma proteção anticoncepcional comparável à esterilização cirúrgica, porém são mais seguros e mais fáceis de oferecer às clientes. Eles chegam às trompas de Falópio através da vagina e do útero.

Anticoncepcionais hormonais masculinos. Uma contracepção hormonal para os homens que possa ser tão eficaz quanto as pílulas para as mulheres ainda se encontra no estágio de estudos clínicos em seu desenvolvimento. A contracepção hormonal masculina poderia proporcionar um método reversível e conveniente para controlar a fertilidade dos homens.

Population Reports é publicado pelo Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202-4012, USA.

Palavras chave: , mais, são, anticoncepcionais, estão, menos, novos, métodos, opções, injetáveis, mais fáceis, estão , anticoncepcionais, são mais, sangramento, preservativos, usar, é, fáceis, novos preservativos ,

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='01 - Novas Opções Anticoncepcionais , mais, são, anticoncepcionais, estão, menos, novos, métodos, opções, injetáveis, mais fáceis, estão , anticoncepcionais, são mais, sangramento, preservativos, usar, é, fáceis, novos preservativos , ',@type='ARTICLE', @libdocidant=15107, @max_rows=10, @key_rank=0


Assinantes


Esqueceu a senha?