Population Reports - Série M - Nº 18 - Pesquisas com homens: Novos resultados - 07 - Homens Jovens

Equipe Editorial Bibliomed

Pesquisas recentes sondaram homens jovens, de idade entre 15 e 24 anos, sobre sua experiência sexual e seu conhecimento e uso de anticoncepcionais.8 A maior parte dos dados sobre homens jovens é fornecida pelas pesquisas dos programas DHS e RHS. Mas nem todas as pesquisas dos programas DHS e RHS sondaram os homens jovens sobre sua atividade sexual. Além disso, 6 países – Costa Rica, República Dominicana, Jamaica, Moçambique, Romênia e Zimbábue – fizeram pesquisas especiais de homens jovens especificamente para obter informações detalhadas sobre seu comportamento e seu conhecimento relativos à reprodução. Estas Pesquisas de Saúde Reprodutiva com Jovens Adultos (YARHS) fazem parte do programa RHS.

Na maioria dos países pesquisados, metade dos homens jovens têm sua primeira experiência sexual antes dos 18 anos. Segundo as pesquisas, a idade mediana à época do primeiro casamento está entre 23 e 30 anos. A porcentagem de jovens não casados mas sexualmente ativos varia amplamente de um país a outro. Em muitos países, uma proporção substancial de homens jovens são sexualmente ativos antes do casamento. Homens jovens sexualmente ativos têm maior probabilidade do que os homens casados da mesma idade de usar anticoncepcionais, sobretudo preservativos, os quais podem ajudar a evitar a gravidez e proteger contra ISTs, inclusive HIV/AIDS, se foram usados continua e corretamente. Lembre-se, no entanto, que muitos homens jovens sexualmente ativos não usam nenhum tipo de proteção.

As relações sexuais antes do casamento são comuns entre homens jovens

As pesquisas DHS perguntam aos homens jovens se já tiveram relações sexuais antes do casamento. As pesquisas RHS e YARHS consideram que os homens jovens tiveram relações sexuais antes do casamento se sua idade à época da primeira experiência sexual for inferior à idade à época do primeiro casamento. As pesquisas também perguntam aos homens jovens solteiros se são sexualmente ativos à época da pesquisa. Para isto, perguntam àqueles que se declaram como sexualmente ativos se tiveram relações sexuais nas últimas quatro semanas antes da pesquisa.

Em 16 dos 41 países que têm dados de pesquisas, pelo menos metade dos adolescentes do sexo masculino entre 15 e 19 anos de idade tiveram relações sexuais antes do casamento. Em 36 dos 41 países pelo menos metade dos homens de 20 a 24 anos tiveram relações sexuais antes do casamento. Estas porcentagens variam bastante por país (ver a Tabela 10).

Em 17 dos 38 países pesquisados, pelo menos 1 de cada 5 adolescentes solteiros do sexo masculino declarou ter tido relações sexuais nas 4 semanas anteriores à pesquisa (ver a Tabela 10). Mas em 9 dos 38 países, menos de 1 em cada 10 adolescentes solteiros do sexo masculino declarou ter tido relações sexuais recentemente. Os níveis de atividade sexual recente são mais altos entre os homens solteiros de 20 a 24 anos do que entre os adolescentes solteiros de 15 a 19 anos.

Os homens jovens têm maior probabilidade do que as mulheres jovens de iniciar-se sexualmente antes do casamento. Em 37 dos 41 países com dados de pesquisas tanto sobre homens como mulheres, mais homens adolescentes de 15 a 19 anos do que mulheres da mesma faixa etária relatam ter tido relações sexuais antes do casamento (ver o relatório complementar sobre as pesquisas feitas com mulheres) (52).

De forma similar, em todos os 41 países pesquisados, é maior a porcentagem de homens de 20 a 24 anos do que mulheres da mesma faixa etária que relatam ter tido relações sexuais antes do casamento. Na maioria dos países, os homens jovens solteiros de ambos os grupos de idade também têm maior probabilidade do que as mulheres jovens solteiras de serem sexualmente ativos à época da pesquisa.

Os homens jovens solteiros enfrentarão ainda anos de risco potencial de contrair o HIV

Na maioria dos países pesquisados, cerca de metade dos homens solteiros estão potencialmente expostos aos riscos do HIV/AIDS e de outros infecções sexualmente transmissíveis, por um período de pelo menos cinco anos. Tanto homens como mulheres jovens, solteiros e sexualmente ativos correm um risco potencial e substancial porque tendem a adotar uma prática sexual arriscada, inclusive ao ter múltiplos parceiros sexuais (26).

O período de tempo entre a iniciação sexual e o primeiro casamento dá uma medida do período em que os homens jovens ficam mais expostos potencialmente aos riscos. As pesquisas com homens dão esta informação ao calcular a diferença entre a idade mediana à época da primeira experiência sexual – ou seja, a idade à qual metade dos homens de um grupo etário particular se tornaram sexualmente ativos – e a idade mediana à época do primeiro casamento – isto é, a idade à qual metade dos homens se casaram ou iniciaram uma união legal, consensual ou outra união semelhante. É lógico que as pessoas ainda correm riscos depois do casamento se continuarem a adotar comportamentos sexuais arriscados. Além disso, os jovens infectados antes do casamento podem posteriormente transmitir a infecção aos seus cônjuges.

Veja quadro

A primeira relação sexual ocorre normalmente antes dos 18 anos. Em 38 países pesquisados desde 1990, entre os homens de 25 a 29 anos, a idade mediana à época da primeira relação sexual varia de 15,5 anos em Honduras a 21,3 anos na Etiópia. Em 22 dos 38 países, a idade mediana na primeira relação sexual é inferior a 18 anos (ver a Tabela 10). Uma análise recente das Nações Unidas dos dados de pesquisas feitas com homens de 20 a 24 anos indica que quanto mais elevado é o nível de instrução dos homens jovens, maior probabilidade eles têm de se iniciar sexualmente antes dos 18 anos. Em contraste, as mulheres do mesmo grupo etário e com maior nível educacional têm menos chance de iniciar sua atividade sexual antes dos 18 anos (44).

O primeiro casamento ocorre normalmente a uma idade igual ou superior aos 23 anos. Entre os 41 países com dados de pesquisas, a idade mediana por ocasião do primeiro casamento de homens de 25 a 29 anos (ou de homens de 30 a 34 anos, nos casos em que menos da metade dos entrevistados de 25 a 29 anos se casaram até os 25 anos) varia de 20 anos no Nepal a 30 anos no Senegal. Em 29 dos 41 países, aproximadamente a metade desses homens tinha se casado pela primeira vez ao atingir uma idade entre 23 e 30 anos (ver a Tabela 10).

A diferença entre a idade da iniciação sexual e a do casamento é normalmente superior a cinco anos. Em 26 dos 37 países com dados de pesquisas, o período de tempo transcorrido entre a idade mediana da primeira relação sexual e a idade mediana do primeiro casamento é de mais de cinco anos. Como a juventude freqüentemente adota comportamentos sexuais arriscados, muitos homens jovens solteiros arriscam infectar-se com o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, além de infectar suas parceiras (26). A diferença de idade entre a primeira relação sexual e o primeiro casamento é de apenas 1 ano no Nepal, a menor de todas. No outro extremo está o Haiti, onde metade dos homens se inicia sexualmente antes dos 17 anos e metade se casa até os 26 anos de idade, ou seja, uma diferença de 9,3 anos (ver a Tabela 10). Segundo as pesquisas, os homens geralmente esperam mais tempo do que as mulheres para se casar pela primeira vez depois da sua primeira relação sexual (52).

Os homens jovens solteiros usam os anticoncepcionais mais do que os homens jovens casados

Nos países pesquisados, o grupo de homens jovens que mais provavelmente está usando anticoncepcionais é o de homens solteiros de 20 a 24 anos. Em contraste, os homens casados de 20 a 24 anos apresentam os níveis mais baixos de uso de anticoncepcionais.9 Supõe-se que os jovens solteiros usam mais os anticoncepcionais porque enfrentam um risco mais alto de contrair infecções sexualmente transmissíveis e de provocar uma gravidez indesejada, enquanto que os homens jovens casados usam menos os anticoncepcionais porque freqüentemente eles desejam ter filhos o mais rápido possível (ver cap04).

Mas muitos homens jovens solteiros sexualmente ativos não se protegem e às suas parceiras sexuais contra as ISTs ou uma gravidez indesejada. Por exemplo, em 15 dos 32 países com dados suficientes de pesquisa, menos da metade dos homens adolescentes solteiros sexualmente ativos usam preservativos ou qualquer outra forma de contracepção. Os níveis de uso de anticoncepcionais deste grupo variam de 13% em El Salvador a 93% no Cazaquistão (ver a Tabela 11).

Os níveis atuais de uso de anticoncepcionais são normalmente mais elevados entre os homens solteiros sexualmente ativos de 20 a 24 anos de idade do que entre aqueles com 15 a 19 anos. Mas em 13 dos 34 países com dados suficientes para a análise, menos da metade dos homens solteiros de 20 a 24 anos usavam os anticoncepcionais à época da pesquisa, apesar de serem sexualmente ativos (ver a Tabela 11).

Os homens jovens solteiros que usam os anticoncepcionais dependem principalmente dos preservativos. Em 18 dos 29 países com dados suficientes, pelo menos um terço dos homens adolescentes solteiros sexualmente ativos usavam os preservativos no momento, proporção esta que atingia 80% no Cazaquistão. Em 21 dos 31 países pesquisados com dados suficientes sobre homens solteiros sexualmente ativos de 20 a 24 anos, pelo menos um terço usava então os preservativos.

Outros homens jovens pesquisados declaram usar os métodos anticoncepcionais tradicionais da abstinência periódica e do coito interrompido. Mas estes métodos não são normalmente tão eficazes quanto os preservativos para evitar uma gravidez e oferecem pouca ou nenhuma proteção contra o HIV/AIDS ou outras ISTs. Na maioria dos países, menos de 20% dos homens solteiros das faixas de 15 a 19 anos ou de 20 a 24 anos usavam métodos tradicionais à época da pesquisa (ver a Tabela 11).

Notas:

8 Este número de Population Reports usa o termo "adolescente" para os homens entre 15 e 19 anos, e "jovens" ou "homens jovens" para os homens de 15 a 24 anos.

9 Os dados de pesquisa para os homens adolescentes casados (entre 15 e 19 anos de idade) não são confiáveis porque o número destes entrevistados no grupo é pequeno.
 

Population Reports é publicado pelo Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202-4012, USA.

Palavras chave: homens, jovens, homens jovens, pesquisas, países, sexuais, casamento, anos, à, relações sexuais, relações, ativos, sexuais casamento, idade, sexualmente, tiveram, sexual, solteiros, 41 países, tiveram relações sexuais,

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='07 - Homens Jovens homens, jovens, homens jovens, pesquisas, países, sexuais, casamento, anos, à, relações sexuais, relações, ativos, sexuais casamento, idade, sexualmente, tiveram, sexual, solteiros, 41 países, tiveram relações sexuais, ',@type='ARTICLE', @libdocidant=14907, @max_rows=10, @key_rank=0
Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

02- Números crescentes, necessidades diversas

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

03 - Crescimento, mudanças e riscos

Artigo / Publicado em 17 de janeiro de 2003

04 - Por que são tão vulneráveis

Artigo / Publicado em 7 de janeiro de 2005

04 - Uso de anticoncepcionais

Artigo / Publicado em 29 de agosto de 2002

04 - Coerção sexual

Notícia / Publicada em 4 de setembro de 2017

Uso do controle da natalidade por homens solteiros

Notícia / Publicada em 16 de outubro de 2012

Jovens encontram dificuldades em aderir a programas de saúde sexual e reprodutiva

Notícia / Publicada em 30 de novembro de 2011

A atividade sexual entre adolescentes infectados pelo HIV é comum

Notícia / Publicada em 26 de fevereiro de 2002

Descoberta ligação entre DST e câncer de próstata

Notícia / Publicada em 4 de setembro de 2001

Alta prevalência de infecção por HIV associada com herpes genital e ao comportamento sexual dos jovens



Assinantes


Esqueceu a senha?