Population Reports - Série M - Nº 18 - Pesquisas com homens: Novos resultados - 06 - Preferências quanto à fertilidade

Equipe Editorial Bibliomed

Preferências quanto à fertilidade

Particularmente na África sub-Saara, a maioria dos homens casados pesquisados declaram desejar ter mais filhos. Os homens têm maior probabilidade do que as mulheres de desejarem mais filhos e, em média, desejam uma prole maior do que as mulheres. As constatações das pesquisas sobre as intenções reprodutivas podem ajudar os programas a fazer previsões de curto prazo de índices de fertilidade e da demanda futura por serviços de planejamento familiar (32, 48).

Há menos homens do que mulheres que não desejam mais filhos

As pesquisas perguntam aos homens se desejam ter mais filhos.7 Entre os países pesquisados, a porcentagem dos homens casados que desejam parar totalmente de ter filhos, inclusive os que foram esterilizados ou cujas esposas foram esterilizadas, varia de valores inferiores a 5% no Chade e Níger a cerca de 70% na Bolívia e Brasil (ver a Tabela 8). A porcentagem dos homens casados que não desejam mais filhos aumentou, entre uma pesquisa e outra, em 9 dos 13 países que repetiram as pesquisas desde 1990. Mas somente em Malawi e Zâmbia, este aumento foi de pelo menos 10% (ver a Tabela 8).

Em 26 dos 43 países – 24 na África sub-Saara – há mais homens casados que desejam continuar a ter filhos do que os que desejam parar de ter filhos (ver a Tabela 8). De forma similar, em 25 destes 43 países mais mulheres desejam continuar a ter filhos do que parar de ter filhos (ver o relatório complementar sobre as pesquisas feitas com mulheres) (52).

Mas em 34 dos 43 países, menos homens do que mulheres desejam parar de ter filhos. Na Guiné, Jamaica, Mali, Mauritânia, Nepal, Romênia, Senegal e Uganda, a diferença entre as respostas dos homens e das mulheres é de pelo menos 10%. Nos 9 países restantes, onde mais mulheres casadas do que homens casados desejam parar de ter filhos, a diferença entre as respostas de homens e mulheres é de menos de 5%.

Os homens desejam famílias maiores do que as mulheres

As pesquisas também perguntam aos homens que já têm filhos: "Se você pudesse voltar atrás à época em que não tinha filhos e pudesse escolher o número exato de filhos que queria ter em toda a sua vida, que número seria esse?" Os homens que não têm filhos atualmente respondem a uma pergunta semelhante: "Se você pudesse escolher o número exato de filhos que deseja ter em toda a sua vida, que número seria esse?"

As respostas a estas perguntas fornecem dados sobre o tamanho desejado ou ideal de uma família para os homens. Os dados das pesquisas sobre tamanho ideal da família não são tão confiáveis como medida das preferências de fertilidade como os dados sobre intenções reprodutivas. No entanto, eles podem indicar como as normas sociais sobre a fertilidade estão mudando e como os homens e as mulheres podem diferir em suas expectativas quanto à fertilidade (4, 50).

Entre os 41 países pesquisados desde 1990, o tamanho desejado da família pelos homens casados varia de uma média de apenas 2,4 filhos em Bangladesh a mais de 12,3 em Níger e 15,1 no Chade. Em todos os países pesquisados na África sub-Saara (exceto Cabo Verde) e também na Mauritânia, Marrocos e Paquistão, os homens casados desejam ter em média mais de 4 filhos (ver a Tabela 9).

O tamanho da família desejada pelos homens casados reduziu-se em 11 dos 17 países que fizeram mais de uma pesquisa desde 1990 (ver a Tabela 9). No Benin, Camarões e Gana, a média de tamanho de família desejada pelos homens reduziu-se substancialmente – em até 2,5 filhos em Camarões, no período de 1991 a 1998. Nos outros 6 países o tamanho de família desejada permaneceu o mesmo ou aumentou levemente no período entre pesquisas.

Em 21 dos 41 países pesquisados com dados sobre tamanho de família desejada tanto pelos homens como mulheres, os homens casados desejam, em média, pelo menos 0,5 mais filhos do que as mulheres casadas. Em 9 dos 25 países da África sub-Saara, os homens casados desejam pelo menos 2 filhos a mais do que as mulheres casadas, sendo que no Chade, este valor atinge 6,6 filhos. Fora da África sub-Saara, as diferenças são muito menores (ver a Tabela 9).

Veja foto

Como seria de se esperar, os maridos polígamos revelam tamanhos ideais de famílias maiores (e mais filhos) do que os maridos monógamos no mesmo país (15, 17, 35, 50). A poligamia é particularmente prevalente na África Ocidental e, provavelmente, explica algumas das grandes diferenças em tamanho de família desejada entre homens e mulheres casados em países pesquisados dessa região (já que um homem que responde à pesquisa pode ser casado com várias mulheres ao mesmo tempo, enquanto que uma mulher só pode estar casada com um homem).

Mas mesmo entre os casais monógamos, os homens casados desejam ter mais filhos do que as mulheres casadas. As maiores diferenças em preferências de tamanho de família entre homens tanto monógamos como polígamos ocorrem nos países pesquisados na África Ocidental. Muitos homens africanos podem se tornar polígamos para ter as grandes famílias que desejam (17, 50).

Notas:

7 As pesquisas fazem esta pergunta tanto a homens solteiros não esterilizados como a homens casados não esterilizados cujas esposas também não são esterilizadas. Em alguns países que não fazem pesquisas com os homens solteiros, esta pergunta foi feita somente aos maridos de mulheres pesquisadas ou a homens casados atualmente ou casados alguma vez. Os dados desta seção, Tabela 8 e Tabela 9  referem-se somente a homens casados, como forma de facilitar as comparações entre os países.
 

Population Reports é publicado pelo Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202-4012, USA.

Palavras chave: homens, filhos, desejam, mais, mulheres, países, pesquisas, menos, não, à, número, homens casados, casados, fertilidade, parar, áfrica sub-saara, desejam parar, mais filhos, média, menos homens mulheres,

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='06 - Preferências quanto à fertilidade homens, filhos, desejam, mais, mulheres, países, pesquisas, menos, não, à, número, homens casados, casados, fertilidade, parar, áfrica sub-saara, desejam parar, mais filhos, média, menos homens mulheres, ',@type='ARTICLE', @libdocidant=14905, @max_rows=10, @key_rank=0
Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

02- Números crescentes, necessidades diversas

Artigo / Publicado em 15 de maio de 2006

04 - Intervalos reais ou preferidos entre os filhos

Notícia / Publicada em 8 de fevereiro de 2021

Mulheres são mais propensas a morte súbita cardíaca durante a noite

Notícia / Publicada em 9 de março de 2020

Brasil registra 25 casos confirmados de coronovírus

Notícia / Publicada em 25 de novembro de 2013

Atraso do crescimento leva a consequências sociais, econômicas e humanas

Notícia / Publicada em 14 de março de 2011

Cirurgiãs estão mais propensas a burnout que os cirurgiões

Notícia / Publicada em 1 de maio de 2010

Seis em dez paulistas têm risco cardiovascular alto ou moderado, aponta pesquisa

Notícia / Publicada em 20 de outubro de 2008

Subfertilidade associada a obesidade e baixo peso

Notícia / Publicada em 13 de novembro de 2002

Tratamento de miomas uterinos pode prejudicar chance de gravidez

Notícia / Publicada em 4 de outubro de 2000

O Tabagismo em Homens e Mulheres Está Ligado à Dificuldade de Concepção



Assinantes


Esqueceu a senha?