Population Reports - Série J - Nº52 - Planejamento Familiar - Melhoria do Desempenho - 08 - Seleção das intervenções

Equipe Editorial Bibliomed

Depois de ter definido sistematicamente os problemas de desempenho, as partes interessadas usam o mesmo cuidado na seleção das intervenções. Elas propõem soluções, avaliam as soluções de acordo com sua eficácia, viabilidade e outros critérios de classificação e, então, fazem suas escolhas. As partes interessadas podem usar uma variedade de abordagens para tratar dos pontos fracos em termos de fatores de desempenho.

Os facilitadores de MD estimulam os funcionários, cujo desempenho está sendo analisado, a sugerir soluções. As pessoas que executam o trabalho são as que têm o melhor nível de conhecimento sobre o mesmo, podendo, por isto, contribuir com idéias mais práticas. Se os próprios funcionários tiverem um papel importante na criação de soluções, é menos provável que sintam estas soluções como impostas e menos provável que resistam às mudanças (94).

As partes interessadas usam critérios de concepção do projeto para classificar as soluções potenciais. Com a ajuda dos facilitadores de MD, as partes interessadas respondem às seguintes perguntas:

A solução proposta resolverá realmente o problema? O uso das melhores práticas comentadas nas publicações de saúde reprodutiva pode deixar as partes interessadas mais confiantes de que suas soluções terão efeito. As partes interessadas podem também adaptar a experiência de programas locais que resolveram problemas semelhantes. Os peritos de logística, comunicações ou treinamento, por exemplo, podem participar e fazer um resumo das lições aprendidas.

A solução proposta dará os melhores resultados com o mínimo de recursos? Uma avaliação de custo/benefício simples, subjetiva e rápida pode responder a esta pergunta. As partes interessadas conferem pontos (dentro de uma escala de 1 a 10) aos custos e benefícios referentes a cada solução proposta. Os custos incluem os fatores políticos, sociais, culturais, logísticos e técnicos, bem como os custos monetários. O escore referente a benefícios é uma estimativa de consenso que indica até que ponto a solução proposta resolverá o problema ou que parcela do problema ela resolverá. Esta análise rápida evita o tempo gasto com uma análise de custo-benefício que exija a participação de especialistas (102).

As partes interessadas podem comparar as relações custo/benefício para uma variedade de soluções propostas. No programa de IDSS da República Dominicana, as relações custo/benefício das soluções propostas variavam de 1,4 a 4,0 (veja a Figura 2).

A solução proposta é viável? A solução pode resolver o problema em tempo hábil e com os recursos e o pessoal disponíveis? Se não puder, seria possível conseguir mais tempo, buscar mais fontes de recursos ou contratar mais pessoal especializado?

As preocupações quanto à viabilidade não devem desestimular as partes interessadas de lutar por atingir metas que inicialmente possam parecer impossíveis. No projeto do IDSS da República Dominicana, por exemplo, os facilitadores de MD pensavam que não seria possível mudar a categoria dos serviços de saúde reprodutiva, transformando-os de projetos especiais a um departamento inteiro com melhor posicionamento, orçamento mais elevado e mais espaço. Mas tal transformação tornou-se viável porque o IDSS estava planejando reestruturar-se e porque as melhorias dos serviços de saúde reprodutiva, como resultado do processo de MD, motivaram os funcionários de vários níveis a apoiar esta mudança de condição. Além disso, os facilitadores de MD prepararam um folheto, que foi disseminado amplamente, no qual se informava ao pessoal do IDSS sobre os serviços de saúde reprodutiva, convencendo este pessoal sobre a importância de tais serviços (63, 82, 101).

A solução proposta é aceitável pelos clientes, comunidades e funcionários que a implementarão? Será que as partes interessadas que representam estes grupos acham que seus representados aceitarão com agrado a solução? Ela é culturalmente aceitável? As pessoas geralmente avaliam as mudanças considerando suas vantagens, simplicidade, compatibilidade com o que elas vêm fazendo, facilidade com que elas podem se adaptar às mudanças, e efeito das mudanças sobre suas vidas pessoais (29). As partes interessadas necessitam chegar a um consenso sobre como reduzir a resistência que a mudança quase sempre provoca. Elas também podem discutir como melhor administrar o processo de mudança e tentar prever os tipos de mudanças que provocariam a maior resistência (veja em Gestão de Mudança).

A solução proposta é sustentável? Quanto de ajuda a organização vai necessitar dos consultores e do Ministério da Saúde para colocar em prática a solução? Será que a solução poderá continuar depois que a entidade doadora ou a agência cooperadora encerrar sua participação no processo? Se forem feitas mudanças na estrutura organizacional para abrir espaço para a solução, e se houver maior envolvimento da gerência de nível superior, aumenta a probabilidade de que a solução seja sustentável (77).

Em geral, algumas poucas soluções bem executadas são mais sustentáveis do que muitas soluções limitadas pela falta de recursos. Os critérios de classificação ajudam as partes interessadas a concentrarem-se nas soluções que mais podem contribuir para melhorar o desempenho.

Escolhas

Os critérios de classificação não impõem e, sim, orientam a seleção das soluções propostas. As partes interessadas podem decidir colocar em prática algumas soluções, mesmo que elas tenham uma alta relação de custo-benefício, muitas vezes por que elas se fazem necessárias antes de implementar as soluções que têm melhor classificação. Por exemplo, no projeto que estudou os serviços privados da Índia, uma das soluções melhor classificadas era a de estimular os profissionais ou serviços a comprarem suprimentos no último dia de seu programa de treinamento. Mas eles provavelmente não comprariam seus suprimentos se não tivessem já montada uma estratégia de preços, estabelecido uma fonte regular de suprimentos e recebido treinamento em vendas e marketing, todas estas soluções de classificação mais baixa (90).

Alguns critérios poderão ser obrigatórios – como, por exemplo, um financiamento inflexível ou um limite de prazo – ao passo que outros são menos rígidos. Por exemplo, na avaliação de necessidades da Nigéria, as partes interessadas insistiram em tratar de todas as deficiências que afetassem diretamente o desempenho dos profissionais de atendimento nas clínicas (88). Assim, as soluções voltadas à disponibilização de anticoncepcionais, acesso aos serviços de planejamento familiar nas áreas rurais e técnicas de aconselhamento tinham mais prioridade do que as soluções que tratavam da gestão, planejamento e sustentabilidade financeira. Os critérios menos cruciais mas também importantes podem ser classificados por consenso ou por votação (89).

As partes interessadas devem considerar a conveniência de se dar uma classificação mais alta a certas soluções que podem ser colocadas em prática rapidamente. Se os próprios funcionários puderem melhorar os serviços de saúde, sem ter que esperar pela ajuda de supervisores ou ministérios, os resultados rápidos demonstram o valor do processo de MD, o fato de que a mudança é possível e, finalmente, motivam os funcionários a melhorar seu desempenho. Além disso, os resultados positivos rápidos estimulam os funcionários a tentar soluções mais difíceis (92), e, com isso, eles podem persuadir os gerentes a fornecerem os recursos necessários para projetos mais ambiciosos (1, 9, 41, 97, 161).

Population Reports is published by the Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202-4012, USA

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