Population Reports - Série J - Nº 48 - Guia REALCE de Orientação/Aconselhamento - 09 - Decisões bem informadas: direito de todo cliente!

Equipe Editorial Bibliomed

As clientes têm o direito de receber informações que lhes permitam fazer as melhores opções. Este é um princípio básico dos programas e serviços de planejamento familiar.Uma decisão bem informada é uma decisão bem pensada, baseada no entendimento preciso das várias opções de planejamento familiar disponíveis e dos seus possíveis resultados. A orientação permite ajudar as clientes a tomar suas próprias decisões bem informadas.

A opção é da cliente. Os profissionais da área de saúde reprodutiva podem dar informações precisas e úteis, ajudando realmente as clientes a utilizar essas informações em seus casos específicos. Mas são as próprias clientes que melhor conhecem a sua situação, e as únicas capazes de tomar a melhor decisão. Por isso, os profissionais não pressionam as clientes para escolher uma determinada opção ou escolher um método particular de planejamento familiar.

Como o processo REALCE pode ajudar as clientes

Cada estágio do processo de aconselhamento REALCE contribui de alguma forma à decisão informada da cliente, conforme demonstra o quadro abaixo. A segunda coluna descreve as ações dos serviços, em termos gerais. A terceira e quarta colunas dão exemplos de frases que poderiam ser ditas pelos profissionais do serviço e por dois tipos diferentes de clientes. Esses exemplos demonstram como o aconselhamento ou orientação pode levar à uma decisão bem informada por parte da cliente.

ESTÁGIO ATITUDE DOS PROFISSIONAIS EXEMPLO: CLIENTE A
Mulher casada, 21 anos, um filho de 4 meses
EXEMPLO: CLIENTE B
Estudante de 16 anos

RECEBER as clientes
R

Demonstrar respeito e simpatia. Isso deixa a cliente à vontade para expressar seus sentimentos, fazer perguntas e tomar decisões.

ENCORAJAR as perguntas
E

1. Ajudar a cliente a colocar em palavras a escolha que ela (ou ele) esteja enfrentando.
2. Fazer perguntas para ajudar a cliente a esclarecer a opção, inclusive perguntas sobre as razões para tomar uma decisão.
Cliente: "Gostaria de escolher um método de planejamento familiar."

Cliente: "Quero ter mais filhos, portanto desejo um método que seja temporário."
Cliente: "Será que devo ter relações sexuais com meu namorado?"

Cliente: "Meu namorado quer me convencer a ter relações sexuais, mas acho que ainda não estou pronta para isso."
ATUALIZAR informações
A
1. Listar as várias opções ou ajudar a cliente a listá-las.
2. Dar à cliente informações precisas, adaptadas e personalizadas sobre as opções
Profiss.: "Os métodos temporários disponíveis são a pílula, o preservativo, DIU, injetáveis..." etc. etc.

Profiss: "Se desejar engravidar logo após, existem vários métodos à sua escolha, entre eles..." etc. etc.
Cliente: "Eu poderia acabar o namoro ou pedir que ele não me pressione mais. Ou também posso ceder."

Profiss.: "Você pode engravidar ou contrair uma doença mesmo em uma única relação sexual, a não ser que se proteja..." etc. etc.
LEVAR as clientes a escolher
L
1. Ajudar a cliente a pensar nos vários resultados possíveis de cada opção, tanto positivos como negativos, para a própria cliente.
2. Ajudar a cliente a ver como ela (ou ele) se sente quanto a esses resultados. O que é mais importante?
3. Pedir à cliente para dizer em voz alta o que ela decidiu.
Profiss.: "Os preservativos não têm nenhum efeito colateral, mas, lógico, seu marido vai ter que cooperar..." etc. etc.

Cliente: "Meu marido vai cooperar, mas não quero nenhum método que tenha efeitos colaterais."Cliente: "Decidi escolher os preservativos."
Cliente: "Se eu não ceder, acho que ele termina o namoro comigo..." etc. etc.

Cliente: "Prefiro terminar com meu namorado do que ter relações sexuais antes do momento correto."

Cliente: "Vou dizer a ele que não continuarei o namoro a não ser que ele pare de me pressionar."
COMENTAR e explicar
C
Explicar como levar à frente a decisão. Ajudar a cliente a pensar sobre como ela vai colocar em prática esse novo comportamento. Ofereça preservativos à cliente e explique como usá-los. Pergunte se ela não gostaria de trazer o marido para uma discussão em conjunto. Ajude a cliente a treinar antecipadamente sua discussão com o namorado.
ESTABELECER visita de retorno
E
Ajudar a cliente a pensar sobre sua decisão novamente e a tomar, se for o caso, uma nova decisão bem informada. Profiss.: "O que você acha do uso de preservativos? É um bom método para você? Tem algum problema no uso?"... etc. etc. Cliente: "Decidimos nos casar assim que eu terminar o colégio, mas não queremos ter filhos logo no início...."

Þ Sugestão de discussão: Qual seria uma atitude respeitosa e simpática para receber as duas clientes acima? Procure imaginar também uma outra escolha que a cliente tenha que fazer: como você ajudaria essa cliente a tomar uma decisão bem informada?

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