Population Reports - Série J - Nº 48 - Guia REALCE de Orientação/Aconselhamento - 07 - Comentar e explicar
Equipe Editorial Bibliomed
Como comentar e explicar para que as clientes possam se
lembrar
Neste estágio, o profissional de saúde explica à cliente como colocar em prática o
método sobre o qual a cliente se decidiu. Geralmente, o profissional dá instruções.
(Veja na tabela azul as instruções sobre os
métodos de planejamento familiar.) Ao explicar, o profissional tenta adaptar e
personalizar as instruções de forma a atender ao estilo de vida de cada cliente
específica.
Þ Frases úteis para Comentar e explicar "Você acha que consegue colocar isso em prática? Que tipo de coisa poderia impedí-la?" Se a cliente disseque podem haver problemas, você e a cliente devem discutir formas de superá-los. |
12 Dicas para a Cliente se Lembrar
A forma que você passa a informação, especialmente instruções, é importante
para ajudar a cliente a se lembrar delas:
1. Seja breve: escolha alguns pontos mais importantes que a cliente deve se lembrar.
2. Seja simples: use sentenças curtas e palavras comuns, fáceis de entender.
3. Separe as instruções importantes das informações que não precisam ser lembradas.
4. Enfatize os aspectos a lembrar, usando frases do tipo: "Olhe, estes 3 pontos são
muito importantes de se lembrar...", informando em seguida esses 3 pontos. Os itens
mais importantes a lembrar são: o que fazer e quando fazer.
5. Coloque o mais importante no começo: passe as informações mais importantes no
começo, isso ajuda as clientes a se lembrarem delas mais facilmente.
6. Organize: coloque informações em categorias. Por exemplo: "Existem 4 motivos
médicos para você voltar à clínica."
7. Repita: a última coisa que você disser poderá fazer a cliente se lembrar da
instrução mais importante.
8. Mostre, além de falar: utilize ilustrações, modelos, amostras que ajudem a explicar
o método (veja a Figuras 2 e 3).
9. Seja específico: dê a informação com detalhes. Por exemplo, se disser apenas
"Verifique a posição dos fios do DIU regularmente", essa instrução não é
tão clara e fácil de seguir como "Logo depois de um período de menstruação, lave
as mãos e introduza o dedo até a parte superior da vagina para sentir o fio do DIU. Se
achar que o fio está mais longo ou mais curto, se não puder localizá-lo com o dedo ou
se sentir algo mais duro, venha falar conosco."
10. Faça ligações: ajude a cliente a escolher uma rotina qualquer para se lembrar da
providência a tomar para seguir o método, por exemplo: "Tente se lembrar de tomar a
pílula toda vez que comer pela primeira vez, de manhã." OU AINDA: "Volte para
tomar sua próxima injeção depois de tal feriado."
11. Verifique se entendeu: peça à cliente para repetir as instruções mais importantes.
Isso a ajudará a se lembrar e permite que você corrija algo que ela tenha dito errado.
12. Material a levar para casa: dê à cliente material impresso, em linguagem simples,
que ela possa levar consigo. Mas antes, discuta o material na presença da cliente.
Þ Sugestão de Exercícios:
• Vire a página e verifique de quantos desses 12 pontos você pode se lembrar. O que
isso indica?
• Pense nas instruções que normalmente você dá às clientes. Tente torná-las
mais simples.
• Se não tiver material ilustrativo para mostrar às clientes, crie seu próprio
material.
O orientador deve explicar os
efeitos colaterais? SIM! Explicar sobre os efeitos colaterais afugenta as clientes de planejamento familiar? Faz
com que elas se preocupem desnecessariamente? Ou será que as ajuda a suportar melhor os
problemas de efeitos colaterais se eles ocorrerem? |
Palavras chave: cliente, lembrar, mais, você, instruções, importantes, pontos, à, comentar, à cliente, cliente lembrar, explicar, informações, material, profissional, não, mais importantes, importantes lembrar, verifique, dedo até parte,
conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='07 - Comentar e explicar cliente, lembrar, mais, você, instruções, importantes, pontos, à, comentar, à cliente, cliente lembrar, explicar, informações, material, profissional, não, mais importantes, importantes lembrar, verifique, dedo até parte, ',@type='ARTICLE', @libdocidant=13474, @max_rows=10, @key_rank=0- Artigo / Publicado em 17 de fevereiro de 2003
-
08 - Melhor comunicação entre clientes e provedores
- Notícia / Publicada em 9 de maio de 2013
-
Conheça INTERVENT – o primeiro programa de gestão do estilo de vida e redução de riscos de saúde adaptado para a população brasileira
- Notícia / Publicada em 18 de fevereiro de 2013
-
Risco de HIV entre as profissionais do sexo pode estar relacionado com violência
- Notícia / Publicada em 24 de dezembro de 2012
-
Natimortalidade: uma análise qualitativa das experiências dos médicos e das famílias
- Notícia / Publicada em 5 de abril de 2002
-
Relação médico-paciente é importante no câncer de mama
- Notícia / Publicada em 13 de dezembro de 2000
-
Brasil: Otorrino Recomenda Cautela na Prescrição de Antibióticos
- Notícia / Publicada em 13 de novembro de 2000
-
Distúrbios do Sono Ameaçam a Qualidade de Vida
- Notícia / Publicada em 7 de novembro de 2000
-
Pesquisa Gaúcha Revela que Atividade Física Regular Diminui os Riscos de Mortalidade
- Notícia / Publicada em 26 de julho de 2000
-
Agência Nacional Estabelece Novas Normas Para os Planos de Saúde
- Notícia / Publicada em 28 de junho de 2000
-
Planos de Saúde - Agência Nacional Lança Planos para Conter Abusos