Population Reports - Série J - Nº 48 - Guia REALCE de Orientação/Aconselhamento - 07 - Comentar e explicar

Equipe Editorial Bibliomed

Como comentar e explicar para que as clientes possam se lembrar

Neste estágio, o profissional de saúde explica à cliente como colocar em prática o método sobre o qual a cliente se decidiu. Geralmente, o profissional dá instruções. (Veja na tabela azul as instruções sobre os métodos de planejamento familiar.) Ao explicar, o profissional tenta adaptar e personalizar as instruções de forma a atender ao estilo de vida de cada cliente específica.

Þ Frases úteis para Comentar e explicar

"Você acha que consegue colocar isso em prática? Que tipo de coisa poderia impedí-la?"
Se a cliente disseque podem haver problemas, você e a cliente devem discutir formas de superá-los.

12 Dicas para a Cliente se Lembrar

A forma que você passa a informação, especialmente instruções, é importante para ajudar a cliente a se lembrar delas:

1. Seja breve: escolha alguns pontos mais importantes que a cliente deve se lembrar.

2. Seja simples: use sentenças curtas e palavras comuns, fáceis de entender.

3. Separe as instruções importantes das informações que não precisam ser lembradas.

4. Enfatize os aspectos a lembrar, usando frases do tipo: "Olhe, estes 3 pontos são muito importantes de se lembrar...", informando em seguida esses 3 pontos. Os itens mais importantes a lembrar são: o que fazer e quando fazer.

5. Coloque o mais importante no começo: passe as informações mais importantes no começo, isso ajuda as clientes a se lembrarem delas mais facilmente.

6. Organize: coloque informações em categorias. Por exemplo: "Existem 4 motivos médicos para você voltar à clínica."

7. Repita: a última coisa que você disser poderá fazer a cliente se lembrar da instrução mais importante.

8. Mostre, além de falar: utilize ilustrações, modelos, amostras que ajudem a explicar o método (veja a Figuras 2 e 3).

9. Seja específico: dê a informação com detalhes. Por exemplo, se disser apenas "Verifique a posição dos fios do DIU regularmente", essa instrução não é tão clara e fácil de seguir como "Logo depois de um período de menstruação, lave as mãos e introduza o dedo até a parte superior da vagina para sentir o fio do DIU. Se achar que o fio está mais longo ou mais curto, se não puder localizá-lo com o dedo ou se sentir algo mais duro, venha falar conosco."

10. Faça ligações: ajude a cliente a escolher uma rotina qualquer para se lembrar da providência a tomar para seguir o método, por exemplo: "Tente se lembrar de tomar a pílula toda vez que comer pela primeira vez, de manhã." OU AINDA: "Volte para tomar sua próxima injeção depois de tal feriado."

11. Verifique se entendeu: peça à cliente para repetir as instruções mais importantes. Isso a ajudará a se lembrar e permite que você corrija algo que ela tenha dito errado.

12. Material a levar para casa: dê à cliente material impresso, em linguagem simples, que ela possa levar consigo. Mas antes, discuta o material na presença da cliente.

Þ Sugestão de Exercícios:

• Vire a página e verifique de quantos desses 12 pontos você pode se lembrar. O que isso indica?

• Pense nas instruções que normalmente você dá às clientes. Tente torná-las mais simples.

• Se não tiver material ilustrativo para mostrar às clientes, crie seu próprio material.

O orientador deve explicar os efeitos colaterais? SIM!

Explicar sobre os efeitos colaterais afugenta as clientes de planejamento familiar? Faz com que elas se preocupem desnecessariamente? Ou será que as ajuda a suportar melhor os problemas de efeitos colaterais se eles ocorrerem?

As pesquisas demostram que as clientes utilizam o método por mais tempo quando recebem explicações sobre os efeitos colaterais.

Os possíveis efeitos colaterais de um método devem ser explicados com franqueza, sem alarmar a cliente. Ela precisa saber o seguinte:

• Muitas pessoas não sentem nenhum efeito colateral.

• Os efeitos colaterais mais comuns não são perigosos e não são sinais de perigo. É preciso deixar essa mensagem bem clara ao explicar efeitos tais como os enjôos que podem ser provocados pela pílula, ou a ausência de menstruação, que pode ser provocada pelos injetáveis.

• Muitos efeitos colaterais desaparecem sem tratamento, outros podem ser tratados.

• Deixe claro que raramente existe motivo para procurar um médico. Explique quais são esses motivos separadamente dos efeitos colaterais que não são perigosos.o Deixar as clientes sempre à vontade, sabendo que podem voltar à clínica com qualquer dúvida ou questão, ou para mudar de método.

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