Population Reports - Série J - Nº 48 - Guia REALCE de Orientação/Aconselhamento - 06 - Levar os clientes a escolher

Equipe Editorial Bibliomed

Como ajudar, fazendo umas poucas perguntas

Neste estágio, a cliente e o profissional de saúde discutem as opções, os resultados diferentes que seriam alcançados com cada opção e como a cliente se sentiria com relação a esses resultados. Dessa forma, o profissional ajuda a cliente a tomar uma decisão. A decisão mais frequente refere-se a que método usar. Outras decisões a tomar podem ser: como se proteger contra as DST's ou, no caso de uma pessoa jovem, se está pronta ou não para iniciar sua vida sexual.

Como escolher um método de planejamento familiar

Primeiro, pergunte à cliente se já tem algum método em mente. Com mais algumas poucas perguntas você pode obter informações importantes para ajudá-lo/a a orientar muitas de suas clientes. Se quiser, escolha você mesmo as palavras mais adequadas para pedir essas informações.
A maioria das clientes que responder "NÃO" às 3 perguntas abaixo poderá utilizar qualquer método anticoncepcional disponível. Faça perguntas adicionais, se forem necessárias para ajudar cada cliente a escolher.

Se a cliente responder "SIM" a qualquer pergunta abaixo, consulte as recomendações correspondentes:

Þ A cliente está amamentando? Se estiver, há quanto tempo?

Amamentado, há menos de seis semanas:

• Evite métodos hormonais. Pílulas anticoncepcionais combinadas e injetáveis mensais podem reduzir a produção de leite. Em teoria, as mini-pílulas (só de progestágenos), os injetáveis de longa duração e os implantes podem afetar o crescimento do bebê.

• Todos os outros métodos podem ser considerados. Mas as indicações de período fértil, usadas nos métodos naturais, poderão ser difíceis de interpretar.

• A esterilização feminina deve ser adiada entre 7 e 42 dias após o parto.

Amamentando, de 6 semanas a 6 meses:

• Evite as pílulas anticoncepcionais combinadas e injetáveis mensais.

• Todos os outros métodos podem ser considerados, inclusive a mini-pílula (só de progestágenos). Os métodos naturais exigem cuidado, pois os sinais indicadores de período fértil poderão ser difíceis de interpretar nessa fase.

Amamentando, por mais de 6 meses:

• Não se pode mais utilizar o método da amenorréia da lactação.

• Todos os outros métodos podem ser considerados, mas pílulas anticoncepcionais combinadas e os injetáveis não são as melhores escolhas. Os métodos naturais exigem cuidado, pois os sinais indicadores de período fértil poderão ser difíceis de interpretar nessa fase.

Þ A cliente e seu parceiro querem ter mais filhos?

o Se quiserem, não podem escolher a esterilização masculina ou feminina pois esses métodos são permanentes.

Þ A cliente ou seu parceiro têm relações sexuais com outra pessoa?*

Em caso afirmativo...

• Devem usar preservativos para se proteger contra as DST's.

• Também podem usar um outro método ao mesmo tempo para obter uma proteção extra contra a gravidez.

• Devem evitar o DIU.

Nota: Todas estas 3 perguntas são importantes. Por exemplo, uma mulher que estiver amamentando há menos de 6 meses, e que também tenha mais de um parceiro sexual, deve evitar a pílula e deve sempre usar preservativos.

Outras boas perguntas

Você pode precisar fazer mais perguntas para descobrir: se aquele método pelo qual a cliente se interessa é realmente adequado à suas necessidades e estilo de vida. Se a cliente está apta para usar esse método eficazmente. Se sua condição de saúde torna mais recomendável a escolha de um outro método. A tabela amarela ajuda a responder estas perguntas.

Þ Exercícios sugeridos:

*1. Algumas clientes podem não querer responder perguntas sobre parceiros sexuais. Procure outras formas de informar às clientes sobre os riscos das DST's e sobre os preservativos sem que elas tenham que responder a essa pergunta diretamente.

2. Imagine as respostas de uma cliente fictícia às 3 perguntas acima e discuta como você ajudaria essa cliente. Por exemplo, a cliente está amamentando há 3 meses, ela e o marido desejam ter mais filhos e não têm outros parceiros sexuais: que métodos seriam mais apropriados para esse casal?

Þ Frases úteis para LEVAR as clientes a escolher

"O que você decidiu fazer?"
Depois da cliente ter considerado as várias opções, é muito importante fazer a pergunta acima, porque:

• Esta pergunta deixa claro que é necessário tomar uma decisão.
• Esta pergunta deixa claro que a decisão é da cliente.
• Ao respondê-la oralmente, a cliente se compromete a colocar em prática sua decisão ou então reconhece que ainda não está pronta para decidir.
• A resposta da cliente diz o que ela quer, para que você não tenha que adivinhar ou presumir.
• Se a resposta da cliente não estiver clara ou não for congruente com a discussão anterior, faça mais perguntas para esclarecer e/ou discuta um pouco mais a decisão da cliente.

"Então você decidiu ...."
Ao repetir a decisão da cliente desta forma, você permite que ela concorde ou discorde, confirmando ou não sua decisão.

Veja mais detalhes sobre o estágio "Levar as clientes a escolher" e quadro 1.

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