Population Reports - Série M - Nº 12 - Oportunidades para a mulher através da livre escolha reprodutiva - 02 - Planejamento familiar: uma vantagem para a mulher

Equipe Editorial Bibliomed

As mulheres querem uma vida melhor para si mesmas, seus filhos, famílias e suas comunidades. Querem dar o melhor de si, como mães, esposas, trabalhadoras e membros da comunidade. Muitas mulheres também querem ter novas oportunidades em sua vida: a possibilidade de aprender mais, de tomar suas próprias decisões, de ter mais voz ativa ao longo da vida. Elas querem poder escolher. O planejamento familiar é uma maneira importante que elas têm para assumir o controle de suas vidas, abrindo o leque de opções à sua disposição.

As opções são essenciais à dignidade humana. Sem opções e sem oportunidades, as pessoas perdem a esperança num futuro melhor. Sem opções, a pessoa não pode ter muito respeito por si mesma. As prisões são castigos impostos àqueles que desobedecem à lei, privando-os da livre escolha. Mas quando se nega a uma pessoa o direito de escolher, pune-se mesmo sem prisão.

Apesar de que, nos países em desenvolvimento, a pobreza e a falta de instrução quase sempre limitam as opções e as oportunidades tanto para homens quanto mulheres, estas limitações são geralmente mais sérias para as mulheres. As normas sociais, personificadas freqüentemente no marido, nos pais ou nos sogros, impedem as mulheres de decidir sobre suas próprias vidas e limitam sua autonomia para escolher seu próprio caminho. Ainda que se permita às mulheres escolher livremente, as opções e oportunidades econômicas estão fora do seu alcance. No final das contas, quando se compara homens e mulheres, estas contam com menor atenção de saúde, menor instrução, menores oportunidades de trabalho, salários mais baixos e menor proteção legal (veja o quadro 4).

O planejamento familiar pode ajudar

O planejamento familiar pode ajudar as mulheres a satisfazer suas necessidades, tanto as necessidades práticas de cumprir mais eficientemente seu papel tradicional, como a necessidade estratégica de descobrir novos papéis e oportunidades (veja o quadro 2). Permitindo que a mulher controle sua própria fecundidade, o uso dos anticoncepcionais pode ajudar a mulher a satisfazer suas necessidades de várias formas. Os métodos anticoncepcionais seguros contribuem para uma melhor saúde: quando uma mulher evita uma gravidez não desejada, ela está evitando os riscos do parto ou do aborto. Nos países em desenvolvimento, aproximadamente uma mulher em cada 50 morre devido a causas relacionadas à procriação . Além disso, o espaçamento entre as gravidezes aumenta a taxa de sobrevivência dos filhos. O uso de anticoncepcionais pode dar à mulher uma maior escolha quanto ao uso de seu tempo, ajudando-a a evitar uma gravidez, parto e filho indesejado. Com uma melhor saúde e maior controle de seu tempo, a mulher pode fazer mais para si própria no tempo que lhe sobra, dedicar-se mais às crianças que decidiu ter ou mesmo prestar serviços à comunidade.

Além de atender essas necessidades práticas, o uso de anticoncepcionais pode também ajudar a mulher a resolver necessidades estratégicas. Gozando de melhor saúde e com maior nível de controle sobre seu tempo disponível, a mulheres melhores condições de aproveitar as oportunidades de instrução, trabalho ou outras mais que se lhe apresentem. Também, planejando cuidadosamente sua gravidez, a mulher descobre-se planejando com maior facilidade outros aspectos de sua vida. (Veja quadro 1)

O uso de anticoncepcionais é, freqüentemente, necessário mas quase nunca suficiente para mudar a vida de uma mulher. Quando uma mulher controla sua própria fecundidade, ela tem mais escolha quanto ao rumo que sua vida pode tomar. Mas sua capacidade de realmente mudar de vida depende das circunstâncias pessoais, das normas sociais, do desenvolvimento econômico e das leis vigentes, entre outros fatores. Serão necessárias grandes mudanças em muitos lares e mesmo na sociedade como um todo, antes que as mulheres possam utilizar plenamente todo o seu potencial.

Os programas de planejamento familiar podem também ajudar a satisfazer as necessidades das mulheres, tanto práticas quanto estratégicas. Evidentemente, isso acontece porque os programas oferecem métodos anticoncepcionais. Mas, além disso, os programas podem propiciar serviços de alta qualidade de forma que, até certo ponto, acabam ajudando as mulheres a satisfazer necessidades estratégicas. Por exemplo:

• Os programas de planejamento familiar podem demonstrar à comunidade que as mulheres têm o direito de ser informadas e de obter respeito por suas decisões.

• Os programas podem ajudar as mulheres a reconhecer o valor de suas próprias opiniões, ao buscar e adotar as visões e conselhos delas próprias.

• Os programas podem ajudar as mulheres a tomar decisões em outras áreas, além de aprender as habilidades interpessoais que são necessárias para defender seus próprios interesses.

• Os programas podem ampliar os serviços de forma a atender uma gama maior de necessidades femininas em termos de saúde reprodutiva.

• Os programas podem ajudar os homens a assumir seu papel dentro do processo de controle da fecundidade e a entender e reconhecer os novos papéis das mulheres.

• Os programas podem permitir que as mulheres obtenham mais rendimentos e maiores habilidades, ao contratá-las, treiná-las e promovê-las, oferecendo-lhes oportunidades de liderança.

É dessa forma que os programas de planejamento familiar ajudam as mulheres a se preparar para tomar decisões e fazer escolhas que, antes, não estavam à sua disposição. Evidentemente, os programas de planejamento familiar não podem resolver todos os problemas enfrentados pelas mulheres, mas podem explorar formas diferentes de ajudar.

Population Reports is published by the Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202-4012, USA

Palavras chave: mulher, mais, mulheres, oportunidades, à, vida, opções, uso, melhor, planejamento, anticoncepcionais, querem, necessidades, uso anticoncepcionais, planejamento familiar, controle, menor, homens mulheres, opções oportunidades, mulher em 50 morre,

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='02 - Planejamento familiar: uma vantagem para a mulher mulher, mais, mulheres, oportunidades, à, vida, opções, uso, melhor, planejamento, anticoncepcionais, querem, necessidades, uso anticoncepcionais, planejamento familiar, controle, menor, homens mulheres, opções oportunidades, mulher em 50 morre, ',@type='ARTICLE', @libdocidant=13384, @max_rows=10, @key_rank=0
Artigo / Publicado em 17 de fevereiro de 2003

08 - Melhor comunicação entre clientes e provedores

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

09 -Comunicação com o Público

Artigo / Publicado em 14 de fevereiro de 2003

04 - Diretrizes para uma escolha informada

Artigo / Publicado em 15 de maio de 2006

07 - Como os programas podem ajudar os casais a espaçar os filhos

Notícia / Publicada em 16 de outubro de 2012

Estratégias visam a prevenção do aborto inseguro

Notícia / Publicada em 30 de julho de 2012

Contracepção é substancial para redução da mortalidade materna nos países em desenvolvimento

Notícia / Publicada em 30 de julho de 2012

Acesso a serviços de saúde reprodutiva melhora saúde das mulheres e de seus filhos

Notícia / Publicada em 21 de março de 2011

Fim da exigência de receitas médicas aumentaria a continuidade do uso de anticoncepcionais

Notícia / Publicada em 31 de agosto de 2001

Jornal internacional publica edição sobre complicações no pós-aborto

Notícia / Publicada em 16 de abril de 2001

EUA ameaçam retirar contraceptivos do programa de previdência



Assinantes


Esqueceu a senha?