Tópicos em Gastroenterologia - Volume 11 - Avanços em Coloproctologia - Capítulo 03 - Crohn de Delgado: Plastia, Desvio ou Ressecção?

Marco Túlio Costa Diniz. Levindo Alves de Oliveira. Introdução. A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal de etiologia desconhecida. Pode acometer qualquer segmento do tubo digestivo, bem como regiões extra-intestinais2,12.. O segmento mais envolvido é o intestino delgado, com predileção pelo íleo terminal. Quando descrita pela primeira vez, em 1932, foi denominada ileíte regional, por acometer com maior freqüência essa região2,17,18.. A sintomatologia é bastante variável. Os sintomas mais comuns são dor abdominal, diarréia, perda de peso e febre.. Em relação ao tratamento, sabemos que tanto a abordagem clínica quanto a cirúrgica evoluem com recidivas freqüentes2,17. Atualmente, está bem definido que a cirurgia visa apenas tratar as complicações da doença de Crohn do delgado. Os procedimentos cirúrgicos mais comumente realizados são as ressecções e as enteroplastias. As principais indicações são a intratabilidade clínica e as obstruções18,19,23.. Histórico.

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='Tópicos em Gastroenterologia - Volume 11 - Avanços em Coloproctologia',@type='ARTICLE', @libdocidant=0, @max_rows=10, @key_rank=0


Assinantes


Esqueceu a senha?