Procurando informação na Internet

A Internet hoje em dia tornou-se uma fonte de informação, conhecimento e pesquisa.O importante é saber selecionar bons sites para se informar

Algumas características da Internet: gratuidade, rapidez e facilidade de acesso aliado à possibilidade de integração de texto e imagem, tomam a Internet um meio promissor para a educação em saúde de leigos e pacientes.

É cada vez maior o número de instituições (faculdades, bibliotecas, editoras, empresas, hospitais, farmácias, etc.) e profissionais que colocam informações disponíveis para a enorme massa de usuários da Internet.

No Brasil, também tem ocorrido um grande crescimento dos sites dirigidos para a área farmacêutica e para os profissionais da saúde, exemplificados pelo das empresas Bilbliomed (www.bibliomed.com.br) e E-pharma (e-pharma.com.br).

Com aproximadamente cinco anos, estes dois sites surgiram com propostas diferentes na Internet.

Segundo Marco Tulio Baccarini Pires, professor adjunto do departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMC e sócio da empresa Bilbliomed que, tem entre seus investidores um grupo americano, o Latin Heath Care Fund, o site da Bibliomed foi criado com a proposta de ser uma biblioteca de livros eletrônicos na Internet. Mantendo-se a proposta inicial, foram acrescentados artigos de atualização e revisão, cursos de educação à distância e bulário de medicamentos para o ambiente Palm.

"O site contabiliza o número de páge views (páginas vistas) em torno de 1.500.000 ao mês", conta Baccarini. Estes internautas são estudantes, médicos e outros profissionais da saúde de todo o Brasil e de outros países que falam a língua portuguesa, como Portugal e Angola. A Biblioteca Virtual em Português, com 137 livros de medicina, representa um valor de cerca de R$ 12.000,00, caso os livros fossem adquiridos separadamente em livrarias médicas.

O principal produto oferecido aos internautas pela Bibliomed são as assinaturas. Existem dois tipos que podem ser adquiridas, a Profissional com conteúdo em português e a Premium com conteúdo em português, mais conteúdo em inglês de vários livros e revistas médicas.

A atualização do site é diária, fornecida por uma equipe de médicos que escrevem para o site de estudantes de medicina e odontologia, que fazem a revisão e pesquisa bibliográfica nas mais recentes publicações.

A coordenação de conteúdo do site é inspecionada por Alisson Tarso do Rego, cirurgião cardiovascular e sócio da empresa.

Já a E-pharma é uma PBM (Pharmacy Benefit Management), que vem a ser um conceito implantado por grandes indústrias farmacêuticas nos EUA e que teve origem nos anos 70. Este conceito baseia-se em conectar eletronicamente as redes de farmácia a um banco de dados que possibilite a partir de uma prescrição médica, a dispensação de medicamentos com desconto para o cliente, paciente e associado, de acordo com as regras estabelecidas pelos clientes corporativos, planos de saúde e empresas.

Segundo Luiz Carlos Monteiro, o principal acionista da empresa, as características básicas das redes participantes são: foco no cliente, ética nas operações e comprometimento no atendimento.

O site E-Pharma contabiliza 1.500 in. ternautas cadastrados e mais de 500 profissionais com acesso à área restrita. O E-Pharma News é um canal de notícias muito importante para os pro. fissionais da área de saúde. Nos dias úteis são 300 acessos de internautas e cerca de 1.000 acessos de parceiros e clientes.

As notícias são atualizadas diariamente e os internautas podem utilizar a ferramenta de busca de notícia por data. Nele, o farmacêutico pode encontrar gratuitamente notícias que são divulgadas em diferentes meios de comunicação, globalizando a notícia e gerando conhecimento.

Com compromisso total com a saúde da comunidade, os sites especializados atuam e concentram esforços na busca pelo suporte fiel à informação em relação às necessidades do ambiente farmacêutico.

Por fim, as organizações e indivíduos responsáveis pela criação e manutenção dos sites de medicina e saúde devem oferecer conteúdo fidedigno, correto e de alta qualidade.

© 2000 - 2019 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa