eHealth Latin America lança Centro de Educação Médica Continuada, um campus virtual para médicos da América Latina

eHealthLA University oferece cursos on-line certificados por prestigiadas universidades e associações de saúde da América Latina. Prevenção e tratamento do tromboelismo venoso, ou "síndrome da classe econômica", é tema do curso de estréia.

São Paulo, 7 de fevereiro de 2001 - A eHealth Latin America, a maior empresa de saúde voltada à Internet da América Latina, anunciou hoje, por meio de seus portais médicos Bibliomed.com e Bibliomed.com.br, o lançamento da eHealthLA University, a principal fonte on-line de Educação Médica Continuada (EMC) para médicos da América Latina. Um curso sobre Tromboelismo Venoso - também conhecido como Trombose Venosa Profunda, ou "Síndrome da Classe Econômica" - desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), inaugura o amplo programa de cursos de EMC que a eHealthLA University oferecerá para médicos de toda a região.

A eHealthLA University, disponível pela Bibliomed.com/Bibliomed.com.br, desenvolve seus próprios cursos de Educação Médica Continuada (EMC) em espanhol, português e inglês. Ao mesmo tempo, a eHealthLA University tem acordos especiais com associações médicas reconhecidas, escolas e universidades para oferecer a plataforma on-line de seus programas educativos. Somente as instituições aprovadas pelo Conselho de Credenciamento para Educação Médica Continuada (CCEMC), são consideradas e incorporadas a essas parcerias. Todos os cursos da eHealthLA University's obedecem a padrões internacionais e são cuidadosamente avaliados por seu conselho editorial. Brevemente, a eHealthLA University contará com um sistema pan-americano de aprovação educacional para ensino à distância, que atualmente está sendo desenvolvido.

O curso de Tromboelismo Venoso está on-line em www.Bibliomed.com.br desde 7 de fevereiro de 2001 e foi especialmente elaborado para cardiologistas, cirurgiões (vasculares, cardíacos, ortopédicos), ginecologistas e obstetras, clínicos gerais envolvidos com cuidados primários e medicina interna, intensivistas e médicos de unidades de emergência.

Desenvolvido pelo cirurgião cardiovascular mineiro, Dr. Marco Tulio Baccarini Pires, Chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital das Clínicas da UFMG e Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UFMG, juntamente com a Dr. Maria Elisabeth Rennó de C. Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, o curso objetiva a prevenção efetiva do aparecimento da doença, reduzindo os custos diretos e indiretos no sistema de saúde. No momento, o curso está disponível somente em português, mas foi criado para médicos de toda a América Latina e terá sua versão em espanhol a partir de março. A metodologia de ensino foi especialmente desenvolvida para a Internet, baseando-se em conceitos da Associação Médica Americana para o ensino à distância. Após fazer o cadastro através do Bibliomed.com.br., o médico acessa uma sala de bate-papo e interage com um tutor que supervisiona o aprendizado de cada profissional.

"O rápido avanço da ciência e dos recursos tecnológicos nos impõe uma necessidade de atualização constante. Com a Internet, o acesso imediato às informações se tornou possível. Pensando assim, a SBACV decidiu unir esforços com a Bibliomed, que já tem grande respaldo na comunidade médica, para lançar o curso on-line sobre Tromboembolismo Venoso. Estamos confiantes de que atingiremos nossa meta principal, que é proporcionar a todos um acesso rápido e eficaz ao que existe de mais atual sobre o tema", declara a Dra. Maria Elisabeth Rennó de C. Santos.

O curso dura 10 horas e custará para o público R$ 300 (US$150), e R$ 200 (US$100), para os assinantes da Bibliomed e membros da SBACV. Haverá uma avaliação final e os certificados serão fornecidos pela SBACV. O Dr. Marco Tulio Baccarini Pires acrescenta que a dinâmica do curso inclui o estudo de casos diretamente relacionados à prática diária. "Por essa razão, um dos tópicos que compõem o programa do curso é a apresentação, análise e comparação dos mais recentes medicamentos e tratamentos introduzidos pela indústria farmacêutica, utilizados tanto para prevenção como para o tratamento da trombose venosa profunda", ressalta.

O tromboelismo venoso, ou trombose venosa profunda, é um distúrbio circulatório causado pela coagulação do sangue no interior das veias, obstruindo-as. O problema acomete principalmente pacientes hospitalizados, mas determinados fatores podem facilitar a formação de coágulos no interior das veias das pernas. A doença também está ligada a falta de movimentação do corpo, condição propícia viagens aéreas prolongadas. Daí o problema ser conhecido também como "síndrome da classe econômica". Segundo a SBACV, no Brasil não há estatísticas confiáveis sobre a incidência da doença.

"Em um esforço para ficar a par das mais recentes técnicas e avanços da medicina, os médicos que participam de cursos de Educação Médica Continuada geralmente têm de arranjar tempo fora do trabalho, ou mesmo viajar para assistir a palestras fora da cidade. A escassez de tempo e a falta de cursos de qualidade dificultam o processo. A eHealth Latin America por meio da eHealthLA University está orgulhosa em facilitar o acesso à educação médica, aliando-se à SBACV para fornecer cursos on-line de qualidade. Os médicos se conectam a um computador e passam a fazer parte de um campus digital interativo enquanto estão no trabalho ou em casa", observa o Dr. Carlos Martini, Diretor Médico da eHealth Latin America.

O curso de Tromboelismo Venoso inaugura um estágio revolucionário na educação para profissionais da saúde na América Latina, no qual qualquer computador será a porta de acesso à educação médica de alto nível por um preço competitivo.

Os cursos de EMC da eHealthLA University's para os próximos meses abrangem 20 especialidades médicas diferentes, cobrindo assuntos como "Doenças Infecciosas em Crianças" (certificado pelo FUNCEI - Centro Argentino para o Estudo das Doenças Infecciosas); "Medicina Familar" (certificado pela Sociedade Médica Interna Geral da Argentina e pela Universidade de Buenos Aires); "Hipertensão" (certificado pela Sociedade Mineira de Cardiologia); "Medicina Baseada em Evidências" (certificado pela Universidade de Buenos Aires); "Dengue" (certificado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pelo Ministério da Saúde do Brasil); "Câncer de mama" (certificado pela Universidade Federal de Minas Gerais), "Hipertensão Arterial" (Certificado pela Sociedade Mineira de Cardiologia), somente para mencionar os cursos já agendados.

Sobre a eHealth Latin America

A eHealth Latin America é a principal empresa de serviços de saúde pela Internet na América Latina, que oferece uma mistura inovadora de informação, comunidades, serviços e soluções B2B para empresas e profissionais na área de saúde e consumidores. Com base em comprovados modelos norte-americanos na área de saúde, adaptados às necessidades exclusivas do mercado latino-americano, a eHealth Latin America oferece comunicação, custos mais baixos e melhora a qualidade geral dos cuidados de saúde na América Latina.

A eHealth Latin America possui uma equipe de gerenciamento para a América Latina com uma extensa experiência na área de saúde, além de conhecimento sobre saúde na Internet, presença regional e fortes relacionamentos nos EUA e América Latina.

O escritório central da eHealth Latin America localiza-se em Washington DC e a maioria dos funcionários da empresa trabalha na América Latina em escritórios estabelecidos em Buenos

Aires (Argentina), São Paulo e Belo Horizonte (Brasil) e Cidade do México. Atualmente, a eHealth Latin America possui 60 funcionários trabalhando em período integral e uma ampla rede de profissionais freelance e consultores.

O web site da eHealth Latin America é www.ehealth.com. A empresa também oferece informações, produtos e serviços para médicos e outros profissionais na área de saúde em espanhol e português através da www.Bibliomed.com e www.Bibliomed.com.br, e para consumidores através do www.buenasalud.com e www.boasaude.com