Idade e ruptura do tendão de Aquiles são fatores de risco para tromboembolismo venoso em pacientes imobilizados

28 de junho de 2012
Equipe Editorial Bibliomed

28 de junho de 2012 (Bibliomed). Um estudo determinou a incidência e os fatores de risco para tromboembolismo venoso sintomático (TEV) em adultos que recebem alta da emergência com imobilização rígida para lesões de membros inferiores.

O TEV foi inicialmente confirmado em 33 de 1231 pacientes (2,7%, IC 95% 1,9-3,7). TEV foi relatado por 3 de 174 pacientes no subgrupo acompanhado (1,7%, 0,4-4,6). Aplicando essa taxa para toda a amostra, a incidência de TEV é estimada entre 3,1% e 7,1%. Uma análise fatorial multivariada do risco encontrou um risco aumentado de TEV associado com a idade e com o diagnóstico de ruptura do tendão de Aquiles.

A incidência de TEV foi estimada entre 3% e 7% nessa população, atendida na emergência, com os fatores de risco: idade e diagnóstico de ruptura do tendão de Aquiles. Um estudo prospectivo é necessário para determinar com mais precisão a incidência, gravidade e estratificação do risco antes que se façam recomendações firmes sobre o risco provável contra o benefício da tromboprofilaxia nessa população.

Fonte: Emergency Medicine Australasia, Volume 24, issue 3, 2012, Pages 277-284

Palavras chave:

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

© 2000 - 2013 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa