Mulheres são mais propensas a parar de frequentar os serviços religiosos após o início da depressão
02 de abril de 2012
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
02 de abril de 2012 (Bibliomed). Embora estudos anteriores tenham mostrado uma associação protetora entre a participação em atividades religiosas e a depressão, não se sabe em que medida esta associação é dirigida pelo abandono das atividades religiosas por pessoas deprimidas.
Pesquisadores da Duke University examinaram se o início de um episódio depressivo maior (EDM) prevê uma diminuição subsequente na participação em serviços religiosos. 27% dos participantes do estudo preencheram os critérios de EDM (n = 567), dos quais 31% tiveram sua primeira manifestação antes dos 18 anos. Mulheres com EDM de início precoce tiveram 1,42 vezes mais chance (IC 95% 1,19 a 1,70) do que mulheres com EDM na idade adulta ou mulheres sem EDM de parar de frequentar os serviços religiosos. Não foram observadas associações significativas entre os homens.
Estes achados sugerem que as mulheres são mais propensas a parar de frequentar os serviços religiosos após o início da depressão.
A pesquisa foi publicado na revista American Journal of Epidemiology.
Fonte: American Journal of Epidemiology, Volume 175, Issue 6, 2012, Pages 576-583
Palavras chave:
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 28 de maio de 2012
Mulheres jovens religiosas praticantes utilizam menos os serviços de saúde sexual e reprodutiva
- Notícia / Publicada em 23 de setembro de 2010
Violência psicológica durante a gestação pelo parceiro aumenta o risco de depressão pós-parto em Pernambuco
- Notícia / Publicada em 30 de abril de 2010
Religiosidade pode proteger pacientes com problemas cardíacos, indicam estudos
- Notícia / Publicada em 11 de dezembro de 2008
Participação na comunidade reduz risco de sintomas depressivos em mulheres idosas
- Notícia / Publicada em 25 de janeiro de 2006
Mulheres religiosas têm mais cuidado com sua saúde
- Notícia / Publicada em 20 de setembro de 2002
Adolescentes com hábitos vegetarianos não são mais saudáveis que outros
- Notícia / Publicada em 19 de setembro de 2002
Adolescentes com hábitos vegetarianos não são mais saudáveis que outros
- Notícia / Publicada em 9 de agosto de 2002
Enfraquecida ligação entre partos e incontinência urinária
- Notícia / Publicada em 11 de julho de 2002
Apoio social protege contra o risco de suicídio


