Não há evidências claras de que a vitamina D previna doenças cardiometabólicas
02 de fevereiro de 2012
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
02 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). Um estudo publicado na Current Opinion in Lipidology buscou oferecer uma visão abrangente das melhores evidências disponíveis ligando o status da vitamina D, incluindo o efeito da suplementação de vitamina D, e o risco de eventos cardiovasculares.
Há uma abundância de mecanismos plausíveis pelos quais a vitamina D pode ter um efeito favorável sobre o perfil de risco cardiovascular na população em geral. Dados epidemiológicos apoiam fortemente tais efeitos benéficos da vitamina D, mas o entusiasmo inicial dá lugar ao ceticismo, pois estudos observacionais não mostram uma associação entre os níveis séricos de vitamina D e mortalidade por eventos cardiovasculares.
Além disso, os poucos estudo prospectivos randomizados controlados existentes com a suplementação de vitamina D não revelaram nenhum efeito sobre a incidência de eventos cardiovasculares. Felizmente, estudos prospectivos maiores e melhor concebidos estão em andamento. No entanto, deve-se também reconhecer que a verdadeira deficiência de vitamina D [<25 nmol / l (10 ng / ml)] permanece prevalente na população geral e é convincentemente associada com resultados adversos em geral.
Os autores concluíram que, atualmente, dados clínicos robustos são escassos para apoiar um papel da vitamina D na prevenção de doenças cardiometabólicas. No entanto, a alta prevalência de deficiência de vitamina D na população em geral continua a ser alarmante e requer a implementação de diretrizes claras de suplementação.
Fonte: Current Opinion in Lipidology, Volume 23, Issue 1, 2012, Pages 17-23
Palavras chave: vitamina d, vitamina, d, geral, eventos cardiovasculares, população, população geral, , cardiovasculares, não, efeito, eventos, suplementação vitamina d, opinion lipidology, /, deficiência, lipidology, risco, opinion, dados,
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 7 de maio de 2013
Debate: quem deve receber suplementação de vitamina D?
- Notícia / Publicada em 23 de setembro de 2012
Deficiência de vitamina D é comum entre crianças criticamente doentes
- Notícia / Publicada em 13 de agosto de 2012
Dieta pobre em vitamina D pode ser fator de risco para acidente vascular cerebral
- Notícia / Publicada em 6 de agosto de 2012
Suplementação diária com vitamina D3 é eficaz na eliminação da hipovitaminose D
- Notícia / Publicada em 2 de dezembro de 2011
Suplementação com vitamina D pode ter um efeito cardioprotetor
- Notícia / Publicada em 30 de março de 2010
Suplementação de cálcio e vitamina D não altera perfil lipídico em longo prazo
- Notícia / Publicada em 28 de outubro de 2008
Vitamina D e saúde músculo-esquelética
- Notícia / Publicada em 2 de setembro de 2008
Deficiência de vitamina D no lúpus eritematoso sistêmico: existe uma relação?
- Notícia / Publicada em 27 de agosto de 2008
Nível baixo de 25-hidroxivitamina D eleva risco de mortalidade na população geral


