Doença intersticial pulmonar é mais frequente em pacientes com artrite reumatoide

18 de junho de 2010
Equipe Editorial Bibliomed

18 de junho de 2010 (Bibliomed).  A doença intersticial pulmonar (DIP) tem sido reconhecida como uma comorbidade importante na artrite reumatoide (AR). 

Estudo publicado na revista Arthritis and Rheumatism avaliou a incidência, preditores e mortalidade de DIP associado a AR. Pacientes com AR (n = 582) e indivíduos sem AR (n = 603) foram acompanhados por uma média 16,4 e 19,3 anos, respectivamente. O risco de desenvolver DIP foi de 7,7% para pacientes com AR e 0,9% para indivíduos sem AR. Esta diferença traduziu-se num risco relativo (RR) de 8,96 (IC 95% 4,02 a 19,94). O risco de desenvolver DIP foi maior nos pacientes com AR que eram mais velhos na época do início da doença, em pacientes do sexo masculino e em indivíduos com AR mais grave. 

O risco de morte para os pacientes com AR e DIP foi três vezes maior do que em pacientes com AR sem DIP (RR 2,86; IC 95% 1,98 a 4,12). A sobrevida média após o diagnóstico de DIP foi de apenas 2,6 anos. DIP contribuiu com 13% para o excesso de mortalidade dos pacientes com AR quando comparados com a população em geral. 

Os resultados enfatizam o aumento do risco de DIP em doentes com AR. O impacto da doença intersticial pulmonar na sobrevivência fornece evidências de que o desenvolvimento de melhores estratégias para o tratamento da DIP poderia reduzir significativamente o excesso de mortalidade em indivíduos com artrite reumatoide.

Fonte: Arthritis and Rheumatism, Volume 62, Issue 6, 2010, Pages 1583-1591

Palavras chave: dip, ar, pacientes, pacientes ar, risco, doença, indivíduos, intersticial pulmonar, indivíduos ar, doença intersticial, doença intersticial pulmonar, intersticial, mais, mortalidade, artrite, pulmonar, n, =, rr, rheumatism,

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.


conteúdos relacionados

© 2000 - 2013 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa