Dieta mediterrânea e mortalidade por doença cardíaca coronariana e AVC em mulheres
17 de março de 2009
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
17 de março de 2009 (Bibliomed). Vários estudos documentaram uma associação inversa entre adesão à dieta mediterrânea e risco de doença cardíaca coronariana (DCC). Existem poucos dados sobre a relação entre dieta mediterrânea e risco de acidente vascular cerebral (AVC).
O periódico Circulation publicou recentemente um estudo, realizado na Universidade de Harvard, que avaliou a relação entre dieta mediterrânea e mortalidade por doença cardíaca coronariana e AVC em 74.886 mulheres, com 38 a 63 anos.
Durante 20 anos de acompanhamento, ocorreram 2.391 casos de DCC, 1.763 casos de AVC e 1.077 mortes por doenças cardiovasculares (DCC e AVC fatais combinados). As mulheres pertencentes ao maior quintil de adesão à dieta mediterrânea tiveram menor risco de DCC e AVC, comparadas àquelas do menor quintil (risco relativo: RR = 0,71 para DCC e 0,87 para AVC). A mortalidade por doença cardiovascular foi significativamente menor entre as mulheres do maior escore para dieta mediterrânea (RR = 0,61).
Assim, segundo o estudo, os dados indicam que uma maior adesão à dieta mediterrânea está associada a menor risco de DCC e AVC em mulheres.
Fonte: Circulation, Volume 119, 2009, Pages 1093-1100.
Palavras chave: avc, dieta mediterrânea, mediterrânea, dieta, dcc, risco, menor, doença, mulheres, à dieta, adesão à, doença cardíaca, à dieta mediterrânea, à, maior, adesão, coronariana, cardíaca, mortalidade, casos,
Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 24 de janeiro de 2012
Doenças cardíacas congênitas maternas são associadas a um risco aumentado de morte no parto
- Notícia / Publicada em 2 de julho de 2010
A dieta mediterrânea parece preservar a função sistólica e melhorar o prognóstico de pacientes acometidos por síndrome coronariana aguda
- Notícia / Publicada em 12 de novembro de 2009
Estudo indica que dieta do Mediterrâneo protege contra a depressão
- Notícia / Publicada em 11 de janeiro de 2008
Padrão dietético mediterrâneo reduz a mortalidade por todas as causas
- Notícia / Publicada em 5 de julho de 2007
Dieta mediterrânea pode melhorar o perfil lipídico
- Notícia / Publicada em 5 de dezembro de 2005
Dieta mediterrânea leva a redução de fatores de risco cardiovascular
- Notícia / Publicada em 1 de novembro de 2005
Azeite de oliva virgem capaz de prevenir o câncer de cólon in vitro
- Notícia / Publicada em 4 de setembro de 2002
A chave da dieta do Mediterrâneo pode ser as fibras
- Notícia / Publicada em 12 de julho de 2002
Vinho tinto pode prevenir câncer de próstata


