Vitamina reduz incidência de câncer de cólon

22 de março de 2002
Equipe Editorial Bibliomed

Belo Horizonte, 22 de Março de 2002 (Bibliomed). O câncer de cólon é uma doença que tem bases genéticas bem estabelecidas. O risco de desenvolvimento da doença é aumentado em cerca de duas vezes em indivíduos com parentes de primeiro grau – pais ou irmãos – que tiveram a doença. A ingestão de ácido fólico, na dose de pelo menos 400 microgramas por dia, através de suplementos vitamínicos, pode reduzir o risco da doença nesta população.

Um estudo recente procurou demonstrar as influências ambientais sobre o risco de desenvolvimento da doença, avaliando os efeitos da dieta sobre a chance de desenvolvimento dos tumores. Foram analisados retrospectivamente os arquivos médicos de 88.758 enfermeiras, incluindo suas histórias familiares e hábitos dietéticos, sendo focalizados comportamentos sabidamente associados ao câncer de cólon.

Os pesquisadores encontraram que indivíduos com história familiar de câncer de cólon – que teriam uma chance maior de desenvolver a doença – que ingeriam diariamente altas doses de ácido fólico, ou folato, através da dieta ou suplementos alimentares, apresentavam risco diminuído de desenvolvimento da doença.

Pesquisas anteriores haviam demonstrado de alterações no estilo de vida e nos hábitos alimentares – não fumar, ingestão de dieta rica em frutas e vegetais, consumo reduzido de carne vermelha e exames de cólon regulares após os 50 anos reduziam o risco de câncer de cólon na população em geral. Agora, os pesquisadores observaram apenas variações comportamentais e dietéticas mostrando um padrão de redução da doença em indivíduos sabidamente comprometidos geneticamente. Nestes indivíduos, a ingestão de pelo menos 400 microgramas de ácido fólico por dia foi o fator mais importante para neutralização dos efeitos genéticos.

Também foi observado que mulheres que ingeriam álcool em quantidade igual ou superior a dois copos de vinho por dia apresentavam comprometimento nos efeitos protetores do ácido fólico e aumentavam o risco associado à história familiar da doença.

O estudo sugere que indivíduos com história familiar conhecida de câncer de cólon devem considerar o uso de suplementação de folato em sua dieta. Apesar do estudo ter avaliado um grande número de indivíduos, ainda assim irá necessitar de estudos posteriores para confirmação.

Palavras chave: doença, cólon, indivíduos, câncer cólon, câncer, risco, –, ácido fólico, dieta, fólico, ácido, desenvolvimento, desenvolvimento doença, história familiar, ingestão, efeitos, dia, estudo, familiar, risco desenvolvimento doença,

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.


conteúdos relacionados

Notícia / Publicada em 27 de agosto de 2012

Vitamina E pode reduzir o risco de câncer de fígado

Notícia / Publicada em 9 de fevereiro de 2012

A redução do consumo de álcool pode diminuir a incidência de câncer de cólon

Notícia / Publicada em 16 de maio de 2011

A ingestão elevada de folato pode reduzir risco de câncer de mama

Notícia / Publicada em 19 de junho de 2010

Especialistas discutem o papel da nutrição na prevenção e tratamento do câncer colorretal

Notícia / Publicada em 9 de novembro de 2008

Estudo indica que ácido fólico é seguro, mas não possui efeitos “cardioprotetores”

Notícia / Publicada em 28 de maio de 2002

Descoberto o mecanismo protetor da vitamina D

Notícia / Publicada em 27 de fevereiro de 2002

O Folato está ligado a um menor risco de câncer de cólon

Notícia / Publicada em 22 de fevereiro de 2002

Novas pistas sobre a origem da doença de Alzheimer

Notícia / Publicada em 14 de janeiro de 2002

O etilismo pesado pode elevar o risco de câncer de cólon

© 2000 - 2013 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa