A Tuberculose Pode Reduzir o Risco de Desenvolvimento de Asma
11 de julho de 2000
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
Por David Douglas
WESTPORT, (Reuters Health) – Um estudo envolvendo dados de 23 países indica uma correlação inversa significativa entre a prevalência de asma e as taxas relatadas de tuberculose, de acordo com achados publicados no Thorax.
A Dra. Erika Von Mutius, do University Children's Hospital, em Klinikum Innenstadt, Munique, Alemanha, e colegas por parte da direção do comitê do Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância (EIAAI), compararam dados obtidos das pesquisas do EIAAI e de notificações de tuberculose fornecidas pela Organização Mundial de Saúde.
Os pesquisadores destacam que os países envolvidos, incluindo os EUA, o Reino Unido e o Canadá, foram aqueles “nos quais a notificação de tuberculose era considerada fidedigna”.
A prevalência de asma, rinite e sintomas de eczema em um total de 235.477 crianças de idades de 13 a 14 anos foi determinada. Após ajuste de fatores incluindo uma estimativa do nível da afecção, as taxas de notificação de tuberculose foram “associadas significativamente de maneira inversa com a prevalência ao longo da vida de asma e chieira” e com a prevalência de chieira de repouso no ano anterior.
De fato, dizem os investigadores, “um aumento nas notificações de tuberculose de 25 por 100.000 foi associado com uma redução absoluta na prevalência” de “episódio de chieira alguma vez” que foi relatada de 4,7%.
Sintomas de rinoconjuntivite alérgica no ano anterior também eram inversamente associados com taxas de notificação de tuberculose. Entretanto, não houve associações significativas com outros elementos estudados.
Estes resultados, concluem os pesquisadores, “são consistentes com evidências experimentais recentes que sugerem que a exposição ao Mycobacterium tuberculosis pode reduzir o risco de desenvolvimento de asma”.
Comentando os achados, a Dra. Von Mutius disse à Reuters Health que os resultados também “apoiam pesquisas em andamento direcionadas ao desenvolvimento de terapias novas ou estratégias de prevenção para asma usando diferentes cepas de Micobactérias”.
Thorax 2000;55:449-453.
Palavras chave: tuberculose, asma, prevalência, notificação, notificação tuberculose, desenvolvimento, taxas, prevalência asma, também, reduzir risco desenvolvimento, países, notificações tuberculose, reuters health, achados, eiaai, inversa, incluindo, mutius, dra, resultados,
Sinopse preparada por Reuters Health
Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 25 de novembro de 2010
A tuberculose ao redor do mundo, segundo a OMS
- Notícia / Publicada em 4 de agosto de 2010
Prevalência de asma infantil cresce nos países em desenvolvimento, alertam especialistas
- Notícia / Publicada em 28 de abril de 2009
Epidemiologia da tuberculose fármaco-resistente no período de 2002 a 2007
- Notícia / Publicada em 16 de setembro de 2008
Tuberculose genital como causa de infertilidade feminina
- Notícia / Publicada em 7 de novembro de 2002
Risco de alergias é reduzido com medidas simples
- Notícia / Publicada em 5 de dezembro de 2001
Tuberculose pulmonar aparece como efeito adverso da substância Leflunomide
- Notícia / Publicada em 14 de março de 2001
BRASIL: AIDs e Tuberculose Preocupam na Bahia
- Notícia / Publicada em 23 de janeiro de 2001
A Obesidade Pode Aumentar o Diagnóstico de Asma
- Notícia / Publicada em 12 de janeiro de 2001
O Escarro Induzido é Seguro e Eficiente Para o Diagnóstico da Tuberculose Pulmonar


