Pesquisa com células-tronco no Reino Unido dá esperanças ao portadores de surdez crônica
30 de março de 2001
Equipe Editorial Bibliomed
Equipe Editorial Bibliomed
LONDRES (Reuters Health) - Pesquisadores da Universidade de Bristol no Reino Unido mostraram que as células-tronco de ratos podem ser transplantadas em portadores de surdez crônica para restabelecer-lhes a audição.
Dr. Matthew Holley apresentou sua pesquisa em uma conferência sobre Genética e Surdez em Londres. Segundo disse a Reuters Health, "descobrimos que as células-tronco do ouvido do rato se diferenciam e se desenvolvem em células sensoriais auditivas".
"As células não podem ser usadas em seres humanos", acrescentou Dr. Holley, "mas o trabalho estabelece o princípio mediante o qual tais células podem se desenvolver".
A partir do ouvido do rato, a equipe do Dr. Holley desenvolveu células sensoriais "condicionalmente imortais" que podem ser destinadas à proliferação fora do organismo, sob certas condições de cultura. Essas células podem crescer indefinidamente e destinadas para desenvolver características de células sensoriais normais.
De acordo com o artigo de Dr. Holley apresentado na conferência, "quando transferidas para condições normais, as células param de proliferar e começam a se desenvolver e a se diferenciar. As células são controladas por um gene de imortalidade expresso condicionalmente e foram obtidas do rato transgênico do Instituto Ludwig para Pesquisa do Câncer, o Immortomouse, em 1991".
Dr. Holley explicou que a primeira aplicação clínica dessas células provavelmente seria em associação com um implante coclear, em que as células sensoriais seriam transplantadas no ouvido para estimular o crescimento de nervos no eletrodo implantado. Esse procedimento permitiria que os implantes possam ser usados nos portadores de surdez muito pronunciada.
O trabalho da Universidade de Bristol está sendo financiado pelas instituições UK charity Defeating Deafness e Wellcome Trust.
Palavras chave: células, holley, células sensoriais, sensoriais, ser, surdez, portadores, portadores surdez, dr holley, dr, ouvido, células-tronco, rato, pesquisa, surdez crônica, portadores surdez crônica, condições, desenvolver, transplantadas, trabalho,
Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.
conteúdos relacionados
- Notícia / Publicada em 8 de junho de 2011
Células tronco ajudam na reparação e plasticidade do cérebro após AVC
- Notícia / Publicada em 24 de agosto de 2010
Células-tronco apresentam potencial terapêutico no tratamento das epilepsias, segundo especialista
- Notícia / Publicada em 18 de junho de 2003
Inovações no tratamento de Alzheimer e Parkinson
- Notícia / Publicada em 23 de maio de 2003
Célula-tronco gera óvulo fora do corpo de fêmea de camundongo
- Notícia / Publicada em 7 de abril de 2003
Vitamina C pode estimular desenvolvimento de células cardíacas
- Notícia / Publicada em 10 de julho de 2002
Esteróides inalados beneficiam portadores de DPOC
- Notícia / Publicada em 16 de abril de 2002
Alternativa ao transplante hepático está sendo testada em crianças
- Notícia / Publicada em 5 de fevereiro de 2002
Crianças surdas menores de 2 anos se beneficiam de implantes cocleares
- Notícia / Publicada em 2 de março de 2001
BRASIL: MEC Lança Vídeos Para Crianças Vítimas de Surdez


