Brasil: Fapesp vai mapear geneticamente HIV-1

18 de dezembro de 2000
Equipe Editorial Bibliomed

São Paulo, 18 de Dezembro de 2000(eHLA). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) fará o lançamento da Rede de Diversidade Genética de Vírus, a VGDN (em inglês, Viral Genetic Diversity Network).

O novo projeto vai mapear, nos próximos quatro anos, as variedades genéticas de quatro vírus no Estado de São Paulo: o HIV-1, tipo de vírus da Aids mais comum no Brasil; o HCV, causador da hepatite C, o Hantavírus, que provoca uma ainda misteriosa síndrome pulmonar; e o VRS (vírus respiratório sincicial), responsável por graves infecções no trato respiratório, sobretudo em crianças.

Os vírus que serão objeto de estudo têm estruturas instáveis e causam doenças de alto grau de letalidade para as quais ainda não há vacinas, com exceção da síndrome causada pelo hantavírus. Terminado o trabalho, a VGDN vai se tornar uma rede permanente e deverá ser incorporada à Secretaria de Estado da Saúde.

As regras para participação de laboratórios interessados no projeto já estão disponíveis na página da FAPESP (www.fapesp.br). A coordenação do Genoma Vírus está a cargo de um comitê formado por membros das instituições que participam do projeto. Três grandes centros coordenarão o sequenciamento e análise do material genético.

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo e o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde serão responsáveis pela coordenação do trabalho com o HIV-1. O Instituto de Biociências da USP será o centro de referência para o supervisionar a análise de dados de dois vírus, o HCV e o Hantavírus.

Palavras chave: vírus, estado, vai, hiv-1, fapesp, hantavírus, paulo, são, projeto, são paulo, estado são, centro referência, coordenação, vai mapear, secretaria, referência, respiratório, vgdn, centro, interessados projeto já,

Copyright © 2000 eHealth Latin America


conteúdos relacionados

Notícia / Publicada em 27 de setembro de 2001

Serviço paulista de DST será referência da OMS

Notícia / Publicada em 10 de setembro de 2001

Fapesp faz acordo com empresa de biotecnologia da Bélgica

Notícia / Publicada em 5 de janeiro de 2001

Brasil: SP Libera US$ 5 milhões para Novas Pesquisas

Notícia / Publicada em 3 de janeiro de 2001

Brasil: Governo Paulista Anuncia Novas Metas para Desenvolvimento de Pesquisas

Notícia / Publicada em 26 de dezembro de 2000

Brasil: Fapesp Investirá US$ 8 Milhões no Mapeamento de Vírus

Notícia / Publicada em 23 de dezembro de 2000

Resenha Semanal

Notícia / Publicada em 14 de dezembro de 2000

Brasil: Cientistas Brasileiros Desenvolvem Cateter para Tratar Doenças Cardíacas e Alguns Tipos de Câncer

Notícia / Publicada em 16 de agosto de 2000

Fundação Paulista Destina Verba para Centros de Inovação

Notícia / Publicada em 5 de julho de 2000

Tratamento Combinado é Seguro e Eficiente em Crianças Infectadas pelo HIV-1

© 2000 - 2013 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa