Quão súbita é a morte súbita? - Circulation 2006; 114:1146-50.

A morte cardíaca súbita (MCS), fora do hospital, é uma causa freqüente de mortalidade. As taxas de sobrevida permanecem baixas, apesar da intensificação dos esforços de cuidados médicos. O melhor entendimento das circunstâncias da MCS pode ser útil para o desenvolvimento de medidas preventivas que facilitem a indicação de reações adequadas em tal evento. Para estudar essas circunstâncias, Dirk Müller e colaboradores, da Universidade de Medicina de Berlim, Alemanha, realizaram estudo publicado recentemente.

Foram coletados dados sobre os casos de MCS fora do hospital, em Berlim, por meio de um banco de dados do sistema médico de emergência. As entrevistas foram realizadas por médicos emergencistas, no local do evento, logo após a declaração do óbito ou do retorno da circulação espontânea.

Das 5.831 missões...

Palavras chave: evento, casos, mcs, pacientes, sintomas, casos evento, circulation, fora hospital, mcs fora hospital, morte, mcs fora, circulation 2006;, dados, hospital, 2006, mais, berlim, médicos, fora, é,

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados


Assinantes


Esqueceu a senha?