Aterosclerose carotídea e risco de acidente vascular cerebral isquêmico em pacientes com fibrilação atrial sob tratamento com anticoagulante oral - Atherosclerosis. Volume 271, Pages 177–181.

Becantini C, Dentali F, G Camporese, Sembolini A, Rancan E, Tonello C, Manina G, Padayattil S, Agnelli G.

Antecedentes e objetivos: Não se sabe se a aterosclerose carotídea está associada a um aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico em pacientes com fibrilação atrial (FA) em tratamento anticoagulante. Para explorar esta associação, pacientes com FA em tratamento com antagonistas da vitamina K foram incluídos em um estudo prospectivo, multicêntrico.

Métodos: Na inclusão no estudo, os pacientes foram submetidos a ultrassonografia com Doppler para a avaliação da aterosclerose carotídea e, em seguida, foram acompanhados prospectivamente. AVC isquêmico ou ataque isquêmico transitório (AIT) foram os desfechos primários do estudo; a morte e suas causas foram...

Palavras chave: Cardiologia, fibrilação atrial, aterosclerose carotídea, estenose carotídea, acidente vascular cerebral, anticoagulantes.

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='Aterosclerose carotídea e risco de acidente vascular cerebral isquêmico em pacientes com fibrilação atrial sob tratamento com anticoagulante oral - Atherosclerosis. Volume 271, Pages 177–181. Cardiologia, fibrilação atrial, aterosclerose carotídea, estenose carotídea, acidente vascular cerebral, anticoagulantes.',@type='ARTICLE', @libdocidant=0, @max_rows=10, @key_rank=0


Assinantes


Esqueceu a senha?