Heterogeneidade cardiovascular e metabólica da obesidade: desafios clínicos e implicações para o gerenciamento - Circulation. 2018;137:1391-1406.

Ian J. Neeland, Paul Poirier, Jean-Pierre Després

A prevalência da obesidade aumentou globalmente nas últimas duas décadas. Embora o índice de massa corporal tenha sido um índice conveniente e simples de obesidade em nível populacional, estudos mostraram que a obesidade definida apenas pelo índice de massa corporal é uma condição extremamente heterogênea, com manifestações cardiovasculares e metabólicas variadas entre os indivíduos.

O tecido adiposo é um órgão metabólico primorosamente ativo envolvido em trocas cruzadas entre vários sistemas; a perturbação do tecido adiposo resulta em uma resposta patológica ao balanço calórico positivo em indivíduos suscetíveis que direta e indiretamente contribuem para doenças cardiovasculares e metabólicas.

A expansão inadequada do tecido adiposo...

Palavras chave: Cardiologia, obesidade, dislipidemia aterogênica, hiperinsulinemia, intolerância a glicose, hipertensão, aterosclerose, remodelação cardíaca adversa.

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados



© 2000 - 2018 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa