Níveis de vitamina D e risco de exacerbações agudas de doença pulmonar obstrutiva crônica: estudo de coorte prospectivo - American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine 2011.

Racional: Baixos níveis de 25-hidroxivitamina D têm sido associados a um risco aumentado de infeções respiratórias, na população geral, e a um maior risco de exacerbações de doença pulmonar em asmáticos. Nós levantamos a hipótese de que baixos níveis de vitamina D, em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), poderiam estar associados a risco aumentado de exacerbações agudas.

Objetivos: Determinar se os níveis basais de vitamina D relacionam-se a exacerbações subsequentes de DPOC, em uma coorte de pacientes de alto risco.

Métodos e Medidas: Os níveis plasmáticos de vitamina D foram determinados ao início em 973 participantes em um estudo com duração de um ano conduzido para determinar se a azitromicina administrada diariamente reduziria a incidência de exacerbações...

Palavras chave:

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='Níveis de vitamina D e risco de exacerbações agudas de doença pulmonar obstrutiva crônica: estudo de coorte prospectivo - American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine 2011. ',@type='ARTICLE', @libdocidant=0, @max_rows=10, @key_rank=0


Assinantes


Esqueceu a senha?