Minerais-traço, metais pesados e pré-eclâmpsia: descobertas da coorte de nascimentos de Boston - Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.119.012436.

Tiange Liu, Mingyu Zhang, Eliseo Guallar, Wang Guoying, Xiumei Hong, Xiaobin Wang e Noel T. Mueller

Antecedentes: A pré-eclâmpsia é o principal fator contribuinte para a morbidade e mortalidade materna e perinatal. Em experimentos com camundongos, o manganês (Mn) e o selênio (Se) são protetores, enquanto o cádmio (Cd) é promotor da pré-eclâmpsia. Os achados epidemiológicos sobre esses elementos químicos têm sido inconsistentes. Para confirmar os achados experimentais em camundongos, examinamos associações de minerais-traço (Mn e Se) e metais pesados ​​(Cd, chumbo [Pb] e mercúrio [Hg]) com pré-eclâmpsia em uma coorte de nascimentos.

Métodos e resultados: Um total de 1.274 mulheres da Coorte de Nascimentos de Boston (inscritas desde 1998) tinham...

Palavras chave: Cardiologia, ginecologia e obstetrícia, pré-eclâmpsia, morbidade, mortalidade materna, manganês, selênio.

Divulgação



conteúdos relacionados
Minerais-traço, metais pesados e pré-eclâmpsia: descobertas da coorte de nascimentos de Boston - Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.119.012436. Cardiologia, ginecologia e obstetrícia, pré-eclâmpsia, morbidade, mortalidade materna, manganês, selênio.


Assinantes


Esqueceu a senha?