Heterogeneidade cardiovascular e metabólica da obesidade: desafios clínicos e implicações para o gerenciamento - Circulation. 2018;137:1391-1406.
Ian J. Neeland, Paul Poirier, Jean-Pierre Després
A prevalência da obesidade aumentou globalmente nas últimas duas décadas. Embora o índice de massa corporal tenha sido um índice conveniente e simples de obesidade em nível populacional, estudos mostraram que a obesidade definida apenas pelo índice de massa corporal é uma condição extremamente heterogênea, com manifestações cardiovasculares e metabólicas variadas entre os indivíduos.
O tecido adiposo é um órgão metabólico primorosamente ativo envolvido em trocas cruzadas entre vários sistemas; a perturbação do tecido adiposo resulta em uma resposta patológica ao balanço calórico positivo em indivíduos suscetíveis que direta e indiretamente contribuem para doenças cardiovasculares e metabólicas.
A expansão inadequada do tecido adiposo...
Palavras chave: Cardiologia, obesidade, dislipidemia aterogênica, hiperinsulinemia, intolerância a glicose, hipertensão, aterosclerose, remodelação cardíaca adversa.
conteúdos relacionados
Heterogeneidade cardiovascular e metabólica da obesidade: desafios clínicos e implicações para o gerenciamento - Circulation. 2018;137:1391-1406. Cardiologia, obesidade, dislipidemia aterogênica, hiperinsulinemia, intolerância a glicose, hipertensão, aterosclerose, remodelação cardíaca adversa.- Artigo
-
Hipertensão Arterial Sistêmica: Parte I – Abordagem e Avaliação Inicial
- Artigo
-
Semaglutida
- Artigo
-
Liraglutida
- Artigo
-
Miocardite em situações de tratamentos oncológicos
- Artigo
-
Angina de peito: avaliação diagnóstica - Parte I
- Artigo
-
Hipertensão arterial no idoso
- Artigo
-
Nefrolitíase Pediátrica
- Artigo
-
Insuficiência Cardíaca
- Artigo
-
Angina de peito: avaliação diagnóstica - Parte II
- Notícia
-
Nova plataforma revela oportunidades potenciais para melhoria da pressão arterial



