Bócio Simples

Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:. - Introdução - Quadro clínico - Etiologia - Diagnóstico - Diagnóstico diferencial - Evolução e tratamento - Referências Bibliográficas. Introdução. Denomina-se bócio a todo aumento da glândula tireóide. Habitualmente, o mesmo é consequência de um aumento da produção de TSH como consequência de um defeito na secreção de hormônios tireoideanos. O aumento da tireoide, ou seja, o bócio, é uma reação adaptativa das células foliculares da tireoide a qualquer processo que bloqueie a produção do hormônio da tireoide. A causa mais comum de bócio é a deficiência de iodo. . A glândula tireoide normal mede 4 a 4,8cm nas dimensões sagital, 1 a 1,8cm na transversal e 0,8 a 1,6cm nas dimensões ântero-posteriores. Isso corresponde a um volume de 7 a 10ml nos cálculos da ultrassonografia e 10-20 gramas de peso. O tamanho da tireoide aumenta com a idade e o tamanho do corpo. É maior nos homens do que nas mulheres. O seu tamanho diminui com a maior ingestão de iodo. A presença do bócio pode ser determinada por inspeção, palpação ou por um estudo de imagem..

Palavras chave: Bócio, tireoide, simples, tamanho, aumento, iodo, aporte, diagnóstico, palpação, é palpável, polegar, síntese, substâncias.

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='Bócio Simples Bócio, tireoide, simples, tamanho, aumento, iodo, aporte, diagnóstico, palpação, é palpável, polegar, síntese, substâncias.',@type='ARTICLE', @libdocidant=17784, @max_rows=10, @key_rank=0


Assinantes


Esqueceu a senha?