06 - Melhoria do acesso
Equipe Editorial Bibliomed
A oferta do máximo acesso ao máximo de métodos anticon-cepcionais é essencial para
ajudar as pessoas a fazerem esco-lhas informadas. Na medida em que mais métodos fiquem
disponíveis e que o acesso a tais métodos aumente, mais pes-soas poderão encontrar o
método que mais lhes agrade. Muitas pessoas estão usando um método de planejamento
familiar diferente do que prefeririam usar. Por exemplo, em nove países com dados
comparáveis de uma pesquisa de saúde reprodutiva, o percentual de mulheres que disseram
que gostariam de estar usando um outro método variava de 11% em Maurício, a 48% na Costa
Rica (veja a Figura 4). As razões
apresentadas mais frequentemente foram as de que o método preferido era mais caro, muito
difícil de obter, ou de que não estava nunca disponível. Outras razões incluíam a
não aprovação do ponto de vista médico e a desaprovação da família. Outros estudos
fizeram observações semelhantes (19, 393, 407).
Mais métodos significa mais opções
Com a disponibilização de mais métodos anticoncepcionais, mais pessoas podem achar o
método que mais lhes convém inicialmente e, mais tarde, se for o caso, trocar de método
(170). Hoje, existe uma variedade de anticoncepcionais nunca antes vista. Mesmo assim,
para garantir maiores opções a um número maior de pessoas, novos métodos
anticoncepcionais fazem-se necessários (130, 159, 187, 287) e vários encontram-se já em
desenvolvimento (48).
A variedade de opções anticoncepcionais é grande. Entre as regiões em desenvolvimento,
a América Latina oferece a maior variedade de métodos e a África, a menor (357). Apesar
de praticamente todo país ter à disposição pelo menos alguns métodos, em muitos
países as pessoas têm pouco ou nenhum acesso a certos métodos.
Entre os 88 países em desenvolvimento estudados em 1999, a média percentual de casais
que tinham um acesso conveniente aos preservativos era de 79%, ou 76% no caso dos
anticoncepcionais orais, 61% ao DIU, 43% à esterilização feminina e 29% à
esterilização masculina. Esta análise dá pesos iguais aos países, seja qual for o
tamanho de sua população. O mesmo estudo observou que casais de 50 países têm pouco ou
nenhum acesso à vasectomia; em 29 países, à esterilização feminina; em 14 países, ao
DIU; em 5 países, aos anticoncepcionais orais; e em 2 países, aos preservativos (357).
Como reflexo das diferenças de disponibilidade de anticoncepcionais específicos, os
países demonstraram variar consideravelmente na combinação de métodos
anticoncepcionais disponíveis (151). Em nível nacional, a combinação de métodos de um
país pode indicar se as pessoas podem fazer ou não escolhas informadas (41).
A opção para trocar de método é essencial à continuidade do uso do planejamento
familiar (90). Quando se dispõe de uma variedade de métodos, as pessoas podem trocar de
método quando suas necessidades particulares mudam, ao invés de continuar a usar um
método que tenha se tornado inadequado ou insatisfatório ou, pior ainda, ao invés de
deixar de praticar a contracepção inteiramente. A oferta de uma variedade de métodos
também ajuda a garantir que pelo menos alguns métodos estarão sempre disponíveis,
mesmo quando faltam outros métodos por ocorrência de problemas na cadeia de fornecimento
(60).
Para ampliar as opções anticoncepcionais, os programas de planejamento familiar podem
oferecer métodos baseados na observação da fertilidade feminina juntamente com métodos
de suprimento (189). O pessoal dos serviços tem que saber explicar às clientes os
métodos baseados na percepção da fertilidade ou então saber a quem encaminhar as
clientes para receber treinamento sobre os mesmos. Existem estudos em andamento em cinco
países para examinar o acesso aos métodos baseados na percepção da fertilidade (160,
273).
Quantos métodos? Poucos programas dispõem dos recursos para oferecer
uma gama completa de métodos de planejamento familiar. Qual é o grau de variedade de
métodos que um programa deveria oferecer para garantir a escolha informada pelos
clientes? As diretrizes da OMS sobre a combinação de métodos anticoncepcionais não
mencionam métodos específicos que os programas deveriam oferecer. Mas informam que os
“programas devem oferecer uma variedade de tipos de métodos que permita atender às
necessidades diferentes de pessoas e casais diferentes” (465). Outros especialistas
recomendam que os programas ofereçam:
(Veja Foto 7)
- Opções anticoncepcionais tanto para homens como mulheres,
- Métodos temporários e métodos permanentes,
- Métodos hormonais e não hormonais,
- Métodos de suprimento e métodos baseados na percepção da fertilidade,
- Métodos controlados pelos serviços de atendimento e métodos controlados pelos
usuários,
- Opções anticoncepcionais para mulheres que amamentam, inclusive o Método da
lactação e amenorréia (LAM), e
- Contracepção de emergência (178).
Como a maior parte dos programas de planejamento familiar de países desenvolvidos depende
da doação de suprimentos e produtos, estes programas geralmente oferecem somente os
métodos fornecidos pelas entidades doadoras. As reduções das contribuições de
doadores reduzem, portanto, o acesso das pessoas ao planejamento familiar. O maior apoio
por parte dos doadores é essencial para garantir uma escolha informada (ver "A
comunicação necessária à escolha informada"). Além disso, as mudanças de
entidades doadoras e os métodos que os doadores fornecem, bem como os ciclos de
fornecimento e a coordenação inadequada geralmente causam faltas temporárias dos
suprimentos de anticoncepcionais (429).
Oferta de mais fontes de prestação de serviços
A ampliação dos tipos de prestação de serviços pode oferecer mais opções,
especialmente para pessoas que os programas convencionais têm dificuldade de atender
(327). Entre estas estão as pessoas de baixo nível de renda, as que vivem nas áreas
rurais, mulheres que não podem sair de casa e outras que desejam manter confidencial seu
uso de anticoncepcionais (335, 395). Além disso, quando há mais pontos de prestação de
serviço, as pessoas que desejam um anticoncepcional particular—por exemplo, uma
marca específica de preservativo ou uma formulação especial da pílula—podem
encontrá-lo mais facilmente.
Muitas pessoas escolhem um método de planejamento familiar em função do acesso que têm
ao método—particularmente quando a visita a uma clínica exige uma viagem longa
(160). Uma fonte mais próxima pode ser determinante na decisão entre usar a
contracepção e não usá-la nunca. Por exemplo, no Marrocos, uma pesquisa feita com
mulheres que em 1992 não tinham a intenção de usar a contracepção constatou que, em
1995, as que viviam próximo a um hospital, clínica, médico ou farmácia tinham maior
probabilidade de estar usando o planejamento familiar do que as que viviam mais longe. É
possível que outros fatores tais como diferenças econômicas e sociais ou mudanças das
intenções reprodutivas possam explicar a diferença, mas os pesquisadores concluíram
que a proximidade de uma fonte de suprimento era a razão mais provável (276).
Os programas podem oferecer métodos por meio de distribuição de base comunitária
(DBC), marketing social e provedores de serviços privados, além de clínicas de
planejamento familiar e hospitais. Nos programas de DBC, existe o pessoal de campo que
visita cada lar da comunidade ou usa organizações comunitárias e outras instituições
para oferecer os anticoncepcionais (16, 323).
Apesar da DBC ser de sustentação cara (217), ela expande as opções de planejamento
familiar trazendo os métodos anticoncepcionais às pessoas ao invés de exigir que as
pessoas visitem as clínicas ou farmácias (197). A DBC pode ser particularmente útil se
seus agentes forem treinados para dar injeções com segurança, aumentando desta forma as
opções de métodos que eles oferecem (337). Mas os agentes da DBC não podem ser
conselheiros eficazes se preferirem oferecer somente métodos que podem aplicar
imediatamente pois, desta forma, colocam maior pressão sobre os métodos de suprimento do
que os métodos que implicam num encaminhamento a outro serviço (244).
O marketing social de anticoncepcionais—ou seja, a promoção e venda de métodos de
planejamento familiar a preços subsidiados—pode melhorar o acesso tornando os
anticoncepcionais mais conhecidos, mais econômicos e mais disponíveis em lojas,
farmácias e outros pontos de varejo. Normalmente, os programas de marketing social
oferecem preservativos, pílulas e espermicidas e têm sucesso particularmente no
marketing de preservativos para a prevenção de infecções sexualmente transmitidas
(108, 135, 375).
Em geral, os programas de marketing social são adotados para promover anticoncepcionais
específicos e não para garantir informação sobre vários métodos e acesso aos mesmos.
Por esta razão, alguns argumentam que os programas de marketing social—por mais bem
intencionados que sejam—influenciam inevitavelmente as pessoas a escolher um
determinado método de planejamento familiar ao invés de outros (335).
Por isso, os programas de marketing social estão cada vez mais treinando farmacêuticos,
lojistas, assistentes comunitários de saúde e outros que vendem as marcas de marketing
social a oferecer aos clientes mais informações sobre várias opções de planejamento
familiar (11, 126). Os programas de marketing social podem estimular os lojistas a
discutir com os clientes a gama de métodos disponíveis e a oferecer informações sobre
segurança e instruções de uso apropriado dos anticoncepcionais (17, 148, 334).
As farmácias, os médicos de clínica geral e outros provedores de serviços do setor
privado constituem uma fonte crescente de suprimentos e serviços de planejamento familiar
(238, 270). Nos países em desenvolvimento, o setor comercial serve a 20% das mulheres que
usam métodos anticoncepcionais modernos (390). Em alguns países, as pessoas dizem que os
serviços privados de planejamento familiar oferecem melhor qualidade que os serviços
públicos e as pessoas podem e estão cada vez mais dispostas a pagar o preço integral de
tais serviços (47, 390, 417).
Population Reports is published by the Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns
Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland
21202-4012, USA
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