Ramo anômalo da artéria carótida interna extra-craniana - Relato de caso


Equipe Editorial Bibliomed

Jorge R. R. Timi; Fernando M. Ribeiro; Jeferson F. Toregeani; Enrique Vidal; Ricardo C. R. Moreira.
Serviço de Cirurgia Vascular Prof. Dr. Elias Abrão - Curitiba - PR

Resumo: A presença de ramos arteriais com origem na artéria carótida interna extra-craniana é situação rara podendo ou não ser detectado pré-operatoriamente pelo ecodoppler ou arteriografia e que pode ter implicações transoperatórias.

Objetivo: relatar um caso de vaso anômalo existente a 3 cm da origem da artéria carótida interna não detectado previamente pelo ecodoppler e revisar a literatura.

Material e Método: Uma paciente submetida a endarterectomia de carótida por lesão estenosante de 80% na origem da carótida interna apresentando durante a dissecção um vaso localizado na região posterior desta artéria a 3cm da origem da carótida interna, e com direção a região occipital.

Conclusão: Vasos anômalos com origem na artéria carótida interna são raros e podem ter implicações trans e pós-operatórias em lesões estenosantes das carótidas.

Palavras chave: interna, origem, artéria, carótida, carótida interna, caso, artéria carótida interna, anômalo, artéria carótida, origem artéria, extra-craniana, vaso, não, região, ecodoppler, r, carótida por, carótida por lesão, endarterectomia, submetida,

Divulgação



Publicidade

conteúdos relacionados



© 2000 - 2019 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa