07 - Benefícios não Anticoncepcionais para a Saúde

Equipe Editorial Bibliomed

Os injetáveis tem vários outros benefícios à saúde, além de evitar gravidezes involuntárias. Eles ajudam a evitar o câncer do endométrio e, possivelmente, o câncer do ovário. Além disso, eles ajudam as mulheres que sofrem de anemia e falcemia. Também, da mesma forma que outros métodos anticoncepcionais que impedem a ovulação, tais como os anticoncepcionais orais e, em escala menor, os implantes Norplant, os injetáveis protegem as mulheres contra a gravidez ectópica, que pode causar a morte devido ao grave sangramento interno repentino devido à ruptura da trompa de Falópio. Alguns estudos parecem apontar para outros benefícios dos injetáveis, entre eles a prevenção da doença inflamatória pélvica (DIP).

Redução da Anemia

Um anticoncepcional que aumente os níveis de hemoglobina é particularmente útil nos países em desenvolvimento, onde de 20% a 40% das mulheres sofrem de anemia devido à insuficiência de ferro (343). Vários estudos observaram que os níveis de hemoglobina no sangue aumentam nas usuárias de AMPD e EN NET (65, 121, 122, 201), enquanto outros estudos não constataram qualquer diferença (1, 129). Os injetáveis com somente progestogênio podem aumentar os níveis de hemoglobina reduzindo a perda de sangue menstrual, acelerando a formação das células vermelhas e prolongando seu período de sobrevivência (65, 121). Dois estudos de injetáveis mensais não detectaram qualquer mudança nos níveis de hemoglobina (86, 108), ao passo que um estudo de um ano do injetável Mesigyna detectou um aumento significativo depois da terceira injeção (208).

Veja Quadro 2 e Quadro 3

Menos Crises de Falcemia

A falcemia, ou anemia falciforme, é causada por um defeito na estrutura da hemoglobina que causa a deformação das hemácias, as quais adquirem o formato de foice ao serem privadas de oxigênio. Estas células bloqueiam o fluxo do sangue, provocando crises dolorosas de falcemia. A falcemia é mais comum entre as pessoas da raça negra, causando pelo menos 80.000 mortes anuais no mundo inteiro (231).

A testosterona, progesterona e os progestogênios tais como o AMPD, evitam as crises de falcemia, provavelmente ao estabilizar a membrana das células vermelhas, as hemácias (139). No único estudo que relaciona o AMPD e a falcemia, as mulheres que usaram o AMPD durante um teste conduzido por dois anos tiveram um número significativamente menor de crises de falcemia que as mulheres que receberam um placebo. Os testes hematológicos constataram aumentos significativos na contagem do total de hemoglobina e células vermelhas entre as usuárias do AMPD e decréscimos significativos no volume de células falciformes irreversíveis (65).

Outros Possíveis Benefícios

Os injetáveis com somente progestogênio podem ajudar as mulheres que sofrem de infecções do aparelho reprodutivo, epilepsia e endometriose. No entanto, a evidência é ainda insuficiente e fazem-se necessários estudos posteriores neste sentido.

Os injetáveis com somente progestogênio podem ajudar a evitar a doença inflamatória pélvica (DIP). Um estudo multinacional da OMS, conduzido com 319 mulheres que sofriam de DIP e 638 outras que serviam de pares de controle, constatou que, entre as usuárias de AMPD ou EN NET, o risco de desenvolver a doença inflamatória pélvica aguda era a metade do risco corrido pelas não-usuárias, apesar da diferença em risco não ter sido significativa devido ao tamanho reduzido da amostra (99). Os injetáveis podem proteger contra a DIP tornando mais espesso o muco cervical, evitando que os organismos de doenças sexualmente transmissíveis passem através do colo uterino.

Os progestogênios fizeram diminuir a freqüência das convulsões em mulheres que sofriam de epilepsia (194, 359). Vários estudos relataram que a freqüência das convulsões das mulheres diminui quando os níveis de progesterona são altos, durante o ciclo menstrual, e aumentam quando os níveis de estrogênio são altos. Um estudo realizado com 14 mulheres constatou que, quando se adicionava o acetato de medroxiprogesterona oral e injetado aos medicamentos antiepilépticos administrados a tais mulheres, durante um período médio de 12 meses, a freqüência das convulsões das 11 mulheres que haviam desenvolvido amenorréia diminuía em 30%, passando de 11 convulsões por mês (antes do acréscimo) a 5 convulsões (depois do acréscimo), o que constitui uma mudança significativa (194).

A endometriose provoca uma menstruação dolorosa e um sangramento prolongado. Usa-se uma dosagem diária de 20 a 30mg de medroxiprogesterona para tratar a endometriose (214). Os estudos clínicos sugerem que o AMPD na dosagem anticoncepcional provoca também a diminuição dos sintomas (154).


Population Reports is published by the Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202-4012, USA

Palavras chave: falcemia, mulheres, injetáveis, de , hemoglobina, ampd, níveis hemoglobina, níveis, estudos, devido, mulheres sofrem, é, crises, anemia, benefícios, pélvica, estudo, mulheres sofrem anemia, 65 121, usuárias ampd,

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='07 - Benefícios não Anticoncepcionais para a Saúde falcemia, mulheres, injetáveis, de , hemoglobina, ampd, níveis hemoglobina, níveis, estudos, devido, mulheres sofrem, é, crises, anemia, benefícios, pélvica, estudo, mulheres sofrem anemia, 65 121, usuárias ampd, ',@type='ARTICLE', @libdocidant=12055, @max_rows=10, @key_rank=0
Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

10 - Como Alcançar o Máximo de Acesso e Qualidade

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

05 - Efeitos Colaterais e Complicações

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

02 - Pesquisas e Aprovações Regulamentares

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

09 -Comunicação com o Público

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

08 - Aspectos Importantes da Orientação

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

01 - Uma Nova Era para os Injetáveis

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

03 - Uso dos Injetáveis

Notícia / Publicada em 12 de janeiro de 2004

Anemia materna é um fator de risco para depressão pós-parto

Notícia / Publicada em 6 de junho de 2002

Droga antitumoral pode ser útil na doença falciforme

Notícia / Publicada em 24 de julho de 2000

Crianças Brasileiras Apresentam Altos Índices de Anemia



Assinantes


Esqueceu a senha?