07 - Uso Mundial

Equipe Editorial Bibliomed

Mais de 106 milhões de mulheres do mundo inteiro estão usando o DIU, de acordo com estimativas baseadas em observações feitas pelas Pesquisas Demográficas e de Saúde e pesquisas semelhantes (veja a Tabela 2). Assim, o DIU é o segundo método de planejamento familiar mais comumente usado, logo após a esterilização voluntária feminina, sendo porém o mais usado entre os métodos reversíveis. As altas taxas de uso são provocadas pela China, onde vivem cerca de dois terços das usuárias de DIU do mundo. Na maioria dos países que já conduziram mais de uma pesquisa sobre a prevalência do uso de anticoncepcionais, com a utilização de amostragens representativas, o uso do DIU manteve-se estável ou aumentou a partir de 1970. No entanto, nos casos em que estão disponíveis a esterilização voluntária e os anticoncepcionais injetáveis, o uso destes métodos cresceu, em geral, mais rapidamente do que o uso do DIU (391).

Países em Desenvolvimento

A mais alta prevalência do uso do DIU em países em desenvolvimento é no Vietnã e na China, onde 30% ou mais das mulheres casadas e em idade reprodutiva usam o DIU. No Vietnã, o DIU representa quase dois terços de todo o uso de anticoncepcionais (584). Na China, o DIU e a esterilização voluntária feminina são usados por números aproximadamente iguais de mulheres (66, 67). O DIU é amplamente usado em vários outros países asiáticos, particularmente na Indonésia e Taiwan, onde já no início do década de 70, o governo contratava médicos particulares para fazer a colocação do DIU e a esterilização voluntária (606).

No Oriente Médio e Norte da África, o DIU é o método principal usado em vários países. No Egito, Jordânia e Tunísia, os aumentos acentuados do uso do DIU foram responsáveis pela maior parte do crescimento da prevalência geral dos anticoncepcionais durante os anos 80 (477, 489, 506, 518). Em dois desses países, Egito e Jordânia, o aumento do uso do DIU ocorreu às custas da pílula anticoncepcional. Mais de um terço de todas as mulheres que praticam a anticoncepção no Egito, Jordânia e Tunísia dependem agora do DIU (veja a Tabela 3). Na Turquia, o uso do DIU também cresceu nos últimos anos (388). Em 1988, o uso do DIU aumentou em cerca de um terço depois de uma campanha de 3 meses veiculada pelos meios de comunicação de massa, a qual encorajava as pessoas a visitar as clínicas que ofereciam serviços de planejamento familiar (604).

Na maioria dos países da América Latina e Caribe, a esterilização voluntária feminina e os anticoncepcionais orais são usados mais comumente do que o DIU. Entre os países pesquisados recentemente, o DIU é o método anticoncepcional mais utilizado no Peru, onde 22% de todas as mulheres que praticam a anticoncepção dependiam do método em 1991-93 (622), e na Bolívia, onde 18% desse mesmo grupo de mulheres utilizava o DIU em 1994 (653). Mais de 10% das mulheres casadas em idade reprodutiva usam o DIU na Colômbia, Equador, México e Peru (veja a Tabela 3).

Na África do sub-Sahara, os níveis de uso do DIU são geralmente os mais baixos do mundo, como também o são as taxas de uso de anticoncepcionais. Entre os países que já realizaram pesquisas, Botswana tem o mais alto nível de uso do DIU, com 6% das mulheres casadas em idade reprodutiva (veja a Tabela 3).

Países Desenvolvidos

Entre os países desenvolvidos, o DIU parece ser mais amplamente usado na Europa, onde em alguns países, mais de um quarto das mulheres casadas em idade reprodutiva dependem do DIU, de acordo com pesquisas realizadas nos anos 80 (297, 640). Pesquisas realizadas nos anos 90 indicam que 15% das mulheres casadas em idade reprodutiva usam o DIU na República Tcheca e 11% na Eslováquia, mas essa proporção se reduz em outros países: 5% na Bélgica, 6% na Alemanha e 4% na Romênia (640). Na Rússia, 33% das mulheres casadas de idade entre 20 e 49 anos, que foram pesquisadas em 1994, declararam usar o DIU. As usuárias de DIU responderam por metade de todas as usuárias de anticoncepcionais (585). Uma pesquisa recente no Casaquistão informou que 40% das mulheres casadas usam o DIU, representando dois terços do total de uso de anticoncepcionais (611). No Canadá, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Japão, no máximo 5% das mulheres casadas e em idade reprodutiva usam o DIU (43, 187, 192, 220, 242, 324, 325). O uso do DIU atingiu um patamar ou começou a diminuir em muitos países desenvolvidos (181, 242, 263, 295, 324, 325, 390), em parte porque a esterilização voluntária se tornou amplamente disponível e popular entre as mulheres de maior idade (52, 182, 242, 324, 390).

Population Reports is published by the Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202-4012, USA

Palavras chave: diu, uso, mais, uso diu, países, mulheres, são, esterilização, de , onde, anticoncepcionais, é, diu é, esterilização voluntária, veja tabela, tabela, veja, método, voluntária, casadas idade reprodutiva,

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='07 - Uso Mundial diu, uso, mais, uso diu, países, mulheres, são, esterilização, de , onde, anticoncepcionais, é, diu é, esterilização voluntária, veja tabela, tabela, veja, método, voluntária, casadas idade reprodutiva, ',@type='ARTICLE', @libdocidant=12029, @max_rows=10, @key_rank=0


Assinantes


Esqueceu a senha?