Population Reports - Série M - Nº 18 - Pesquisas com homens: Novos resultados - 03 - Enfoque nos homens

Equipe Editorial Bibliomed

No mundo inteiro, as pesquisas entrevistam cada vez mais os homens, relatando seu uso dos anticoncepcionais, suas preferências reprodutivas, suas atitudes com relação ao planejamento familiar e seu comportamento sexual. Antes de 1990, foram realizadas apenas 4 pesquisas nacionais representativas dos homens. A partir de 1990, já foram realizadas 76 pesquisas com homens em 48 países, como parte dos programas DHS (Pesquisas Demográficas e de Saúde) e RHS (Pesquisas de Saúde Reprodutiva), inclusive as YARHS (Pesquisas de Saúde Reprodutiva com Jovens Adultos). Em todos os 48 países, exceto a Costa Rica1, as pesquisas feitas com homens têm representatividade nacional. Mas na Armênia, a pesquisa cobre somente a conscientização dos homens sobre a AIDS e seu comportamento sexual.

A maioria das pesquisas nacionais representativas feitas com homens foram conduzidas na Africa sub-Saara (ver a Figura 1). Outras vieram da América Latina e do Caribe. Somente uns poucos países da Ásia, Oriente Médio, África do Norte, Europa Oriental e Ásia Central fizeram pesquisas com homens. Vinte países – 16 deles na África sub-Saara – fizeram mais do que uma pesquisa nacional dos homens desde 1990.

O aumento das pesquisas com homens reflete o reconhecimento cada vez maior da importância dos homens para a saúde sexual e reprodutiva. Na década de 90, as conferências internacionais encorajaram formalmente os programas a enfatizarem a responsabilidade que os homens também têm pela saúde reprodutiva das mulheres e a promoverem a necessidade que os homens assumam um compromisso explícito de serem pais responsáveis e de contribuírem à saúde sexual e reprodutiva (5, 18, 19, 39, 42, 43, 46). Além disso, a crise de AIDS deixou não só mais evidente mas também mais urgente a necessidade de que os programas e políticas de saúde incluam os homens em suas considerações (2, 11, 14).

Mesmo assim, o número de pesquisas com homens ainda é muito menor do que o número de pesquisas com mulheres. Existem barreiras culturais e programáticas que freqüentemente impediram os esforços para pesquisar as atitudes dos homens sobre temas tais como a fertilidade e o planejamento familiar e desestimularam a participação dos homens nos próprios programas de planejamento familiar. Alguns programas de planejamento familiar negligenciaram a participação dos homens, assumindo que eram indiferentes ou se opunham ao planejamento familiar (14, 24). Alguns países, sobretudo onde é baixa a prevalência do HIV, não demonstram interesse em pesquisar os homens, ao passo que outros não dispõem de recursos para fazê-lo (47).

Escopo deste Informe

Este número de Population Reports dá uma visão geral das atitudes e comportamentos dos homens quanto à fertilidade e o planejamento familiar, tendo por base as pesquisas DHS, RHS e YARHS realizadas desde 1990. Os dados sobre a nível de conscientização e comportamento relativo ao HIV/AIDS tanto dos homens como das mulheres aparecerão em uma publicação pela Internet, que em breve acompanhará a presente.

Veja Foto

Desde 1990, o programa DHS já deu assistência técnica a pesquisas com homens em 39 países.2 Também o programa RHS deu assistência técnica a pesquisas com homens em 8 países: Albânia, Belize, Cabo Verde, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica e Romênia. Além disso, o programa RHS vem dando assistência técnica às Pesquisas de Saúde Reprodutiva com Jovens Adultos (YARHS) em 6 países desde 1990: Costa Rica, República Dominicana, Jamaica, Moçambique, Romênia e Zimbábue. As pesquisas DHS, RHS e YARHS receberam todas o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

A maioria das pesquisas do programa DHS incluem todos os homens, tanto casados como solteiros (ver a Tabela 1 do Apêndice). Mas alguns países pesquisados pelas DHS incluem somente os maridos de mulheres pesquisadas ou então homens casados atualmente ou que já foram casados alguma vez. Estas incluem as pesquisas DHS feitas no início dos anos 90 em Camarões, Níger e Ruanda, além de Bangladesh, Egito, Nepal, Paquistão e Turquia. Em todas as RHS, as amostras das pesquisas de homens são independentes das amostras de mulheres. As pesquisas RHS nunca entrevistam ambos os cônjuges de uma mesma família.

Este número de Population Reports faz comparações limitadas dos resultados obtidos com pesquisas de homens e de mulheres. As pesquisas com homens tendem a abordar os mesmos temas cobertos pelas pesquisas com mulheres. As perguntas abordam questões de importância tal como o conhecimento e o uso dos anticoncepcionais, o planejamento familiar, as preferências em termos de fertilidade, e a atividade sexual. Dados comparáveis das pesquisas feitas com mulheres podem ser encontrados em Population Reports, Novos resultados de pesquisas: Continua a revolução reprodutiva, Série M, Número 17, Primavera de 2003 (http:// www.infoforhealth.org/pr/m17/index.shtml).

Veja Foto

A pesquisas com mulheres foram feitas em um número muito maior de países do que as pesquisas com homens. Portanto, as constatações das pesquisas DHS e RHS sobre as mulheres representam mais amplamente a situação dos países em desenvolvimento. Não se poderia dizer o mesmo com relação às pesquisas com homens.

Além disso, as comparações entre homens e mulheres de idade reprodutiva não são exatas porque os grupos etários são definidos de forma diferente nas pesquisas. No informe, semelhante a este, que aborda os resultados das pesquisas com mulheres, o grupo de mulheres em idade reprodutiva é definido como as faixas de 15 a 49 anos ou 15 a 44 anos em todos os países. Já no presente informe sobre pesquisas com homens, os limites da idade reprodutiva dos homens variam entre os vários países. Alguns países não estabelecem limites inferiores ou superiores para a idade reprodutiva dos homens, outros têm tanto limites superiores como inferiores e outros têm ainda limites inferiores mas não têm limites superiores (veja a Tabela 1 do Apêndice).

Os dados aqui apresentados vêm principalmente de tabulações on-line feitas por compilador estatístico (STATcompiler) do programa DHS e de tabulações especiais que os programas DHS e RHS fizeram especialmente para a preparação deste informe. Alguns dados diferem ligeiramente dos dados que aparecem em informes finais publicados sobre cada país. As diferenças se devem principalmente à depuração adicional dos conjuntos de dados feita após a publicação dos informes finais de cada país. Os dados dos informes finais por país foram usados em casos onde os dados não estavam disponíveis no STATcompiler. (Os dados do STATcompiler e muitos informes finais de DHS para cada país estão disponíveis em http://www.measuredhs.com/)

Nem todas as pesquisas incluem perguntas sobre todos os tópicos apresentados neste informe, nem os entrevistados são definidos da mesma forma em todas as pesquisas. Por isso é que varia o número de países informados nas diferentes seções e tabelas.

Notas:

1 Na Costa Rica foi realizada somente uma pesquisa YARHS com homens e esta representa somente os homens mais jovens e não o grupo de homens como um todo.

2 Em 1999, foi conduzida também uma pesquisa com homens na Nigéria. Os dados foram coletados com uma assistência técnica limitada do programa DHS. A pesquisa DHS publica os resultados da pesquisa de 1999, porém os dados não foram incluídos neste informe por dúvidas quanto à sua comparabilidade.


Population Reports
é publicado pelo Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202-4012, USA.

Palavras chave: homens, pesquisas, saúde, pesquisas homens, 1990, familiar, rhs, países, mais, planejamento, mulheres, número, homens, também, sexual, programas, pesquisas nacionais representativas, nacionais representativas, planejamento familiar, participação homens,

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='03 - Enfoque nos homens homens, pesquisas, saúde, pesquisas homens, 1990, familiar, rhs, países, mais, planejamento, mulheres, número, homens, também, sexual, programas, pesquisas nacionais representativas, nacionais representativas, planejamento familiar, participação homens,',@type='ARTICLE', @libdocidant=14902, @max_rows=10, @key_rank=0
Artigo / Publicado em 29 de agosto de 2002

05 - Impacto sobre a saúde reprodutiva da mulher

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

09 -Comunicação com o Público

Artigo / Publicado em 22 de agosto de 2000

06 - Projeto de Qualidade

Notícia / Publicada em 2 de janeiro de 2019

Aumenta a incidência da demência no mundo

Notícia / Publicada em 9 de abril de 2018

Muitos adultos não recebem avaliações adequadas de risco sexual

Notícia / Publicada em 18 de fevereiro de 2013

Interrupção do tabagismo antes dos 40 anos de idade reduz o risco de morte

Notícia / Publicada em 20 de outubro de 2008

Subfertilidade associada a obesidade e baixo peso

Notícia / Publicada em 1 de setembro de 2003

Sociedade médica portuguesa prepara estudo sobre as disfunções sexuais

Notícia / Publicada em 30 de dezembro de 2000

Resenha Semanal

Notícia / Publicada em 28 de dezembro de 2000

Brasil: Saúde Será Contemplada em Pesquisa de Planejamento Tecnológico



Assinantes


Esqueceu a senha?