Population Reports - Série Q - Nº 02 - Organizando melhor o trabalho - 03 - Como Entender a Organização do Trabalho

Equipe Editorial Bibliomed

Muitos problemas ao nível da prestação de serviços de saúde podem ser mais bem entendidos e resolvidos examinando a organização como um todo. Geralmente, o sistema de prestação de atenção à saúde envolve diferentes unidades, departamentos e níveis geográficos, incluindo os níveis central, regional e comunitário. Analisar a forma pela qual o trabalho está organizado ajuda os administradores e prestadores de saúde em todo o sistema a ver sua organização como um conjunto de recursos interdependentes (incluindo a infra-estrutura, suprimentos, locais de referência de pacientes) e processos (tais como a marcação de consultas de clientes e o gerenciamento das informações) que mudam e evoluem de forma a responder às necessidades tanto dos clientes como do pessoal. Ao invés de examinar ferramentas ou procedimentos individuais, o conceito de organização do trabalho procura analisar se os diferentes elementos de uma organização trabalham em conjunto, funcionam de forma eficiente, e focalizam as necessidades de ambos, clientes e prestadores de serviços.

No setor privado, os conceitos que ajudam as organizações a se concentrar na melhoria do atendimento ao cliente substituíram, há muito tempo, as abordagens gerenciais anteriores que focalizavam exclusivamente na execução das tarefas. Cada vez mais, também na atenção à saúde, os conceitos orientados aos clientes e aos serviços, ao contrário de abordagens orientadas em tarefas, orientam a prestação de serviços. Presentemente, a Iniciativa MAQ (Maximização do Acesso e da Qualidade) aplicou o conceito de organização do trabalho para facilitar serviços orientados aos clientes de planejamento familiar e outros serviços de saúde reprodutiva.

Uma melhor organização do trabalho não precisa ser complicada nem consumir muito tempo. Muitas vezes, uma pequena mudança de um processo ou procedimento pode ajudar a resolver importantes problemas relacionados ao trabalho. Por exemplo, a redistribuição da carga de trabalho entre vários prestadores de serviços, a eliminação de passos desnecessários nos procedimentos, ou a realização de certas tarefas ao mesmo tempo (ao invés de uma de cada vez) podem melhorar o nível dos serviços e economizar tempo e recursos.

O conceito de organização do trabalho pode ajudar a tratar dos nove elementos chaves que, se negligenciados, interferirão com a facilidade de acesso e a qualidade dos serviços. Os elementos se aplicam a diferentes níveis da prestação de serviços: o sistema de saúde, a unidade de saúde, e o pessoal (Veja Figura.)

Para cada um destes elementos, o sub-comitê de Organização do Trabalho do MAQ identificou vários princípios básicos que ajudam o pessoal a melhorar os serviços. Estes princípios refletem a experiência e a opinião de peritos do sub-comitê. Embora estes princípios tenham usado a área de planejamento familiar e outros programas de saúde reprodutiva como base, também podem ser aplicados a uma gama de outros serviços de prestação da atenção à saúde.

A continuação deste documento consiste de nove seções, cada uma tratando de um dos nove elementos essenciais da organização do trabalho. Cada seção apresenta e discute os princípios que orientem um desempenho realmente eficaz. Ainda, cada seção apresenta um ou mais quadros denominados "Princípios em Ação", que apresentam exemplos breves de experiências de vários países. A última seção contém recomendações e instrumentos para ajudar aos administradores e prestadores de serviços de saúde a colocar em prática os elementos e princípios.

Population Reports é publicado pelo Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202-4012, USA.

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