Population Reports - Série Q - Nº 02 - Organizando melhor o trabalho - 01 - Como Organizar Melhor o Trabalho
Equipe Editorial Bibliomed
As organizações de planejamento familiar e outras organizações de atenção à saúde em países em desenvolvimento cada vez mais precisam mostrar maior desempenho com os mesmos recursos, e muitas vezes com menos. A reorganização dos processos de trabalho apresenta uma forma sensata de ajudar o pessoal da saúde, a qualquer nível, a lidar com a crescente demanda de serviços.
Você pode melhorar como o trabalho é organizado e executado quer seja o gerente de uma clínica, um prestador da linha de frente, supervisor de um programa ou administrador distrital. Muitas vezes, mudanças muito simples permitem que as organizações passem a servir melhor os clientes, ofereçam mais satisfação ao pessoal pelo trabalho, funcionem de forma mais efetiva, reduzam os desperdícios e até diminuam ou recuperem seus custos.
Organizar o Trabalho para Maior Eficiência e Melhores Serviços
Constituem desafios para as organizações de saúde de todos os lugares a descentralização, a integração dos serviços, a epidemia de AIDS e o aumento de pressão para alcançar comunidades mais pobres e remotas. Para enfrentar esta situação, as organizações necessitam funcionar de forma mais eficaz, tornar-se mais eficientes e atender às necessidades cada vez mais diversas dos clientes.
A abordagem da organização do trabalho pode ajudar. Ela estimula os gerentes e os prestadores de serviços a verem suas organizações como um conjunto de recursos e processos e a se perguntarem: Estes recursos e processos funcionam conjuntamente? Atendem às necessidades dos clientes e dos prestadores? O que fazer para que funcionem de forma mais produtiva? Ao tratar destas perguntas, o pessoal da saúde acaba descobrindo formas mais efetivas e eficazes de trabalho. A melhoria da organização do trabalho não tem que ser, necessariamente, um processo complicado, caro, ou prolongado.
Na área da saúde, a prestação de serviços está cada vez mais concentrada no atendimento das necessidades dos clientes. A Iniciativa MAQ (Maximização do Acesso e da Qualidade) identificou nove elementos chave na prestação dos serviços de saúde nos quais se pode aplicar a abordagem da organização do trabalho para melhor atender às necessidades de saúde reprodutiva dos clientes:
Uso de práticas baseadas em evidências. As organizações que baseiam suas práticas clínicas nas melhores evidências disponíveis podem remover barreiras desnecessárias ao atendimento de saúde e oferecer serviços de melhor qualidade.
Capacidade de adaptação. Previsão e flexibilidade permitem que os gerentes dos serviços tratem das flutuações que são comuns na prestação de serviços de saúde.
Vínculos com outros serviços e locais. Um bom sistema de referência ajuda as organizações a oferecer acesso a uma gama completa de serviços.
Redução da burocracia e maximização do uso de informações. Levantar e utilizar somente àqueles dados necessários para as decisões reduz a burocracia e economiza tempo.
Fatores físicos. Os prestadores de serviços podem otimizar o uso do espaço e dos recursos para garantir que estejam bem organizadas, bem estocadas e confortáveis.
Horário de atendimento e marcação de consultas. Tanto os clientes quanto os prestadores de serviços de saúde se beneficiam quando a marcação de consultas leva as suas necessidades em consideração.
Fluxo dos clientes. Quando se facilita e agiliza o movimento de clientes pela clínica, o tempo de espera é reduzido e há mais tempo para interação entre clientes e prestadores de serviços de saúde.
Divisão de tarefas e descrição do trabalho. Os prestadores de serviços e administradores de saúde podem ser mais produtivos – e mais satisfeitos – quando todos conhecem as suas responsabilidades e têm a autoridade de executá-las.
Fatores sociais. As lideranças, o desenvolvimento do pessoal e linhas abertas de comunicação, motivam e apóiam o pessoal, que é o recurso mais importante de uma organização de atenção à saúde.
Para melhorar a organização do trabalho, é preciso que as pessoas examinem com novos olhos seus programas e funções, para aprenderem e concordarem a trabalhar em conjunto de maneiras aprimoradas. Consegue-se uma boa organização do trabalho quando todos os nove elementos da prestação de serviços são abordados, integrados e administrados em um conjunto. Existem princípios básicos para orientação prática, incluindo os seguintes:
- Remover barreiras desnecessárias que limitam a atenção à saúde;
- Obter um equilíbrio entre as necessidades dos clientes e as necessidades dos provedores de serviços;
- Promover o trabalho em equipe, não a forma hierárquica de pensar;
- Planejar para enfrentar as flutuações na prestação de serviços de saúde;
- Fornecer cada serviço de saúde na unidade mais primária que seja prática;
- Empoderar o pessoal tanto para levantar quanto para usar dados; e
- Usar as intervenções e abordagens mais atualizadas que existam.
Quando os programas aplicam os princípios da boa organização do trabalho, passam a servir melhor o cliente, os prestadores de serviços se tornam mais produtivos e satisfeitos, e os recursos são usados de forma mais eficaz.
Population Reports é publicado pelo Population Information Program, Center for Communication Programs, The Johns Hopkins School of Public Health, 111 Market Place, Suite 310, Baltimore, Maryland 21202-4012, USA.
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