Population Reports - Série J - Nº 48 - Guia REALCE de Orientação/Aconselhamento - 11 - O Aconselhamento Começa pela Comunidade

Equipe Editorial Bibliomed

A informação comunitária e o aconselhamento de clientes são atividades paralelas. Quanto mais informadas estiverem as pessoas antes do aconselhamento individual, mais este aconselhamento pode ajudar as clientes a tomar decisões informadas que atendam realmente às suas necessidades.

Por que dar palestras e promover grupos de discussão na comunidade?

• Para informar mais pessoas de uma só vez e, assim, poupar tempo.

• Para informar a comunidade sobre os serviços disponíveis.

• Para estimular as pessoas a pensar sobre suas opções antes mesmo de falar com um profissional de saúde.

• Para deixar mais tempo no aconselhamento para tratar de cada necessidade da cliente e ajudá-la a entender as instruções.

• Para responder perguntas que as pessoas são muito tímidas para fazer.

• Para dar início em uma discussão permanente na comunidade.

• Para criar um entendimento comum entre as pessoas. Isso ajuda a evitar boatos.

• Para conscientizar as pessoas cujo comportamento sexual é cheio de riscos, estimulando-as a um comportamento mais seguro.

• Para ajudar as pessoas a compartilhar suas experiências e apoiar-se mutuamente nas decisões de saúde.

Quando e Onde?

• Quando os grupos comunitários se reúnem.

• Nos locais de trabalho ou nas escolas.

• Em reuniões públicas especialmente planejadas.

• Em outros eventos públicos tais como jogos esportivos, feiras, exposições.

• Nas salas de espera de clínicas ou postos de saúde.

Dicas de palestras e discussões

• Descubra com antecedência quem será seu público, o que eles já sabem e o que eles gostariam de saber.

• Prepare-se para a apresentação. Estabeleça metas, pontos principais e algumas questões para discussão. Planeje o seu tempo.

• Para começar, apresente-se e apresente o tema.

• Faça algo para deixar as pessoas à vontade. Em grupos pequenos, você pode começar com uma dinâmica de grupo ou pedir às pessoas para se apresentarem.

• Comece a discussão dando informações simples e claras.

• Use palavras que todos entendam.

• Use materiais audio-visuais (veja figuras 2 e 3) inclusive amostras de anticoncepcionais (se for o caso).

• Procure manter ativa a discussão. Olhe nos olhos dos participantes, estimule a participação de todos com perguntas e comentários. Faça perguntas aos participantes, com cuidado e tato.

• Convide as pessoas a falar de suas próprias experiências.

• Se a discussão mudar de rumo e ficar muito vaga, procure trazer o grupo de volta fazendo uma pergunta adequada.

• Faça um resumo dos pontos mais importantes discutidos, tanto durante como no final da reunião.

• Ao final, sugira uma ação importante que cada pessoa presente possa executar, por exemplo, cada participante pode se comprometer a contar a uma outra pessoa da comunidade algo que tenha aprendido na reunião.

Veja tabela 1

Sugestão de discussão: Faça uma lista dos grupos e lugares onde a apresentação e as discussões poderiam ocorrer. Discuta como contatar esses grupos, preparar apresentações e discussões e como executá-las.

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