Population Reports - Série J - Nº 48 - Guia REALCE de Orientação/Aconselhamento - 10 - Idéias para os Serviços de Saúde:

Equipe Editorial Bibliomed

Aprenda a Orientar Melhor

• Estude e discuta: aprenda com este Guia de Orientação/Aconselhamento. Experimente as Sugestões de Exercícios e Discussões.

• Representação de Papéis: Ensaie com um colega uma situação de aconselhamento, em que um faz o papel de cliente e o outro, de orientador. Imagine a personalidade, situação de vida e as decisões que a cliente fictícia está vivendo. Aí represente a cena de como seria o aconselhamento. Se quiser, convide outros colegas para assistir.
Depois da representação, discuta o que foi bem e o que poderia ser melhorado. Discuta outras abordagens para tratar das necessidades da "cliente" fictícia. Os outros devem fazer uma crítica clara porém construtiva, pois a finalidade aqui é aprender.
Todos podem se alternar na representação de papéis, seja como cliente ou como orientador. Depois de alguma prática, alguém poderá fazer o papel de uma cliente mais "difícil", por exemplo, uma cliente que fale muito pouco, ou que deseje que você decida tudo para ela, ou que chore toda hora (veja "Os Desafios do Aconselhamento" ).

• Observação: Peça a um colega para observar você aconselhando uma cliente e depois comentar com você o seu trabalho (peça permissão para a cliente primeiro). Seu colega poderá usar a lista de verificação no capítulo veja "Os Desafios do Aconselhamento".

• Material de apoio: Mantenha este guia e outros materiais à mão quando aconselha. Assim você pode responder melhor às dúvidas de suas clientes. Tenha um jogo de ilustrações para mostrar à cliente. Experimente mostrá-los e ver o que funciona melhor.

• Ambiente favorável: No seu local de trabalho específico, quais são os obstáculos a um bom aconselhamento? É, por exemplo, falta de privacidade? Discuta com seus próprios colegas o que podem fazer para minorar essa situação, por exemplo, sair com a cliente do local para poder conversar. Se for adequado, discuta também com seu supervisor uma solução para criar um espaço mais reservado onde você possa dar orientação às clientes.

Þ Frases úteis para aprender a dar uma melhor orientação

"Uma forma de melhorar minha capacidade de orientação hoje é...."

Como profissional de serviço de saúde, você frequentemente pede às clientes que modifiquem seu comportamento para ter melhor saúde. Da mesma forma, você deseja mudar seu comportamento para ser mais eficaz nas orientações que dá. A mudança é mais fácil quando se dá um passo de cada vez. Por exemplo, tendo decidido mudar uma técnica de aconselhamento, você pratica essa mudança na semana seguinte. Nessa mesma semana, já decide sua próxima mudança, que praticará na terceira semana, e assim sucessivamente.

Dicas para os gerentes dos serviços de saúde:

Como Promover um Melhor Aconselhamento

Ajude a equipe a receber treinamento:

• Deixe claro para a equipe por quê todos necessitam aprender mais sobre o processo de aconselhamento e por quê o treinamento é tão importante.

• Tenha cópias deste manual para toda a equipe.

• Inscreva sua equipe em cursos de treinamento. Estude antes os objetivos e o currículo dos cursos.

• Selecione os que serão treinados usando critérios justos.

• O período de treinamento deve ser contado como período de trabalho.

• Inscreva-se também no treinamento.

• Dê tempo ao pessoal para desincumbir-se das tarefas necessárias antes do treinamento.

• Ajude a equipe a colocar em prática o treinamento:

• Reconheça o pessoal treinado perante os outros e perante os clientes.

• Providencie para que a equipe recém treinada possa colocar em prática, imediatamente, sua novas habilidades.

• Peça aos treinandos para apresentar o que eles apreenderam ao resto da equipe.

• Deixe claro para toda a equipe que uma boa orientação é sempre importante e que tratar as clientes com respeito é essencial.

• Estabeleça metas de melhoria do nível do aconselhamento por parte de toda a equipe e exija essas melhorias. Faça um acompanhamento e informe à equipe sobre seu progresso.

• Certifique-se que a equipe tenha material educativo (cartões, cartazes, amostras, modelos) para utilizar durante a orientação.

• Dê um bom exemplo tratando os clientes com respeito.

• Seja um bom instrutor. Observe a orientação (com permissão da cliente) dada por membros da equipe e dê a eles a orientação necessária.

• Anuncie e recompense os bons trabalhos de aconselhamento. Nas avaliações de desempenho da equipe, leve em consideração sua capacidade de aconselhar.

• Estimule a equipe a sugerir formas de acabar com os obstáculos à boa orientação.

• Organize sessões de reciclagens periódicas.

• Dê tempo à equipe para praticar e ensaiar.

Planejamento Familiar para a Mulher que Amamenta

Os profissionais de saúde reprodutiva devem estimular a amamentação, que além de ser a melhor alimentação para o bebê, é também um meio natural de evitar a gravidez.

Quando a amamentação ajuda a evitar a gravidez? Para saber, você pode fazer 3 perguntas à cliente:

1. Sua menstruação já retornou?
Se ela responder "não", faça a pergunta no. 2. Se ela responder "sim", ela vai precisar de outro método anticoncepcional. Ela deve continuar a amamentar o bebê.

2. Você já está dando outros alimentos regularmente ao seu bebê, além do leite materno? Ou você está espaçando muito os períodos de mamada, de dia ou de noite?
Se ela responder "não", faça a pergunta no. 3. Se ela responder "sim", ela vai precisar de outro método anticoncepcional. Ela deve continuar a amamentar o bebê.

3. Seu bebê tem mais de 6 meses?
Se ela responder "não" a todas as 3 perguntas acima, a amamentação evitará a gravidez de forma tão eficaz quanto a pílula ou o DIU, quando usados corretamente.

O uso da amamentação como método anticoncepcional é chamado de Método de Amenorréia Lactante. A mulher que usa o LAM deve ser estimulada a:

• Amamentar frequentemente, tanto de dia como de noite. Pelo menos 85% da alimentação do bebê deve ser leite materno.

• Amamentar corretamente. (Aconselhe a cliente sobre as técnicas de amamentação e as dietas.)

• Introduza outros alimentos apenas quando o bebê fizer 6 meses. Se possível, amamentar antes de oferecer os outros alimentos. O leite materno é uma fonte importante de proteção contra doenças para as crianças até 2 anos de idade.

Quando começar a usar um método anticoncepcional? Assim que qualquer das 3 perguntas acima começar a ser respondida com um "sim". Veja na página 9 a informação sobre os métodos a usar durante a amamentação.

Uma mulher infectada com o vírus HIV da AIDS pode amamentar? O vírus HIV pode passar para o bebê através do leite materno, portanto a mulher não deve amamentar. Ela precisa ser informada sobre isso, escolher outro método anticoncepcional e receber orientação sobre a melhor alimentação alternativa para a criança.

Contracepção Oral de Emergência

O que é? É o uso de anticoncepcional oral combinado (pílula) ou medicação similar que é tomada após uma relação sexual desprotegida, como forma de evitar a gravidez.

Por quê? Quando a mulher teve uma relação sexual (consensual ou não) sem proteção e deseja evitar a gravidez.

Como tomar? Em duas doses: a primeira o mais rápido possível, até no máximo 72 horas depois da relação sexual desprotegida. A segunda, 12 horas depois da primeira.

Que pílula tomar? Veja a tabela abaixo.

Qual é o nível de proteção obtido? Há indicações de que evita 3 de cada 4 gravidezes. É menos eficaz que a maioria dos métodos anticoncepcionais e por isso, não deve ser usada rotineiramente.

Como funciona? Basicamente, ao evitar a ovulação, mas NÃO interrompe uma gravidez já existente.

Efeitos colaterais? Enjôos (mal estar de estômago). Para evitar enjôos, procure comer depois de tomar a pílula. Vômitos: se vomitar dentro de 2 horas após tomar a pílula, repita a dose. Em caso contrário, não tome mais pílulas do que necessário pois não aumentam o efeito e podem aumentar o enjôo.

Necessidades especiais de aconselhamento? Ofereça apoio, como sempre, e não julgue. Se a mulher sofreu violência sexual, precisará de cuidados médicos e psicológicos. Encaminhe a paciente para o local apropriado.

Ajude-a a pensar na necessidade futura de evitar as DST's e a gravidez. Ela pode iniciar qualquer método anticoncepcional imediatamente.

A seguinte tabela mostra quantas pílulas tomar, dependendo da fórmula:

Fórmula (exemplos de marcas)

1ª Dose 1ª Dose
Anticoncepcionais orais só de progestagênio, com 0,075 mg (75 µg) de norgestrel (Ovrette, Neogest, Norgeal) 20 20
Anticoncepcionais orais só de progestagênio, com 0,03 mg (30 µg) de levonorgestrel (Follistrel, Microval, Microlut, Microluton, Mikro-30 Wyeth, Mikro-30, Norgeston, Nortrel) 25 25
Anticoncepcionais orais combinados de baixa dosagem, com 0,15 mg ou 0,25 mg de levonorgestrel, ou então 0,3 mg ou 0,5 mg de norgestrel, mais 0,03 mg de etinilestradiol (Lo-Femenal, Lo/Ovral, Mala-D (Índia), Nordette, Microgynon-30) 4 4
Anticoncepcionais orais combinados de "dosagem standard", com 0,125 mg ou 0,25 mg de levonorgestrel, ou então 0,5 mg de norgestrel, mais 0,05 mg de etinilestradiol (Eugynon 50, Nordiol, Ovral, Microgynon-50, Nordette 50) 2 2
0,25 mg de levonorgestrel mais 0,05 mg de etinilestradiol (Preven) 2 2
0,75 mg de levonorgestrel (Postinor-2) 1 1


Dicas sobre o uso de materiais audiovisuais

Os materiais audiovisuais ajudam as clientes a aprender e a se lembrar. Esses materiais incluem amostras e modelos de dispositivos anticoncepcionais, cartazes, panfletos, cartões de lembrete, fitas, videos, desenhos e diagramas, como os que ilustram esta página. Mesmo um dispositivo audiovisual simples, feito artesanalmente, é melhor do que não ter nada. Damos a seguir algumas dicas sobre o melhor uso dos materiais audiovisuais:

• Certifique-se de que as clientes podem ver o material facilmente.

• Explique as ilustrações e aponte os pontos específicos a que você se refere.

• Olhe principalmente para a cliente e não para o cartaz.

• De vez em quando, mude os cartazes na sala de espera, permitindo que as clientes aprendam algo de novo a cada visita.

• Peça às clientes que toquem e segurem os modelos dos dispositivos anticoncepcionais.

• Use os modelos dos dispositivos quando explicar como usar o método. Tanto os clientes como as clientes podem praticar a colocação de um preservativo masculino em um modelo de pênis, numa banana ou em outro dispositivo semelhante. É preciso dispor de um ambiente de privacidade para essas práticas.

• Se possível, dê às clientes folhetos para levar para casa, ou seja, material para lembrar-lhes do que devem fazer. Discuta esses materiais com a cliente, ao mesmo tempo que lhe passa informações. Assim, quando ela vir o material em casa, se lembrará dessas informações.

• Sugira que a cliente mostre a outras pessoas o material que levar para casa.

• Faça pedidos de mais materiais que as clientes levam para casa, antes que eles acabem.

• Prepare você mesmo esse tipo de material, se os suprimentos acabarem de repente.

Vasectomia

Você pode usar esta ilustração para mostrar às clientes como é feita a vasectomia. Ela mostra como os condutos do sistema reprodutor do homem são cortados para evitar que o esperma saia do corpo. Uma descrição mais detalhada da cirurgia de vasectomia está no quadro azul.

(Figura 1)

Esterilização Feminina
(Ligação das trompas)

Você pode usar as ilustrações abaixo para mostrar às clientes como é feita a ligação das trompas. A ilustração maior mostra onde as trompas são bloqueadas. As 2 figuras menores mostram onde a incisão é feita na pele, a superior mostra o local de uma laparoscopia e a inferior, da minilaparotomia. Para uma descrição mais detalhada dos procedimentos de esterilização feminina, veja o quadro azul.

(Figura 2)

DIU
(Dispositivo Intra-uterino)

Use a ilustração abaixo para mostrar às clientes como o DIU é colocado no útero.

(Figura 3)

E se ela estiver grávida? Pergunte para descobrir...

As mulheres não devem começar a usar um método qualquer se estiverem grávidas.

Geralmente, bastam algumas perguntas para determinar se a mulher tem possibilidade de estar grávida. O teste de gravidez e o exame físico não são sempre necessários e podem afugentar as clientes.

Se uma mulher responder "Sim" a qualquer uma das 6 perguntas abaixo, é quase certo que ela não esteja grávida. (Assim que ela responder "Sim" a uma pergunta, você pode ignorar as outras.)

1. Ela deu à luz nos últimos 6 meses e está amamentando regularmente e não teve ainda nenhuma menstruação?
2. Ela não teve relação sexual vaginal desde a última menstruação?
3. O seu período menstrual começou nos últimos 7 dias?
4. Ela vem usando um método anticoncepcional de forma correta e seu último período menstrual foi há menos de 5 semanas atrás?
5. Ela deu à luz nas últimas 4 semanas?
6. Teve aborto provocado ou espontâneo nos últimos 7 dias?

Fonte: Adaptado do Grupo de Trabalho de Orientação/Competência Técnica da Family Health International.

Se a cliente responder "Não" a todas as perguntas acima, ela pode estar grávida, ou seja, não se pode excluir a probabilidade de gravidez. Ela já notou algum sinal de gravidez? Se a resposta for afirmativa, tente confirmar pelo exame físico ou teste.

Se a probabilidade de gravidez não puder ser excluída pelas respostas da cliente, deve ser feito um teste de gravidez ou esperar pela próxima menstruação antes de começar a usar anticoncepcionais orais combinados ou só de progestagênio, injetáveis, implantes Norplant, DIU ou fazer uma esterilização feminina. Até lá, ela poderá usar preservativos ou espermicidas. Se ela quiser, poderá também receber anticoncepcionais orais com instruções para somente iniciá-los depois que começar seu período menstrual.

Dicas para aconselhar adultos jovens

Geralmente, os adultos jovens enfrentam problemas diferentes de saúde reprodutiva do que os adultos de mais idade. Para orientar os jovens é preciso ser ainda mais franco, flexível, informado e compreensivo. Pode ser um desafio, mas também pode ser muito gratificante ajudá-los a tomar decisões sábias e saudáveis.
• Seja franco. Faça os jovens entenderem que nenhuma pergunta é errada e que mesmos os assuntos mais constrangedores podem ser discutidos.

• Seja flexível. Converse sobre quaisquer assuntos que eles queiram discutir.

• Dê respostas simples e diretas, usando palavras de fácil entendimento. Apreenda a discutir puberdade e sexo sem timidez (veja "Encorajar as perguntas").

• Procure inspirar confiança. Os jovens prezam muito a sinceridade nas pessoas. Para eles, é essencial poder confiar em você e na informação que você fornece. Se você não tiver a resposta a uma pergunta específica, diga que não sabe e prometa que buscará informar-se.

• Enfatize a circunstância do sigilo. Deixe claro que ninguém ficará sabendo sobre a consulta do/da jovem, sobre a discussão que tiveram e sobre as decisões tomadas pelo(a) jovem.

• Seja acessível. Procure não ficar irado ou agitado. Mantenha a calma.

• Demonstre respeito, como já demonstra aos outros clientes. Não assuma uma atitude de superior ao jovem.

• Seja compreensivo. Lembre-se de quando foi jovem também. Evite fazer pré-julgamentos.

• Seja paciente. Os jovens podem levar algum tempo para se explicar ou para tomar uma decisão. Às vezes vários encontros são necessários.

Os adultos jovens são clientes especiais. Lembre-se do seguinte:

• Os jovens precisam adquirir habilidades, tanto quanto conhecer os fatos. Precisam aprender como lidar com outras pessoas, incluindo as mais velhas. Para uma boa saúde reprodutiva, são habilidades importantes aprender a dizer não, saber negociar e tomar decisões.

• Muito jovens querem saber como coordenar as relações sociais com as relações sexuais. Às vezes, isso é mais importante para eles do que os próprios fatos sobre a saúde reprodutiva.

• Os jovens freqüentemente estão mais focalizados no presente. Eles acham difícil fazer planos de longo alcance e se preparar para um futuro distante.

• Os jovens acham difícil entender a idéia de risco ou de comportamento arriscado.

• Os jovens sexualmente ativos geralmente enfrentam mais riscos de contrair as DST's do que os mais velhos.

• O comportamento sexual de um jovem pode ser forçado ou pressionado por um adulto mais velho.

• É freqüente que os jovens tenham relações sexuais apenas esporadicamente.

• É freqüente que um jovem planeje não ter relações sexuais mas acabe tendo-as.

• Jovens da mesma idade podem ter diferentes níveis de conhecimento e diferentes atitudes, comportamentos e experiências sexuais.

Þ Sugestão de discussão: Como os aspectos acima listados influem na sua forma de aconselhar adultos jovens?

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Divulgação



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