Population Reports - Série J - Nº 48 - Guia REALCE de Orientação/Aconselhamento - 09 - Decisões bem informadas: direito de todo cliente!
Equipe Editorial Bibliomed
As clientes têm o direito de receber informações que lhes permitam fazer as
melhores opções. Este é um princípio básico dos programas e serviços de
planejamento familiar.Uma decisão bem informada é uma decisão bem pensada, baseada no
entendimento preciso das várias opções de planejamento familiar disponíveis e dos seus
possíveis resultados. A orientação permite ajudar as clientes a tomar suas próprias
decisões bem informadas.
A opção é da cliente. Os profissionais da área de saúde reprodutiva
podem dar informações precisas e úteis, ajudando realmente as clientes a utilizar essas
informações em seus casos específicos. Mas são as próprias clientes que melhor
conhecem a sua situação, e as únicas capazes de tomar a melhor decisão. Por isso, os
profissionais não pressionam as clientes para escolher uma determinada opção ou
escolher um método particular de planejamento familiar.
Como o processo REALCE pode
ajudar as clientes
Cada estágio do processo de aconselhamento REALCE contribui de alguma forma à
decisão informada da cliente, conforme demonstra o quadro abaixo. A segunda coluna
descreve as ações dos serviços, em termos gerais. A terceira e quarta colunas dão
exemplos de frases que poderiam ser ditas pelos profissionais do serviço e por dois tipos
diferentes de clientes. Esses exemplos demonstram como o aconselhamento ou orientação
pode levar à uma decisão bem informada por parte da cliente.
ESTÁGIO | ATITUDE DOS PROFISSIONAIS | EXEMPLO:
CLIENTE A Mulher casada, 21 anos, um filho de 4 meses |
EXEMPLO:
CLIENTE B Estudante de 16 anos |
RECEBER as clientes |
Demonstrar respeito e simpatia. Isso deixa a cliente à vontade para expressar seus sentimentos, fazer perguntas e tomar decisões. | ||
ENCORAJAR as perguntas |
1. Ajudar a cliente a colocar em palavras a
escolha que ela (ou ele) esteja enfrentando. 2. Fazer perguntas para ajudar a cliente a esclarecer a opção, inclusive perguntas sobre as razões para tomar uma decisão. |
Cliente: "Gostaria de
escolher um método de planejamento familiar." Cliente: "Quero ter mais filhos, portanto desejo um método que seja temporário." |
Cliente: "Será que
devo ter relações sexuais com meu namorado?" Cliente: "Meu namorado quer me convencer a ter relações sexuais, mas acho que ainda não estou pronta para isso." |
ATUALIZAR informações A |
1. Listar as várias opções ou ajudar a
cliente a listá-las. 2. Dar à cliente informações precisas, adaptadas e personalizadas sobre as opções |
Profiss.: "Os métodos
temporários disponíveis são a pílula, o preservativo, DIU, injetáveis..." etc.
etc. Profiss: "Se desejar engravidar logo após, existem vários métodos à sua escolha, entre eles..." etc. etc. |
Cliente: "Eu poderia
acabar o namoro ou pedir que ele não me pressione mais. Ou também posso ceder." Profiss.: "Você pode engravidar ou contrair uma doença mesmo em uma única relação sexual, a não ser que se proteja..." etc. etc. |
LEVAR as clientes a escolher L |
1. Ajudar a cliente a pensar nos vários
resultados possíveis de cada opção, tanto positivos como negativos, para a própria
cliente. 2. Ajudar a cliente a ver como ela (ou ele) se sente quanto a esses resultados. O que é mais importante? 3. Pedir à cliente para dizer em voz alta o que ela decidiu. |
Profiss.: "Os
preservativos não têm nenhum efeito colateral, mas, lógico, seu marido vai ter que
cooperar..." etc. etc. Cliente: "Meu marido vai cooperar, mas não quero nenhum método que tenha efeitos colaterais."Cliente: "Decidi escolher os preservativos." |
Cliente: "Se eu não
ceder, acho que ele termina o namoro comigo..." etc. etc. Cliente: "Prefiro terminar com meu namorado do que ter relações sexuais antes do momento correto." Cliente: "Vou dizer a ele que não continuarei o namoro a não ser que ele pare de me pressionar." |
COMENTAR e explicar C |
Explicar como levar à frente a decisão. Ajudar a cliente a pensar sobre como ela vai colocar em prática esse novo comportamento. | Ofereça preservativos à cliente e explique como usá-los. Pergunte se ela não gostaria de trazer o marido para uma discussão em conjunto. | Ajude a cliente a treinar antecipadamente sua discussão com o namorado. |
ESTABELECER visita de retorno E |
Ajudar a cliente a pensar sobre sua decisão novamente e a tomar, se for o caso, uma nova decisão bem informada. | Profiss.: "O que você acha do uso de preservativos? É um bom método para você? Tem algum problema no uso?"... etc. etc. | Cliente: "Decidimos nos casar assim que eu terminar o colégio, mas não queremos ter filhos logo no início...." |
Þ
Sugestão de discussão: Qual seria uma atitude respeitosa e simpática para receber as duas clientes acima? Procure imaginar também uma outra escolha que a cliente tenha que fazer: como você ajudaria essa cliente a tomar uma decisão bem informada?Palavras chave: , cliente, clientes, a , bem, cliente:, decisão, tomar, ajudar, perguntas, decisão bem, , é, opção, método, informada, planejamento, decisão bem informada, bem informada, várias opções,
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