Population Reports - Série J - Nº 48 - Guia REALCE de Orientação/Aconselhamento - 01 - Guia REALCE de Orientação/Aconselhamento

Equipe Editorial Bibliomed

Orientar/Aconselhar é quando uma pessoa ajuda a outra através de um contato pessoal. Quando você ajuda uma cliente/usuária* do serviço de saúde a tomar uma decisão ou resolver um problema, você está aconselhando.

Por intermédio do aconselhamento, você pode ajudar suas clientes a tomar decisões mais adequadas a cada caso. Algumas clientes estão escolhendo métodos de planejamento familiar, outras estão procurando evitar doenças sexualmente transmissíveis e as mais jovens podem estar tentando adiar o momento de sua iniciação sexual. Mas todas essas clientes podem tomar decisões mais acertadas, se você lhes prestar sua ajuda.

Aconselhamento Cuidadoso e Competente

Qualquer pessoa pode aprender a aconselhar. Considera-se um aconselhamento adequado quando:

• Você demonstra que entende e se preocupa com a cliente. Constrói confiança.

• Fornece às clientes informações úteis e precisas. Ajuda-as a entender o valor desta informação para elas.

• Ajuda a cliente a tomar suas próprias decisões baseadas em informações claras, levando em consideração a situação, seus sentimentos e necessidades.

• Ajuda a cliente a se lembrar do que fazer.

Se você oferece um bom aconselhamento, mais clientes farão escolhas saudáveis, usarão métodos de planejamento familiar mais eficazes e apropriados. Também ficarão mais satisfeitas com os serviços prestados, garantindo uma maior taxa de retorno ao serviço de saúde quando precisarem de ajuda, pois manterão uma impressão favorável a respeito daquele serviço.

O aconselhamento contém 6 elementos ou estágios, que formam o acróstico REALCE: Receber as clientes, Encorajar as perguntas, Atualizar informações, Levar as clientes a escolher, Comentar e explicar o que fazer e Estabelecer visita de acompanhamento. Mas um bom aconselhamento é muito mais do que isso.

O profissional compreende a necessidade e sentimentos da cliente, permitindo adaptar a orientação/aconselhamento ao que cada cliente necessita.

O bom aconselhamento não leva muito tempo. Respeito e atenção ao cliente e algumas vezes poucos minutos a mais fazem toda a diferença.

Os elementos REALCE do Aconselhamento

Levantamentos feitos demonstram que a abordagem REALCE de aconselhamento realmente funciona. Quando os profissionais de atendimento de saúde a utilizam, um número maior de clientes utiliza os serviços de planejamento familiar, além de utilizá-los por mais tempo. Quanto mais elementos usar o profissional, mais satisfeitos ficam as clientes com o atendimento.

Como Usar Este Manual de Aconselhamento

Este Manual é para você, o profissional responsável por prestar serviços de saúde. Com a ajuda deste manual, você poderá:

• Aprender coisas novas sobre o aconselhamento
• Lembrar-se de dicas importantes
• Praticar suas habilidades de aconselhamento
• Lembrar-se das informações mais importantes para oferecer à cliente
• Usar ilustrações para melhor explicar os métodos de planejamento familiar
• Ensinar orientação/aconselhamento a outros profissionais

Este manual segue a ordem dos 6 elementos do acróstico REALCE, todos eles explicados rapidamente. Além disso, cada elemento REALCE tem o seu próprio jogo de páginas, jogo este que pode ser retirado do folheto e usado separadamente. Cada elemento REALCE tem sua própria cor que, no caso do primeiro E, é vermelho. Para os elementos Atualizar, Levar a uma escolha, Comentar e Estabelecer nova visita, foram preparadas tabelas de 2 páginas que dão informações específicas sobre os métodos de planejamento familiar.

O primeiro Manual de Orientação/Aconselhamento Population Reports foi usado no mundo inteiro nos últimos 10 anos. Este novo manual atualiza as informações médicas mais importantes, avança nas técnicas de aconselhamento, dá sugestões de exercícios e discussões que ajudam você a aprender e praticar, inclusive por conta própria. Você notará em várias páginas uma caixa denominada "Frases Úteis", cujo objetivo é ajudá-lo a descobrir e atender às necessidades das clientes de forma mais eficiente e rápida.

Se desejar, faça alterações neste manual ou acrescente informações que considere apropriadas à sua área ou programa específico, podendo adaptar este manual conforme necessário. Você pode obter cópias adicionais do mesmo, gratuitamente.

Notas

* Utilizaremos o termo a cliente para facilitar.

Palavras chave: mais, você, aconselhamento, clientes, cliente, realce, manual, ajuda, informações, elementos, tomar, é, planejamento, decisões, saúde, 6 elementos, bom aconselhamento, tomar decisões, elemento realce, usar profissional mais,

Divulgação



conteúdos relacionados
Search_LibdocFree @SearchWordsAux='01 - Guia REALCE de Orientação/Aconselhamento mais, você, aconselhamento, clientes, cliente, realce, manual, ajuda, informações, elementos, tomar, é, planejamento, decisões, saúde, 6 elementos, bom aconselhamento, tomar decisões, elemento realce, usar profissional mais, ',@type='ARTICLE', @libdocidant=13468, @max_rows=10, @key_rank=0


Assinantes


Esqueceu a senha?