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  • 03 - Promoção do Diálogo

    A interação entre um cliente e um prestador de serviços de saúde é o que gera a conexão humana vital que permite atender às necessidades do cliente. A Interação entre Cliente e Prestador de serviços de saúde (ICP) pode influenciar a percepção do cliente sobre a qualidade do atendimento que recebe, sua decisão de voltar ou não ao mesmo prestador de serviços de saúde ou local de atendimento, seu entendimento e obediência das prescrições médicas, a continuação ou não da anticoncepção,

    Revista / Publicado em 26 de maio de 2004
  • 06 - Especialização em Enfermagem de Saúde Pública: Uma Estratégia paraParticipação do Enfermeiro no Sistema Único de Saúde

    Nursing Especialization in Public Health: A Strategy to Nurses Participation in the Only Sistem of Health Especialización de Enfermeria en Salud Pública: Una Estratégia para la Participación de Enfermeria en el Sistema Local de Salud. Roseni Rosângela Chompré* Maria Rizoneide Negreiros de Araújo* Suelene Coelho**. Resumo. Descreve a experiência de ensino sustentada na concepção pedagógica problematizadora. Apresenta os aspectos históricos da

    Revista / Publicado em 23 de junho de 2000
  • 05 - Melhoria do Desempenho dos Prestadores de Serviços de Saúde

    Apesar de haver um reconhecimento crescente do papel do cliente nas consultas de saúde reprodutiva, a maioria dos desempenhos para melhorar a interação entre clientes e prestadores de serviços de saúde continua a focalizar apenas no prestador. Existem formas óbvias de influenciar o papel do prestador de serviços de saúde nesta parceria – por exemplo, através do treinamento, supervisão, diretrizes, gerenciamento e financiamento. Hoje, os gerentes já entendem que muitos fatores contribuem

    Revista / Publicado em 26 de maio de 2004
  • 03 - Grupos de Espera Tendo a Enfermeira como Facilitadora

    Waiting Groups Having the Nurse's Performance as a Link Grupos de Espera Tendo la Enferemera Encuanto Facilitadora M. Cecília Manzolli* Helena Hemiko Iwamoto** M. Elizabete E. F. Lopes*** Resumo No atendimento em ambulatórios de saúde mental, familiares e pacientes permanecem aguardando chamada. Além do aproveitamento do tempo e do espaço naqueles locais, visando inserir o trabalho no projeto família, fixamos a questão da grupalidade, focalizando o eu grupal dos usuários.

    Revista / Publicado em 18 de dezembro de 2001
  • 12 - Artigos Reflexivos - Os Diagnósticos de Enfermagem e as Perspectivas da Prática de Enfermagem para um Novo Milênio

    The Nursing Diagnoses and the Perspectives of the Practice of Nursing the New Millenium Los Diagnosticos de Enfermería y las Perspectivas de la Práctica de Enfermería para el Nuevo Milenio Flávia Falci Ercole* Roberta dos Santos Costa** Tânia Couto Machado Chianca*** Lúcia de Fátima Moreira**** Marta Pimentel**** Resumo Trata-se de uma reflexão a respeito da tendência da enfermagem à utilização dos diagnósticos de enfermagem como instrumentos para nortear a sua prática

    Revista / Publicado em 18 de dezembro de 2001
  • 14 - O Inicio da Medicalização do Atendimento à Saúde da Mulher em Belo Horizonte

    The Origins of Medical Care in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil El Inicio de la Atención Médica a la Salud de la Mujer en Belo Horizonte Rita de Cássia Marques * Resumo História do atendimento à saúde da mulher, desde a fundação de Belo Horizonte, em 1897, até meados do século XX, privilegiando a ação dos primeiros médicos na obtenção de clientes, a desvalorização do trabalho das parteiras e a substituição do atendimento domiciliar pelo hospitalar. Palavras-chaves:

    Revista / Publicado em 18 de dezembro de 2001
  • 16 - Vencendo os Contratempos do SUS

    Wining the SUS´s Troubles Venciendo los Contratiempos del SUS Maria Rizoneide Negreiros de Araújo* Resumo Descreve o caminhar do Sistema Único de Saúde, destacando seus avanços e a necessidade de ampliar as discussões sobre os determinantes do processo saúde-doença e as novas formas de fazer saúde a partir de estratégias de ordenamento da Atenção Básica. Menciona as estratégias de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde como alternativas de organização da Atenção

    Revista / Publicado em 18 de dezembro de 2001
  • 01 - Introdução

    Em todo o mundo, pelo menos uma em cada três mulheres já foi espancada, coagida ao sexo ou sofreu alguma outra forma de abuso durante a vida. O agressor é, geralmente, um membro de sua própria família. Cada vez mais, a violência de gênero é vista como um sério problema da saúde pública, além de constituir violação dos direitos humanos. A violência tem resultados devastadores para a saúde reprodutiva da mulher, além de afetar seu bem-estar físico e mental. Além das lesões físicas, a

    Revista / Publicado em 27 de agosto de 2002
  • 06 - Ameaças para a saúde e o desenvolvimento

    As conseqüências negativas do abuso estendem-se além da saúde reprodutiva e sexual das mulheres e atingem também sua saúde geral, o bem-estar de seus filhos e até a conjuntura econômica e social das nações. Ao esgotar a energia de mulheres, solapando sua confiança e comprometendo sua saúde, a violência sexual priva a sociedade da participação plena das mulheres. Como observou um relatório sobre violência da UNIFEM: “As mulheres não podem contribuir plenamente com seu trabalho

    Revista / Publicado em 29 de agosto de 2002
  • 06 - Ligações com outros serviços e locais

    Bons sistemas de referência de clientes ajudam os serviços de planejamento familiar e outras clínicas a oferecer aos clientes o atendimento certo no lugar certo. Os vínculos dos serviços com outros locais e tipos de serviços facilita o acesso dos clientes ao atendimento mais apropriado em todos os níveis do sistema de saúde, desde centros comunitários que prestam os serviços mais básicos, até os centros distritais, regionais ou de alto nível que prestam atendimento especializado..

    Revista / Publicado em 11 de agosto de 2004
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