ortopedia ortopedia
Orthopedic Trauma Morbidity in Patients of a II Level Care Hospital from Belo Horizonte Metropolitan Area in 1997 Fernando Milton da Cunha * Marcelo Henrique Braga dos Santos ** Gilberto Ferreira Braga *** Resumo O objetivo do trabalho é determinar a morbidade do trauma ortopédico nos pacientes do Hospital Maria Amélia Lins. Foram revistos os prontuários dos 1.039 casos internados em 1997, utilizando-se uma adaptação do Trauma Chart. O sexo masculino foi acometido em 78,9%
Revista / Publicado em 22 de Janeiro de 2001The Medical Graduation in Minas Gerais. João Batista Gomes Soares *. Resumo. A formação médica em Minas Gerais é conduzida por 10 escolas superiores que graduam 1.054 médicos por ano. Elas não possuem política de ensino comum e não suprem as necessidades de ensino-pesquisa-extensão requeridas pela sociedade. O número e a distribuição geográfica das escolas médicas não segue uma lógica determinada pelo sistema de saúde. O crescimento da população e do número de médicos são desproporcionais
Revista / Publicado em 23 de junho de 2000Educação Continuada The Nursing Contributions On The Prophylaxis And Control Of The Infections In Joint Prosthesis Of Hip Flávia Falci Ercole * Tânia Couto Machado Chianca ** Resumo Trata-se de revisão bibliográfica sobre as infecções decorrentes de cirurgias de implantação de prótese articular do quadril. São estudados seus aspectos epidemiológicos, diagnóstico, tratamento, prevenção e intervenções de enfermagem, objetivando a minimização do risco de infecção. Palavras-chave:
Revista / Publicado em 21 de setembro de 2001Pediatric Assistance in an Emergency Service. Luciano Amédée Péret Filho * Manoela V. Gonçalves **. Resumo. Analisou-se o atendimento de 1.000 crianças da Unidade de Pronto Atendimento UAI - Sete de Setembro da cidade de Betim, Minas Gerais. A maioria dos pacientes era do sexo masculino (56,7%); 44,2% menores de dois anos. As afecções respiratórias corresponderam a metade das necessidades dos atendimentos; 81,7% dos diagnósticos foram clínicos, sendo que 8,3% dos pacientes necessitaram
Revista / Publicado em 23 de junho de 2000The Study of the Activities of Egresses of Scientific Initiation of UFMG Nursing School, from 1987 to 1995 Estudio de las Actividades de los Egresos de Iniciación Científica de la Escuela de Enfermería de la UFMG, en el Periodo de 1987 A 1995. Laíse Conceição Caetano * Antônia Matilde Maciel ** Tânia Maria P. F. Costa *** Anatércia Muniz Miranda ****. Resumo. O presente estudo teve como objetivo verificar a contribuição da atividade de pesquisa
Revista / Publicado em 23 de junho de 2000Lessons From A "C" Ricardo Rocha Bastos * Ronaldo Rocha Bastos ** Resumo O Provão é uma ferramenta que traz consigo defeitos e expectativas. É inegável, porém, que sua abrangência nacional e seu conteúdo voltado para o teste de habilidades específicas na resolução de problemas o qualificam como parâmetro de comparação e sinalizador de uma nova realidade. Os resultados agregados do Provão têm sido alvo de discussões e debates por parte da imprensa e de educadores.
Revista / Publicado em 22 de Janeiro de 2001Proposal of Systematization of the Integration Training for the Nursing Team from the Ambulatory of the Clinical Hospital - UFMG Propuesta de Sistematización de Entrenamiento de Integración para el Equipo de Enfermería en el Servicio de Consulta Externa del Hospital das Clínicas - UFMG Carla Aparecida Spagnol * Cláudia Maria Melo Franco Silva ** Resumo Neste estudo realiza-se o diagnóstico das dificuldades dos profissionais de enfermagem quanto ao seu remanejamento para
Revista / Publicado em 13 de fevereiro de 2001Educação Médica. PROVÃO: WHY NOT?. Renato Assunção Rodrigues da Silva Maciel*; Carlos Fernando Moreira e Silva**; Dilermando Fazito de Rezende***. Resumo. O Exame Nacional de Cursos (ENC - "Provão"), instituído pelo MEC em 1996 e desde 1999 envolvendo o curso médico, constitui tema dos mais debatidos em nossa sociedade e no meio acadêmico. Os autores, com o presente trabalho, pretendem divulgar as características gerais do exame, discutir vários aspectos metodológicos,
Revista / Publicado em 22 de outubro de 2002