DOXICICLINA (CLORIDRATO) -(VIBRAMICINA)

Equipe Editorial Bibliomed

Fórmula:
Comprimido revestido - 100mg

Indicações:
Infecções causadas por Chlamydia(tracoma, psitacose, salpingite, uretrite e linfogranuloma venéreo). Infecções por Rickettsia. Brucelose (associado com rifampicina). Doença de Lyme. Infecções respiratórias e genitais por Mycoplasma. Sífilis, em pacientes alérgicos à penicilina. Acne. Infecções periodontais. Exacerbações de bronquite crônica. Sinusite. Prostatite crônica.

Posologia:
Adulto: 100mg a 200mg/dia VO, de 12/12h. Dose de manutenção: 100mg/dia VO, em dose única, ou 50mg de 12/12h. Infecções severas e infecções urinárias refratárias: 200mg/dia, VO. A dose e a duração da terapia dependerão da idade, sensibilidade do microorganismo e gravidade da infecção, e deverão ser ajustadas à resposta clínica do paciente.

Contra indicação:
Hipersensibilidade às tetraciclinas. Gravidez. Crianças menores de 8 anos. Severa disfunção hepática.

Efeitos adversos:
Reações de hipersensibilidade (urticária, edema angioneurótico, anafilaxia, lesões eritematosas e maculopapulares). Náusea, vômito, diarréia, enterocolite, esofagite. Trombocitopenia, neutropenia e eosinofilia. Hepatoxicidade, quando usada em pacientes com insuficiência hepática ou renal. Reações de fotossensibilidade. Podem ocorrer danos hepáticos e/ou pancreatite em doses iguais ou superiores a 2g/dia.

Interações:
Aumenta a toxicidade da ciclosporina e metoxiflurano e os efeitos da warfarina. Antiácidos que contenham alumínio, magnésio, cálcio ou preparações com ferro e sais de bismuto dificultam sua absorção. Álcool, barbitúricos, carbamazepina, fenobarbital, fenitoína e primidona reduzem os níveis séricos da doxiciclina. Diminui a eficácia dos contraceptivos orais.

Precauções:
Ajustar dose em pacientes com insuficiência renal. Pode causar coloração permanente nos dentes, durante o desenvolvimento da dentição, em crianças até 8 anos de idade. A presença de cepas resistentes entre espécies habitualmente sensíveis limita o seu uso.

Tipo:
Antibióticos


conteúdos relacionados

Artigo / Publicado em 25 de julho de 2013

Cloridrato de Sibutramina

Artigo / Publicado em 17 de junho de 2010

Cimetidina

Artigo / Publicado em 6 de julho de 2007

Biperideno

Artigo / Publicado em 17 de junho de 2010

Cloridrato de Hidroxizina

Artigo / Publicado em 17 de junho de 2010

Cloridrato de Memantina

Artigo / Publicado em 26 de agosto de 2014

Tiamina

Artigo / Publicado em 17 de junho de 2010

Dexclorfeniramina

Artigo / Publicado em 29 de maio de 2008

Clorpromazina

Notícia / Publicada em 20 de janeiro de 2014

Doxiciclina não é capaz de influenciar na estabilização do aneurisma aórtico

Notícia / Publicada em 25 de junho de 2001

Uma simples dose de doxiciclina pode prevenir a Doença de Lyme

© 2000 - 2019 Bibliomed, Inc. Todos os Direitos Reservados contato imprensa