CEFADROXIL -(CEFAMOX)

Equipe Editorial Bibliomed

Fórmula:
Pó para suspensão oral - 50mg/ml e 100mg/ml Cápsula gelatinosa dura - 500mg Suspensão oral - 100mg

Indicações:
Amigdalite, otite, faringite e sinusite. Infecções respiratórias baixas. Infecção da pele e tecidos moles. Infecção urinária.

Posologia:
Adultos: 1g a 2 g/dia VO, em duas tomadas de 12/12h. Crianças: administrar 25mg a 50mg/kg/dia VO, de 12/12h, até o máximo de 2g/dia. Na profilaxia cirúrgica, 2g VO, no momento da indução anestésica. A dose e a duração da terapia dependerão da idade, sensibilidade do microorganismo e gravidade da infecção, e deverão ser ajustadas à resposta clínica do paciente.

Contra indicação:
Reação alérgica às penicilinas e cefalosporinas.

Efeitos adversos:
Reações de hipersensibilidade (erupções cutâneas maculopapulares, prurido, febre, artralgia, anafilaxia, síndrome de Stevens-Johnson). Trombocitopenia, neutropenia, leucocitose, agranulocitose, eosinofilia, anemia hemolítica e anemia aplástica. Nefrite intersticial transitória. Hiperatividade, nervosismo, distúrbios do sono, confusão, hipertonia e tonturas. Anorexia, náusea, vômito, diarréia, dor abdominal, flatulência e dispepsia. Candidíase. Cefaléia. Alterações de transaminases, icterícia transitória.

Interações:
Risco de hemorragia com anticoagulantes. Excreção renal diminuída quando associado à probenecida. Diuréticos de alça, aminoglicosídeos, colistina, polimixina B e vancomicina aumentam a probabilidade de nefrotoxicidade. Absorção reduzida por antiácidos.

Precauções:
Pode causar teste falso-positivo para glicose urinária e teste de Coombs. Tratamento prolongado pode favorecer risco de superinfecção por alterar a flora intestinal e respiratória. Pode necessitar de ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal. Administrar com alimentos, porque diminui a náusea e não afeta a absorção.

Tipo:
Antibióticos


conteúdos relacionados

Search_LibdocFree @SearchWordsAux='CEFADROXIL',@type='ARTICLE', @libdocidant=0, @max_rows=10, @key_rank=0
Artigo / Publicado em 19 de setembro de 2007

Infecção Urinária na infância

Artigo / Publicado em 30 de junho de 2000

Infecções do Trato Urinário

Notícia / Publicada em 11 de dezembro de 2000

Brasil: Serra Diz que Médicos Devem Prescrever Mais Genéricos

Assinantes


Esqueceu a senha?