CLINDAMICINA -(DALACIN C)

Equipe Editorial Bibliomed

Fórmula:
Cápsula gelatinosa dura - 300mg (cloridrato de clindamicina) Solução injetável - 150mg/ml (fosfato de clindamicina)

Indicações:
Devido aos efeitos colaterais, seu uso deve ser reservado para infecções severas e quando outros antibióticos menos tóxicos são inadequados. Infecções por bactérias anaeróbias ou cepas susceptíveis de bactérias aeróbias Gram-positivas, como estreptococos, estafilococos e pneumococos. Infecções respiratórias altas e baixas. Infecções da pele e tecidos moles, incluindo acne, furúnculos, celulite, impetigo, abscessos e feridas. Infecções ósseas e articulares. Infecções dentárias.

Posologia:
Adultos: 900mg a 1.800mg/dia VO, de 8/8h ou 6/6h. Via intramuscular profunda ou por infusão venosa: 0,6mg a 2,7mg/dia, divididos em 2 a 4 doses. Infecções graves, com risco de vida, a dose pode ser aumentada para 4,8g/dia. Doses de 600mg devem somente ser administradas por infusão. Crianças acima de 1 mês: 15mg a 40mg/kg/dia, divididos em 3 a 4 administrações. A dose e a duração da terapia dependerão da idade, sensibilidade do microorganismo e gravidade da infecção, e deverão ser ajustadas à resposta clínica do paciente.

Contra indicação:
Pacientes com hipersensibilidade à clindamicina ou à lincomicina. Colite pseudomembranosa prévia. Disfunção renal ou hepática grave. Gravidez.

Efeitos adversos:
Colite (pode ser mais grave em pacientes acima de 60 anos e/ou debilitados), diarréia, náusea, vômito, dor abdominal. Reações de hipersensibilidade (erupções cutâneas mobiliformes, reações anafiláticas, rash e urticária). Icterícia e elevação de fosfatase alcalina e transaminases. Prurido, vaginite e raros casos de dermatite esfoliativa e vesículo-bolhosa. Neutropenia, eosinofilia, agranulocitose e trombocitopenia.

Interações:
Intensifica a ação de bloqueio neuromuscular da tubocurarina e pancurônio. Antagoniza os efeitos da neostigmina e piridostigmina. Pode ter a ação antagonizada por eritromicina.

Precauções:
Paciente com disfunção hepática pode necessitar de ajuste de dose. Descontinuar tratamento na ocorrência de diarréia. Monitorizar função hepática e renal no tratamento prolongado, em crianças e neonatos. Amamentação (secretada no leite materno).

Tipo:
Antibióticos


conteúdos relacionados

Search_LibdocFree @SearchWordsAux='CLINDAMICINA',@type='ARTICLE', @libdocidant=0, @max_rows=10, @key_rank=0
Artigo / Publicado em 27 de junho de 2000

Antibioticoprofilaxia Pré-Operatória

Artigo / Publicado em 27 de outubro de 2021

Infecções bacterianas de pele e tecidos moles em crianças

Artigo / Publicado em 17 de maio de 2021

Antibioticoterapia no pé diabético

Artigo / Publicado em 25 de janeiro de 2022

Toxoplasmose Ocular

Artigo / Publicado em 19 de dezembro de 2008

Infecções bacterianas cutâneas

Artigo / Publicado em 9 de março de 2021

Gangrena gasosa

Artigo / Publicado em 18 de maio de 2020

Gardnerela

Artigo / Publicado em 12 de março de 2010

Vaginose bacteriana

Notícia / Publicada em 19 de maio de 2016

Tatuagens temporárias da pele podem desencadear hipersensibilidade retardada

Notícia / Publicada em 3 de março de 2016

Tratamentos combinados funcionam melhor contra a acne

Assinantes


Esqueceu a senha?