CIPROFLOXACINO (CLORIDRATO) -(CIPRO)

Equipe Editorial Bibliomed

Fórmula:
Solução injetável - 2mg/ml Comprimido revestido - 250mg e 500mg (cloridrato de ciprofloxacino)

Indicações:
Infecções respiratórias: pneumonias causadas por Klebsiella, Enterobacter, Proteus, E. coli, Pseudomonas, Haemophillus, Branhamella, Legionella e Staphylococcus. Otite média e sinusite, especialmente se causada por Gram-negativos, inclusive Pseudomonas e Staphylococcus. Infecções genitais, inclusive anexite, gonorréia e prostatite. Infecções do trato gastrointestinal, trato biliar e peritonite. Infecções da pele e tecidos moles. Infecções óssea e articular. Infecções urinárias. Infecção ou profilaxia em pacientes imunodeprimidos.

Posologia:
Adulto: Infecções respiratórias: 250mg a 750mg VO, de 12/12h. Infecção do trato urinário: 250mg a 500mg VO, de 12/12h. Infecções ósseas e articulares: 500mg a 750mg VO, de 12/12h. Febre tifóide: 500mg V0, de 12/12h. Gonorréia: 500mg VO, em dose única. Profilaxia no pré-operatório: 750mg VO, 30 a 90 minutos antes da cirurgia. Uso parenteral: 200mg a 400mg IV, de 12/12h. A dose e a duração da terapia dependerão da idade, sensibilidade do microorganismo e gravidade da infecção, e deverão ser ajustadas à resposta clínica do paciente.

Contra indicação:
Reações de fotossensibilidade na pele, hipersensibilidade e alergias aos derivados quinolônicos. Crianças ou adolescentes em fase de crescimento, exceto em casos de exacerbação da fibrose cística associada ao Pseudomonas aeruginosa. Gravidez. Amamentação.

Efeitos adversos:
Náusea, vômito, dispepsia, diarréia, dor abdominal, monilíase e flatulência. Reações de hipersensibilidade (eritema, prurido e edema, febre, artralgia, anafilaxia). Rara a ocorrência de síndrome de Stevens-Johnson. Sensação de cansaço e fraqueza. Cefaléia, tonturas, insônia, agitação, depressão, confusão, parestesias. Tendinite. Alterações visuais, do paladar, da audição e do olfato. Insuficiência renal. Icterícia colestática, especialmente em pacientes com doença hepática anterior. Aumento temporário de transaminases, fosfatase alcalina, uréia e creatinina. Alterações hematológicas (leucopenia, eosinofilia, trombocitopenia, anemia hemolítica).

Interações:
Medicamentos à base de ferro, magnésio, alumínio, cálcio, zinco, sucralfato ou antiácidos reduzem a absorção do ciprofloxacino. Este deve ser ingerido pelo menos 2h antes ou 4h após esses medicamentos. Pode intensificar a ação da warfarina e glibenclamida e potencializar a ação tóxica da teofilina, ciclosporina. A associação de doses altas de quinolonas e antiinflamatórios não esteroidais pode provocar convulsões. A probenecida reduz a excreção renal e a metoclopramida acelera a absorção do ciprofloxacino.

Precauções:
Suspender e evitar exercícios físicos ao primeiro sinal de tendinite. Não dirigir ou operar máquinas durante o tratamento, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas. Evitar exposição ao sol, porque podem ocorrer reações de sensibilidade. Deve ser usado com cautela em pacientes com história de epilepsia ou com distúrbios do sistema nervoso central (ex.: limiar convulsivo reduzido, antecedentes de convulsão, redução do fluxo cerebral, lesão cerebral ou acidente vascular cerebral), deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, miastenia gravis, gravidez, amamentação, crianças e adolescentes.

Tipo:
Antibióticos


conteúdos relacionados

Search_LibdocFree @SearchWordsAux='CIPROFLOXACINO (CLORIDRATO)',@type='ARTICLE', @libdocidant=0, @max_rows=10, @key_rank=0
Artigo / Publicado em 7 de março de 2023

Ciprofloxacino

Artigo / Publicado em 17 de fevereiro de 2020

Drogas Antiarrítmicas - Parte VI - Betabloqueadores

Artigo / Publicado em 26 de dezembro de 2013

Antraz - Aspectos Clínicos

Artigo / Publicado em 21 de novembro de 2019

Artrite Gonocócica

Artigo / Publicado em 17 de junho de 2010

Cimetidina

Artigo / Publicado em 14 de março de 2022

Cloridrato de Sibutramina

Artigo / Publicado em 6 de julho de 2007

Biperideno

Artigo / Publicado em 23 de maio de 2022

Fluoxetina

Notícia / Publicada em 1 de setembro de 2014

Ganho de peso após uso de antidepressivos?

Notícia / Publicada em 6 de novembro de 2001

Estados Unidos e Bayer fecham acordo sobre preço do Cipro

Assinantes


Esqueceu a senha?