AMICACINA (SULFATO) -(NOVAMIN)

Equipe Editorial Bibliomed

Fórmula:
Solução injetável - 50mg/ml, 125mg/ml e 250mg/ml

Indicações:
Infecções respiratórias. Infecções urinárias. Infecção da pele e tecidos. Infecções graves (ósseas, respiratórias, endocardite e septicemia) por Gram-negativos resistentes à gentamicina e tobramicina e por bacilos Gram-positivos.

Posologia:
A dose para adultos e crianças com função renal normal: 15mg a 20mg/kg/dia, IM ou IV, divididos em 2 a 3 administrações. A dose máxima é 1,5g/dia. Prematuros: a dose de ataque é de 10mg/kg IV, seguida de 7,5mg/kg, de 12/12h. A dose e a duração da terapia dependerão da idade, sensibilidade do microorganismo e gravidade da infecção, e deverão ser ajustadas à resposta clínica do paciente.

Contra indicação:
Hipersensibilidade aos aminoglicosídeos.

Efeitos adversos:
Nefrotoxicidade, ototoxicidade (alterações auditivas, que podem levar à surdez total e permanente), neurotoxicidade (tontura ou vertigem), bloqueio neuromuscular. A nefrotoxicidade e ototoxicidade são mais comuns nas seguintes condições: história de insuficiência renal, idade avançada, desidratação, tratamento prolongado, uso de drogas com potencial nefro ou ototóxico. Outros efeitos são cefaléia, parestesia, tremor, febre, eritema, náusea, vômito, eosinofilia, artralgia e hipotensão.

Interações:
Aumento da toxicidade com uso concomitante de outros aminoglicosídeos, indometacina, colistina, vancomicina, enflurano, cefalosporina, anfotericina B, ciclosporina, diuréticos de alça, cisplatina. Potencializa o efeito dos agentes bloqueadores neuromusculares (tubocurarina, succinilcolina e dexametônio) e ação anticoagulante da warfarina. Antagoniza os efeitos dos parassimpaticomiméticos (neostigmina e piridoestigmina).

Precauções:
Ajustar doses em pacientes com insuficiência renal. Monitorar função renal e auditiva. Tratamento deve ser descontinuado se houver sinais de ototoxicidade, nefrotoxicidade ou hipersensibilidade. Usar com cuidado em pacientes com miastenia gravis ou parkinsonismo, devido ao potencial efeito curare na junção neuromuscular. Gravidez: risco de teratogenicidade.

Tipo:
Antibióticos


conteúdos relacionados

Search_LibdocFree @SearchWordsAux='AMICACINA (SULFATO)',@type='ARTICLE', @libdocidant=0, @max_rows=10, @key_rank=0

Assinantes


Esqueceu a senha?