Exames de hepatite C devem ser repetidos em pacientes HIV positivos

Diretrizes dos Estados Unidos endossam a necessidade de se realizar um teste sorológico para HCV no momento do diagnóstico do HIV. Entretanto, não se costumam repetir esses exames, embora pessoas infectadas pelo HIV tenham uma incidência substancial de HCV.

Um estudo publicado na revista Aids Pastient Care and STDs avaliou o risco independente de se diagnosticar HCV em um re-testes de rotina em uma clínica em Rhode Island. Foi realizada uma revisão de prontuários dos casos novos  no primeiro ano de re-teste. Dos 245 pacientes novamente pesquisados, 11 (4,5%) apresentaram soroconversão. Cinco (45%) eram do sexo feminino. O tempo médio entre o último resultado positivo e o primeiro negativo foi de 32 meses (variação de 8-98 meses). Seis (55%) tinham documentado fatores de risco e 6 (55%) tinham ALT elevada (> 45 UI / L).

A aquisição de HCV não é incomum entre os pacientes infectados pelo HIV. Com esse estudo, indica-se que se faça teste em busca de RNA de HCV em pessoas HCV-soronegativas com elevação da ALT. Baseando-se nos benefícios do diagnóstico precoce, também se indica refazer testes anuais de screening para HCV em pacientes com HIV.

Fonte: Aids Pastient Care and STDs, Volume: 28 Issue 1: January 15, 2014.

Área: medicina preventiva
Palavras chave: medicina preventiva, HIV, hepatite c, screening, diagnóstico.

Assinantes


Esqueceu a senha?